Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
54Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
perfil de professor

perfil de professor

Ratings:

4.77

(13)
|Views: 11,883 |Likes:
Published by matiasalves

More info:

Published by: matiasalves on Jan 13, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as RTF, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

06/28/2013

pdf

text

original

 
PERFIL DO PROFESSORLISTA DE QUALIDADES
1- ASPECTOS HUMANOS 
1. Empenha-se com uma atitude crítica na consecução dos objectivos gerais doensino.2. Manifesta abertura e optimismo pedagógico.3. Enriquece-se sob o ponto de vista profissional e humano pelo trabalho pessoal e pelo contacto com os outros.4.
D
isponível para o trabalho em grupo.4.1. cooperante, pondo em comum experiências e conhecimentos.4.2.
d
inamizador.4.3. confia nos outros estimulando e reforçando positivamente as suasintervenções.4.4. Fundamenta os seus pontos de vista mas admite perspectivas diferentesdas suas.5. Revela estabilidade emocional.5.1 . Actua em situações de conflito:5.1.1. Enfrenta a situação conflituosa.5.1.2. Facilita a definição do problema.5.1.3. Ajuda a encontrar soluções para o problema.5.2. Responde com tranquilidade e segurança a perguntas mais ou menosextemporâneas.5.3. Manifesta disponibilidade afectiva em relação a alunos e colegas.6. Está consciente da importância da inter-relação escola-meio tendo em vista aconstrução de uma sociedade mais justa.6.1. Procura documentar-se sobre o meio económico e cultural em que a Escolaestá inserida.6.2. Procura contribuir para a promoção de reuniões com membros da comunidade para:
-
intercâmbio de valores culturais
-
resolução de problemas Escola-Meio6.3. Estimula a capacidade de apreciação de valores relacionados com os domíniossócio-afectivo e intelectual.6.4. Contribui para o desenvolvimento da consciência ecológica.7. Revela capacidade de análise crítica.7.1. Faz crIticas fundamentadas e construtivas (auto eheterocríticas)
.
 
7.2. É receptivo à crítica tirando partido dela.8. Revela criatividade.8.1. Não se limita a aceitar o proposto.8.2. Modifica criativamente a sua atitude em situações imprevistas.9. Oferece aos alunos oportunidade de reflectirem sobre eles próprios e suas aspirações.
11- ASPECTOS RELATIVOS 
AO
CONHECIMENTO
1. Amplia. aprofunda e actualiza conhecimentos científicose psicopedagógicos.2. Mobiliza conhecimentos.2.1. Organiza os conhecimentos de forma a que a suatransmissão seja correcta.2.2. Utiliza adequadamente conhecimentos do seu ramoe/ou de outros- ramos.
 
2.3. Não comete erros .2.4. Dá resposta co1'recta. ainda que posteriormente. a problemas que lhe são postos.
 III – PREPARAÇÃO DAS AULAS 
1. Define objectivos adequados ao nível dos alunos.2. Selecciona conteúdos do programa.3. Distingue num conteúdo o essencial do acessório.4. Define e selecciona. atendendo às diferenças do meio eindividuais. estratégias variadas e adequadas aos objectivos. ao conteúdo.à idade dos alunos e aos princípios metodológicos gerais e da disciplina.5. Articula conteúdos objectivos estratégias e avaliação.6. Prepara o material a utilizar nas aulas com cuidado e antecedência.7. Planifica trabalhos para casa numa perspectiva de criação,nos alunos, de hábitos de trabalho.
IV- CONCRETIZAÇÃO DAS AULAS 
1. Organiza o espaço aula de
modo
a que existam boas con
dições de trabalho.2.) Interessa-se pelos seus alunos, confia neles e tenta compreendê-los.
 
 
3. Motiva os alunos.3.1. Clarifica com os alunos os objectivos a atingir de modo adesenvolver o sentido da responsabilidade.3.2. Cria situações problemáticas e significativas.3.3. Emprega estratégias adequadas e variadas.4. Cria ambiente de trabalho.4.1. Assume habitualmente o papel de animador democrático dogrupo turma.4.2. Revela tranquilidade. firmeza e compreensão.4.3. Aproveita os conflitos para reflexão sobre comportamentose/ou estabelecimentos de normas.4.4. É entusiasta e alegre.4.5. Revela disponibilidade.4.6. Eyita a competição.5. Utiliza pequenos grupos para actividades de aprendizagem. 5.1.Propõe tarefas adequadas.5.2. Fomenta a interajuda e a coesão dos grupos.5.3. Articula as conclusões dos pequenos grupos.6. Mantém um ritmo de aula equilibrado e adequado características daturma.6.1. Dá tempo aos alunos para pensarem.6.2. Procura manter todos os alunos activos.6.3. Evita tempos mortos.6.4. Faz o ponto da situação oportunamente.7. Explora situações problemáticas.7.1. Formula correctamente os problemas.7.2. Empenha os alunos no planeamento e/ou execuçãode estratégias tendo em vista a resolução de problemas.7.3. Faz com que os alunos evidenciem as relações lógicasentre as ideias.8. Supera situações imprevistas.8.1. Adapta a sua atitude a condições materiais imprevistas.8.2. Reage criativamente a perguntas. sugestões e com-portamentos imprevistos.9. Fomenta a autonomia dos alunos.9.1. Responsabiliza os alunos. encarregando-os da execução depequenas tarefas individuais ou em grupo.9.2. Ensaia a concretização do «trabalho independente».10. Explora convenientemente o material utilizado.11. Facilita e varia a comunicação na aula.11.1. Fornece informações aos alunos num diálogo criteriosamenteconduzido.
 

Activity (54)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Ergilio Marrengula added this note
podes comentar a kalker hora e kalker dia
Torrão Barros Armindo added this note
ok gostei
Bom dia jovem és muito lindo
Drax Jeremias liked this
Sidinei Sysy liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->