Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
174Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Surgimento Da Sociologia - Aula

Surgimento Da Sociologia - Aula

Ratings:

4.78

(37)
|Views: 93,400 |Likes:
Published by Breno
Devido ao grande número de acessos a este arquivo,agradeço o interesse por esta disciplina- a Sociologia - se a compreendêssemos melhor, teríamos uma oportunidade de conhecer muitos "fatos sociais" (coisas) ao nosso redor e interagir com eles da melhor maneira possível.
Muito obrigado.
Devido ao grande número de acessos a este arquivo,agradeço o interesse por esta disciplina- a Sociologia - se a compreendêssemos melhor, teríamos uma oportunidade de conhecer muitos "fatos sociais" (coisas) ao nosso redor e interagir com eles da melhor maneira possível.
Muito obrigado.

More info:

Published by: Breno on Jan 12, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF or read online from Scribd
See more
See less

01/25/2014

 
JACKY30/01/08.
 
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E O SURGIMENTODASCIÊNCIASSOCIAIS.
FAÇO IMPACTO
 
A CERTEZA DE VENCER!!! 
 
PROF: EDILSON VIANA
   F  a   l  e  c  o  n  o  s  c  o
    w    w    w .    p    o    r     t    a     l     i    m    p    a    c     t    o .    c    o    m .     b    r
    V    E    S    T    I    B    U    L    A    R   –    2    0    0    9
 
CONTEÚDO
A Certeza de Vencer 
01
1
I. O CENÁRIO HISTÓRICO DO SURGIMENTO DASOCIOLOGIA:
A Europa no século XVIII assistiu a uma série demudanças no cenário político, econômico e social.Podemos destacar, o Iluminismo, as Revoluçõesburguesas e principalmente a Revolução Industrial. Essesacontecimentos proporcionaram a criação de um cenáriode instabilidade e contradição: aumento da produção,investimento em tecnologia, consolidação do processo deindustrialização, ascensão política da burguesia, êxodorural e conseqüente processo de urbanização, oaparecimento do proletariado e de sua consciência declasse, surgimento de um grande número dedesempregados, miséria e injustiças sociais.É nestecenário, quesurge anecessidade deformatar umaciência capazde interpretar ecompreenderos problemasda sociedadeurbano-industrial, capaz de explicar essa nova ordem social,política e econômica.
II. O QUE É A SOCIOLOGIA?
A preocupação com os problemas da sociedadeexiste bem antes da Revolução Industrial, ou seja naantigüidade oriental ou na Clássica (greco-romana) jápodemos perceber tal engajamento. Platão em
ARepública 
, Aristóteles em A política já apontavamproblemas envolvendo a vida política dos gregos, naIdade Média vários pensadores Árabes discutiam areligiosidade da época, na modernidade, os pensadoresrenascentistas identificavam problemas sociais e políticos,durante a crise da sociedade feudal e na formação dosEstados Modernos. Porém, essas propostas de analisedos problemas da sociedade não apresentavam umaorganização objetiva, eram preocupações nãosistematizadas, sem métodos específicos e sem umobjeto de estudo claro.Neste sentido, é somente no século XVIII, que apreocupação com os problemas da sociedade passa aexistir como Ciência, passa a ser sistematizado. ASociologia surge então com um arcabouço teórico, comum método específico e com um objeto de estudosdefinido. Podemos, pois definir a Sociologia como umaciência que estuda os fenômenos sociais, procurandorefletir sobre eles e tentando explicá-los, através de certosconceitos, técnicas e métodos. Seu campo de estudo étoda a organização da sociedade (a estática) e tudo o queacontece com seus membros (a dinâmica). Como, então,o relacionamento entre os homens se estrutura - tomandoformas definidas - e como ele se processa - seufuncionamento - isto é o que interessa a Sociologia.
Texto complementar 
Sociologia é o estudo do comportamento social das interações e organizações humanas. Todos nós somos sociólogos porque estamos sempre analisando nossos comportamentos e nossas experiências interpessoais em situações organizadas.O objetivo da sociologia é tornar estas compreensões cotidianas da sociedade mas sistemáticas e precisas, à medida que suas percepções vão além de nossas experiências pessoais.A sociologia estuda todos os símbolos culturais que os seres humanos criam e usam para interagir e organizar a sociedade.; Ela explora todas as estruturas sociais que ditam a vida social, examina todos os processos sociais, tais como desvio, crime, divergência,conflito, migrações e movimentos sociais, que fluem através de ordem estabelecida socialmente; e busca entender as transformações que este processo provocam na cultura e estrutura social.Em termos de mudança, em que a cultura e estrutura estão atravessando transformações dramáticas,a sociologia torna-se especialmente importante ( Nisbet,1969). Como a velha maneira de fazer as coisas se transforma, as vidas pessoais são interrompidas, e como conseqüências, as pessoas buscam respostas para o fato de as rotinas e formulas do passado não funcionarem mais. O mundo hoje está passando por uma transformação dramática: o aumento de conflito étnico, o desvio de empregos para países com mão de obra mais barata, as fortunas instáveis da atividade econômica e do comércio, a dificuldade de serviços de financiamento de governo, a mudança no mercado de trabalho, a propagação de uma doença mortal (AIDS.), o aumento da fome das superpopulações, a quebra do equilíbrio ecológico, a redefinição dos países sociais dos homens e das mulheres e muitas outras mudanças. Enquanto a vida social e as rotinas diárias se tornam mais ativas, a percepção sociológica não é completamente necessária.Mas, quando a estrutura básica da sociedade e da cultura 

Activity (174)

You've already reviewed this. Edit your review.
L1023 liked this
Thamyres Cavalcante added this note
Olá, Bom dia! Gostaria muito que vc enviasse o gabarito de 01 a 05 . No meu e-mail é thamyrescavalcante09@hotmail.com
concybenoliel14249 added this note
Ólá, boa noite, Gostei muito da atividade e se possível me envie o gabarito de 01 a 05. meu e-mail é concybenoliel1@hotmail.com.
1 thousand reads
1 hundred thousand reads
1 hundred reads
ronaldofelipe added this note
gostaria de receber o gabarito das questões 01a 05
Gostaria de receber o gabarito, por gentileza me envie.
NataaliaGodoi added this note
gostariaa do gabarito por favor natidodoi@hotmail.com
Sandra Aziago liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->