Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
47Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Quim01-Livro-Propostos

Quim01-Livro-Propostos

Ratings: (0)|Views: 9,478 |Likes:
Published by Gabriel Araújo
45625
45625

More info:

Published by: Gabriel Araújo on Jul 25, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

06/07/2013

pdf

text

original

 
57
     P     V      2     D   -      0     7   -      Q     U     I   -     1     4
Química 1
Química Geral I 
Capítulo 1
 a) Os átomos são esferas maciças e indestrutíveis.b) No átomo grandes espaços vazios.c) No centro do átomo existe um núcleo pequeno edenso.d) O núcleo do átomo tem carga positiva.e) Os elétrons giram ao redor do núcleo para equili-brar a carga positiva.
06. PUC-RS
O átomo, na visão de Thomson, é constituído de: a) níveis e subníveis de energia.b) cargas positivas e negativas.c) núcleo e eletrosfera.d) grandes espaços vazios.e) orbitais.
07. Urcamp-RS
Considerando o autor e a idéia, associe a 1ª colunaà 2ª:a) Daltonb) Rutherfordc) Thomson( ) Modelo atômico planetário( ) Átomo indivisível( ) Modelo Atômico do “pudim de passasNessa associação, considerando como associaçãocorreta a ordem decrescente, teremos: a) a, b, cb) a, c, bc) c, b, ad) b, c, ae) b, a, c
08. Urcamp-RS
Considerando a experiência de Rutherford, assinalea alternativa
falsa
: a) A experiência constitui em bombardear películasmetálicas delgadas com partículas alfa.b) Algumas partículas alfa foram desviadas do seutrajeto devido à repulsão exercida pelo núcleopositivo do metal.c) Observando o espectro de difração das partículasalfa, Rutherford concluiu que o átomo tem densi-dade uniforme.d) Essa experiência permitiu descobrir o núcleoatômico e seu tamanho relativo.e) Rutherford sabia antecipadamente que as partícu-las alfa eram carregadas positivamente.
01.UFSC
Com relação à estrutura da matéria, assinale asopções corretas:01. A matéria é constituída por átomos.02. Prótons são partículas do átomo.04. Os elétrons possuem carga elétrica positiva.08. Nêutrons são partículas do átomo.16. A massa do próton é menor que a massa doelétron.
02. Unifor-CE
  A descoberta do núcleo atômico está relacionada comexperiências realizadas por: a) Thomson. d) Bohr.b) Millikan. e) Rutherford.c) Faraday.
03. Uneb-BA
 Um estudante fez as seguintes afirmações sobre omodelo atômico de Rutherford:I. Os elétrons movem-se em órbitas circulares aoredor do núcleo, com energia definida.II. As cargas positivas ocupam um pequeno volumedo átomo, constituindo o seu núcleo, que é res-ponsável pela maior parte da massa do átomo.III. As cargas negativas têm seu comportamento noátomo descrito por quatro números quânticos.Com respeito a estas afirmações pode-se dizer que: a) I, II e III são verdadeiras.b) apenas I e II são verdadeiras.c) apenas II e III são verdadeiras.d) apenas I é verdadeira.e) apenas II é verdadeira.
04. Unisa-SP
Eletrosfera é a região do átomo que: a) concentra praticamente toda a massa do átomo.b) contém as partículas de carga elétrica positiva.c) possui partículas sem carga elétrica.d) permanece inalterada na formação dos íons.e) tem volume praticamente igual ao volume doátomo.
05. UCB-DF
Rutherford, ao fazer incidir partículas radioativas emlâmina metálica de ouro, observou que a maioria daspartículas atravessava a lâmina, algumas desviavame poucas refletiam. Assinale, dentre as afirmaçõesa seguir, aquela que não reflete as conclusões deRutherford sobre o átomo.
 
