Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
8Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Biologia Geral Questoes

Biologia Geral Questoes

Ratings: (0)|Views: 1,934|Likes:

More info:

Published by: Jeswallyson Oliveira on Jul 22, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, DOC, TXT or read online from Scribd
See More
See less

05/02/2013

pdf

text

original

 
SIMULADO DE BIOLOGIA
PROFESSOR: JESWALLYSON
1) (UNIRIO) Tomando uma grande dose de vitamina A, uma pessoa pode suprir suas necessidades porvários dias; porém, se fizer o mesmo em relação à vitamina C, não terá o mesmo efeito, necessitando dereposições diárias dessa vitamina.Essa diferença na forma de administração se deve ao fato de a vitamina:a) A ser necessária em menor quantidade.b) A ser sintetizada no próprio organismo.c) A ser lipossolúvel e ficar armazenada no fígado. Xd) C ser mais importante para o organismo.e) C fornecer energia para as reações metabólicas.2) (UNIRIO)
 
Analise as informações abaixo sobre as características de uma verminose.I- O parasita se apresenta no interior dos vasos linfáticos da pessoa infestada.II- O hospedeiro intermediário pertence ao filo do Artrópodos.III-Geralmente acarreta um derrame de linfa nos tecidos, provocando uma inchação. Tais característicassão pertinentes a:a) leishmaniose.b) filariose. Xc) ancilostomose.d) esquistossomose.e) ascaridiose.3) (UNIRIO)
 
Analisando as características do desenvolvimento embrionário de um determinado animal, umaluno pode notar a presença de:I- óvulo com grande quantidade de vitelo e segmentação parcial;II - embrião com âmnio, saco vitelínico, alantóide e córion.O animal observado foi um(a):a) rato.b) peixe.c) sapo.d) mosca.e) ema. X4) (Cesgranrio) A figura a seguir é característica da meiose porque só nesse tipo de divisão celularacontece:a) separação dos centríolos.b) formação do fuso acromático.c) manutenção da carioteca.d) pareamento dos cromossomos homólogos. Xe) duplicação das cromátides.5) (FEI) Considerando-se os principais processos energéticos que ocorrem nos seres vivos, podemoscorretamente afirmar que:a) o autotrofismo é uma característica dos seres clorofilados Xb) o heterotrofismo impossibilita a sobrevivência dos seres aclorofiladosc) a fotossíntese e a respiração aeróbica são processos que produzem sempre as mesmas substânciasquímicasd) a fermentação é um processo bioquímico que não produz qualquer forma de energiae) apenas a fermentação alcoólica, produz ácido pirúvico6) (UFPB 2007) Considere três diferentes tipos de moléculas de ácido ribonucléico (RNA) que ocorrem emorganismos eucariotos: RNA ribossômico (RNAr), RNA transportador (RNAt), RNA mensageiro (RNAm).Sobre os distintos tipos de RNA citados, é correto afirmar que as moléculas dea) RNAr recém sintetizadas se unem a proteínas específicas vindas do citoplasma, para formarem osnucléolos, estruturas nucleares responsáveis pela síntese de proteínas.
 
