Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
2Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Conheça o ASES

Conheça o ASES

Ratings: (0)|Views: 5 |Likes:
Published by Fernanda Lobato
Resenha do ASES para o especial da Linux Magazine sobre Software Público, jun 2011
Resenha do ASES para o especial da Linux Magazine sobre Software Público, jun 2011

More info:

Published by: Fernanda Lobato on Jul 24, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as ODT, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

01/20/2014

pdf

text

original

 
ASES - Avaliador e Simulador de Acessibilidade de Sítios
O Programa de Governo Eletrônico [url: governoeletronico.gov.br] disponibiliza, de formagratuita, para toda a sociedade, softwares e documentos que auxiliam e orientam profissionais naconstrução, adequação, avaliação e correção de páginas, sítios e portais da Internet, garantindoassim o controle da navegação e o pleno acesso dos usuários aos conteúdos e serviços dogoverno, independentemente das suas capacidades físico-motoras e perceptivas, culturais esociais.O
ASES - Avaliador e Simulador de Acessibilidade de sítios
- é uma ferramenta que permiteavaliar, simular e corrigir a acessibilidade de páginas, sítios e portais. Para os usuáriosbrasileiros o programa é distribuído de forma gratuita sob licença LGPL - GNU Lesser GeneralPublic License.A ferramenta foi desenvolvida pelo Departamento deGoverno Eletrônico e a OSCIP Acessibilidade Brasil com oobjetivo de fornecer instrumentos que viabilizem a adoçãoda acessibilidade pelos órgãos do governo. Apesar de seupúblico-alvo ser desenvolvedores de portais e sitespúblicos, o ASES pode ser utilizado por qualquer cidadãoou empresa que queira testar seu sitio. A ferramentaincorpora o programa Silvinha, desenvolvido pela
 
Acessibilidade Brasil para a verificação de sites e portais, e outras 14 ferramentas de avaliaçãorecomendadas pelo World Wide Web Consortium (W3C).Além de avaliar a acessibilidade de um sítio, o ASES também permite os procedimentosnecessários para a sua correção e avalia o CSS e HTML de páginas. É possível, na versão 1.0,avaliar a acessibilidade tanto pelo e-MAG 2.0 quanto pelo padrão internacional WCAG 1.0. OASES é um programa de plataforma, sendo possível a análise de sítios inteiros, ou apenascamadas e seções específicas, algo que não pode ser realizado por validadores Web, que avaliamapenas a página fornecida pela url.
Principais Funcionalidades:
Avaliador de acessibilidade (e-MAG e WCAG);
Avaliador de CSS;
Avaliador de HTML (4.01 e XHTML);
Simuladores de leitor de tela (tempo) e Baixa visão (daltonismo, miopia, catarata);
Ferramenta para selecionar o DocType, conteúdo alternativo, associador de rótulos, linksredundantes, corretor de eventos e preenchimento de formulários.O programa funciona tanto em Windows quanto Linux epara rodá-lo é necessário o Java Application Platform SDK(para Windows) e Java Runtime Environment – JRE (paraLinux).
Comunidade ASES no Portal de Software Público
Para baixar o ASES pode-se cadastrar na comunidadeASES do Portal do Software Público Brasileiro. Também épossível baixar os arquivos fontes, o manual e participar damelhoria do programa.A Comunidade conta atualmente com cerca de 2140 participantes. Os questionamentos enviadospela comunidade estão sendo utilizados para versão 2.0 que está sendo desenvolvida pelaRENAPI.
Cooperação RENAPI - SLTI
Em 2010 a SLTI firmou um acordo de Cooperação Interministerial de Pesquisa, Inovação eDesenvolvimento com a RENAPI - Rede de Pesquisa e Inovação em Tecnologias Digitais - ,com diversos projetos para a área de acessibilidade. Entre os projetos está a atualização doASES, com o conserto de bugs, melhoria da usabilidade, novas funcionalidades e a atualizaçãopara os padrões e-MAG 3.0 e WCAG 2.0.
Acessibilidade e ASES
A acessibilidade na internet trata do oferecimento de conteúdos gráficos e sonoros alternativos,
 
claros, compreensíveis e capazes de garantir o controle da navegação pelos usuários,independente das suas capacidades físico-motoras e perceptivas, culturais e sociais.
Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico
Essa é mais uma iniciativa do Governo Federal para facilitar a adoção da acessibilidade pelosórgãos do governo. A SLTI já disponibilizou o - e-MAG - que contém uma série derecomendações técnicas para a construção e adaptação de portais acessíveis a usuáriosportadores de deficiências auditivas e visuais.O Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (e-MAG) consiste em um conjunto de recomendações a serconsiderado para que o processo de acessibilidade dossítios e portais do governo brasileiro seja conduzido deforma padronizada e de fácil implementação.O e-MAG é coerente com as necessidades brasileiras e emconformidade com os padrões internacionais. Foiformulado para orientar profissionais que tenham contatocom publicação de informações ou serviços na Internet adesenvolver, alterar e/ou adequar páginas, sítios e portais,tornando-os acessíveis ao maior número de pessoaspossível.A primeira versão do e-MAG foi disponibilizada para consulta pública em 18 de janeiro de 2005e a versão 2.0 já com as alterações propostas, em 14 de dezembro do mesmo ano.A versão 3.0 do e-MAG, atualizada para a WCAG 2.0 e com itens de padronização decomportamentos comuns para os sítios da APF, está prevista para o segundo semestre de 2011.Além do ASES, o e-MAG possui outras iniciativas:
Cursos e-MAG
Como forma de divulgar o e-MAG, a SLTI desenvolveu Cursos a distância, quepodem ser hospedados por órgãos do governo em seus ambientes de Ensino aDistância (EAD).
Documentação de Apoio
São artigos que auxiliam e complementam as diretrizes da Cartilha Técnica.Incluem-se aí tutoriais, checklists para validando humana e uma avaliação deleitores de tela.

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->