58
09. UFPE
 Ao longo da história da ciência, diversos modelosatômicos foram propostos até chegarmos ao modeloatual. Com relação ao modelo atômico de Rutherford,podermos afirmar que:( ) foi baseado em experimentos com eletrólise desoluções de sais de ouro.( ) é um modelo nuclear que mostra o fato de a ma-téria ter sua massa concentrada em um pequenonúcleo.( ) é um modelo que apresenta a matéria como sendoconstituída por elétrons (partículas de carga nega-tiva) em contato direto com prótons (partículas decarga positiva).( ) não dá nenhuma informação sobre a existência denêutrons.( ) foi deduzido a partir de experimentos de bombar-deio de finas lâminas de um metal por partículasalfa.
10. Unimep-SP
 A experiência de Rutherford, realizada em 1911,consistiu em bombardear lâminas metálicas compartículas:a) gama. d) pósitron.b) alfa. e) neutrino.c) beta.
11. Fuvest-SP
Thomson determinou, pela primeira vez, a relaçãoentre a massa e a carga do elétron, o que podeser considerado como a descoberta do elétron. Éreconhecida como uma contribuição de Thomson aomodelo atômico:a) o átomo ser indivisível.b) a existência de partículas subatômicas.c) os elétrons ocuparem níveis discretos de ener-gia.d) os elétrons girarem em órbitas circulares ao redor do núcleo.e) o átomo possuir um núcleo com carga positiva euma eletrosfera.
12. Fuvest-SP
Supondo que 1 néutron apresenta massa 1 kg, qualseria a massa de um átomo com 11 prótons, 12 nêu-trons e 11 elétrons?a) 1 kgb) 11 kgc) 12 kgd) 23 kge) 34 kg
13. UFMG
Em 1909, Geiger e Marsden realizaram, no labora-tório do professor Ernest Rutherford, uma série deexperiências que envolveram a interação de partículasalfa com a matéria. Esse trabalho às vezes é referidocomo “Experiência de Rutherford”. O desenho a seguir esquematiza as experiências realizadas por Geiger eMarsden.Uma amostra de polônio radioativo emite partículasalfa que incidem sobre uma lâmina muito fina de ouro.Um anteparo de sulfeto de zinco indica a trajetória daspartículas alfa após terem atingido a lâmina de ouro,uma vez que, quando elas incidem na superfície deZnS, ocorre uma cintilação.a) Explique o que são partículas alfa.b) Descreva os resultados que deveriam ser ob-servados nessa experiência se houvesse umadistribuição homogênea das cargas positivas enegativas no átomo.c) Descreva os resultados efetivamente observadospor Geiger e Marsden.d) Descreva a interpretação dada por Rutherford paraos resultados dessa experiência.
14. UERJ
Em 1911, o cientista Ernest Rutherford realizou umexperimento que consistiu em bombardear uma finís-sima lâmina de ouro com partículas, emitidas por umelemento radioativo, e observou que: – a grande maioria das partículas atravessava alâmina de ouro sem sofrer desvios ou sofrendodesvios muito pequenos; – uma em cada dez mil partículas era desviada paraum ângulo maior do que 90°.Com base nas observações acima, Rutherford pôdechegar à seguinte conclusão quanto à estrutura doátomo:a) o átomo é maciço e eletricamente neutro.b) a carga elétrica do elétron é negativa e puntiforme.c) o ouro é radioativo e um bom condutor de correnteelétrica.d) o núcleo do átomo é pequeno e contém a maior parte da massa.
15. UFU-MG
 A ciência busca, através da proposição de idéias ede hipóteses e com a formulação de teorias, explicar um conjunto de fenômenos observados na natureza.O avanço da ciência acontece quando as teorias sãorevisadas e reformuladas, pois não explicam mais osresultados experimentais. Em relação à evolução dateoria atômica, o cientista que demonstrou experimen-talmente que o átomo é constituído por um núcleomuito pequeno, de carga positiva, onde se concentrapraticamente toda a massa do átomo, foia) Bohr.b) Rutherford.c) Thomson.d) Dalton.
 