b) RNAt têm, em uma de suas extremidades, uma trinca de bases, o anticódon, por meio do qual se ligaao RNAm. Xc) RNAt, independente do seu anticódon, possuem uma região molecular que se liga a um aminoácidoqualquer e o transporta para os ribossomos.d) RNAm têm a informação para a ntese de proteínas codificada na forma de pares de basesnitrogenadas denominadas códon.e) RNAt com anticódon UAC ligam-se ao códon ATG do RNAm.7) (UFPB) O esquema representa um coração de mamífero em corte longitudinal. As setas numeradasindicam câmaras cardíacas, valvas e vasos ligados ao coração.De acordo com o esquema apresentado, é correto afirmar:a) As valvas que se fecham durante a sístole atrial, evitando o refluxo do sangue, correspondem aosnúmeros 1 e 2.b) A câmara cardíaca de onde o sangue é bombeado para a aorta e daí para diversas partes do corpocorresponde ao número 3. Xc) A câmara cardíaca que recebe o sangue vindo dos pulmões corresponde ao número 4.d) Nos vasos assinalados com o número 5, circula sangue rico em oxigênio.e) Nos vasos assinalados com o número 6, circula sangue pobre em oxigênio.8)(UF Campina Grande - PB) A eritroblastose fetal é uma doença que pode ocorrer em fetos com fator Rh+e a mãe com fator Rh–. Essa doença surge quandoa) o pai possui fator Rh+ em homozigose recessiva.b) a mãe possui o fator Rh– em homozigose dominante.c) a mãe possui o fator Rh– em homozigose recessiva e o pai possui o fator Rh+ em heterozigose ouhomozigose Xd) o pai possui o fator Rh– em homozigose recessiva e a mãe pode possuir o fator Rh– em heterozigose.e) ambos possuem o fator Rh– em homozigose recessiva.9) (UEPB - Universidade Estadual da Paraíba – 2006) Observe a figura abaixo:Sobre as estruturas locomotoras acima representadas, podemos afirmar que são:a) Homólogas, porque têm a mesma função e a mesma origem.b) Homólogas, porque têm a mesma função e origens diferentes.c) Análogas, porque têm a mesma função e a mesma origem.d) Análogas, porque têm a mesma função, mas possuem origens diferentes. Xe) Homólogas, porque têm funções diferentes, mas possuem a mesma origem10) (UEPB - Universidade Estadual da Paraíba – 2006) No início do desenvolvimento embrionário dosanimais, em geral formam-se os folhetos germinativos ou embrionários, dos quais se originam os tecidosdo adulto. Com base nessa afirmação e na figura abaixo, a estrutura denominada de blastóporo nosanimais protostômios e deuterostômios, pode dar origem às seguintes estruturas:
 
a) Protostômio - boca e ânus; deuterostômio - ânus Xb) Protostômio - celoma; deuterostômio – bocac) Protostômio - ânus; deuterostômio - boca e ânusd) Protostômio - intestino; deuterostômio - sistema excretore) Protostômio - sistema nervoso; deuterostômio - esôfago11) (UFPE) Correlacione as doenças citadas com a forma de transmissão das mesmas para o homem.1) Sarampo2) Sífilis3) Raiva4) Dengue5) Leptospirose( ) Picada de mosquito do gênero
 Aedes
.( ) Mordedura de cão ou de outros animais infectados.( ) Contato sexual e transmissão materno-fetal.( ) Contato com água contaminada com urina de ratos.( ) Gotículas de saliva eliminadas por tosse ou espirro.A seqüência correta é:a) 2, 3, 4, 5 e 1.b) 4, 3, 2, 5 e 1. Xc) 1, 2, 3, 4 e 5.d) 5, 3, 2, 1 e 4.e) 3, 1, 2, 4 e 5.12) (UFPE 2007.2) Correlacione cada um dos tecidos com a sua respectiva função na planta.1) Meristema.2) Xilema.3) Floema.4) Parênquima.( ) Crescimento longitudinal e formação de outros tecidos.( ) Transporte de água e de sais minerais (seiva bruta).( ) Transporte da seiva elaborada (ou orgânica).( ) Preenchimento de espaços e armazenamento de substâncias.A seqüência correta é:a) 4, 3, 2 e 1.b) 1, 2, 3 e 4. Xc) 4, 2, 3 e 1.d) 1, 3, 4 e 2.e) 2, 1, 4 e 3.13)(UFRPE) A transmissão de certas doenças humanas é dada pela picada de mosquitos, como, porexemplo, do mosquito-palha ou birigui e do mosquito-prego (
 Anopheles
). Assinale a alternativa que indicaapenas doenças transmitidas desta forma.a) doença de chagas e giardíase.b) úlcera de bauru e malária. xc) toxoplasmose e doença de chagas.d) tricomoníase e toxoplasmose.e) malária e giardíase.14) (UPE) Estabeleça a associação correta entre as glândulas listadas na primeira coluna com oshormônios por elas produzidos e listados na segunda coluna e as suas respectivas funções listadas naterceira coluna.
Glândulas
 I. PâncreasII. PinealIII. Hipófise

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->