59
     P     V      2     D   -      0     7   -      Q     U     I   -     1     4
16. UFMG
Na experiência de espalhamento de partículas alfa, co-nhecida como “experiência de Rutherford”, um feixe departículas alfa foi dirigido contra uma lâmina finíssimade ouro, e os experimentadores (Geiger e Marsden)observaram que um grande número dessas partículasatravessava a lâmina sem sofrer desvios, mas que umpequeno número sofria desvios muito acentuados.Esse resultado levou Rutherford a modificar o modeloatômico de Thomson, propondo a existência de umnúcleo de carga positiva, de tamanho reduzido e com,praticamente, toda a massa do átomo. Assinale a alternativa que apresenta o resultado queera previsto para o experimento, de acordo com omodelo de Thomson.a) A maioria da partículas atravessaria a lâmina deouro sem sofrer desvios e um pequeno númerosofreria desvios muito pequenos.b) A maioria das partículas sofreria grandes desvios,ao atravessar a lâmina.c) A totalidade das partículas atravessaria a lâminade ouro sem sofrer nenhum desvio.d) A totalidade das partículas ricochetearia ao sechocar contra a lâmina de ouro, sem conseguir atravessá-la.
17. Unifor-CE
Os átomos:I. diferem de elemento para elemento;II. são as unidades envolvidas nas transformaçõesquímicas;III. são indivisíveis;IV. consistem de unidades com um núcleo e umaeletrosfera onde se localizam os elétrons.Dessas afirmações, estão incluídas na teoria atômicade Dalton (1808), somente:a) I d) II, III e IVb) I e II e) I, II e IIIc) III e IV
18. UFU-MG
Em 1909, Rutherford e colaboradores reportaram,como resultados de experimentos em que o fluxo departículas
α
foi direcionado para uma folha de ourometálico muito fina, o fato de a grande maioria daspartículas
α
passarem pela folha sem mudança dedireção e uma pequena quantidade sofrer desviosmuito grandes.Responda às questões abaixo.a) O que é uma partícula
α
?b) Por que a maioria das partículas a passaram diretopela folha metálica?c) Por que uma pequena quantidade de partículas asofreu desvios muito grandes?
19. UFG-GO
Leia o texto a seguir:
 A ciência dividiu o que era então considerado indivisí-vel. Ao anunciar, em 1897, a descoberta de uma nova partícula que habita o interior do átomo, o elétron, ofísico inglês Joseph John Thomson mudou dois mil anos de uma história que começou quando filósofosgregos propuseram que a matéria seria formada por diminutas porções indivisíveis, uniformes, duras,sólidas e eternas. Cada um desses corpúsculos foi denominado átomo, o que, em grego, quer dizer “não-divisível”. A descoberta do elétron inaugurou a era das partículas elementares e foi o primeiro passo do queseria no século seguinte uma viagem fantástica aomicrouniverso da matéria.
Ciência Hoje
, vol. 22, n. 131, 1997, p. 24
 A respeito das idéias contidas nesse texto, é corretoafirmar que:01. a partir da descoberta dos elétrons, foi possíveldeterminar as massas dos átomos;02. os elétrons são diminutas porções indivisíveis, uni-formes, duros, sólidos eternos e são consideradosas partículas fundamentais da matéria;04. os átomos, apesar de serem indivisíveis, sãoconstituídos por elétrons, prótons e nêutrons;08. com a descoberta do elétron, com carga elétricanegativa, pode-se concluir que deveriam existir outras partículas, os nêutrons, para justificar aneutralidade elétrica do átomo;16. se descobriu que os átomos são os menoresconstituintes da matéria.Dê como resposta a soma dos números das proposi-ções corretas.
20. UFRGS-RS
Uma importante contribuição do modelo atômico deRutherford foi considerar o átomo constituído de:a) elétrons mergulhados numa massa homogêneade carga positiva.b) um núcleo muito pequeno de carga positiva cer-cado por elétrons em órbitas circulares.c) um núcleo de massa insignificante em relação àmassa do elétron.d) uma estrutura altamente compactada de prótonse elétrons.e) nuvens eletrônicas distribuídas ao redor de umnúcleo positivo.
21. UFMG
Observações experimentais podem contribuir para aformulação ou adoção de um modelo teórico, se esteas prevê ou as explica. Por outro lado, observaçõesexperimentais imprevistas ou inexplicáveis por ummodelo teórico podem contribuir para sua rejeição.Em todas as alternativas, a associação observação – modelo atômico está correta, exceto em:
ObservaçãoexperimentalImplicação emtermos demodelo atômico
a)Conservação da massa emreações químicas. Adoção do modelode Dalton.b)Proporções entremassas dereagentes e produtos. Adoção do modelode Dalton.c)Espectros atômicosdescontínuos. Adoção do modelode Rutherford.d)Trajetórias de partículas alfaque colidem com uma lâminametálica. Adoção do modelode Rutherford.e)Emissão de elétrons em tubosde raios catódicos.Rejeição do modelode Dalton.

Activity (47)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Carol Herculano liked this
José Silva liked this
Carol Herculano liked this
Carol Herculano liked this
Mônica Barbosa liked this
Lenimar Silveira liked this
Lenimar Silveira liked this
José Luís liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->