Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
7Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
TV Digital: uma experiência interativa ou uma TV com mais cores?

TV Digital: uma experiência interativa ou uma TV com mais cores?

Ratings:

4.0

(2)
|Views: 11,124 |Likes:
Published by Patrícia Moura
Artigo apresentado ao curso de Pós-graduação em Mídias Digitais, em Tecnologias da Informação na Comunicação - disciplina ministrada pelo Prof. Marcos Dantas, Bacharel em Comunicação Social, Mestre em Ciência da Informação pela ECO-UFRJ e Doutor em Engenharia de Produção pela COPPE-UFRJ.
Artigo apresentado ao curso de Pós-graduação em Mídias Digitais, em Tecnologias da Informação na Comunicação - disciplina ministrada pelo Prof. Marcos Dantas, Bacharel em Comunicação Social, Mestre em Ciência da Informação pela ECO-UFRJ e Doutor em Engenharia de Produção pela COPPE-UFRJ.

More info:

Published by: Patrícia Moura on Jan 15, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

11/30/2010

pdf

text

original

 
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁPÓS-GRADUAÇÃO EM MÍDIAS DIGITAISTV Digital: uma experiência interativa ou uma TV com mais cores?
Patrícia Moura
Artigo apresentado à disciplina deTecnologias da Informação na ComunicaçãoComo requisito parcial para obtenção do título deEspecialista em Mídias Digitais.
Rio de Janeiro2007
 
INTRODUÇÃO
Tire a Televisão de dentro do Brasil e o Brasil desaparece 
”, disse EugênioBucci no artigo
O Brasil não é uma aldeia, mas é global 
, em 1995. 12 anos depois,com mais de 180 milhões de habitantes, esta conclusão se reafirma diante daexpectativa do lançamento da TV Digital no país.Com uma penetração de cerca de 90% dos domicílios brasileiros, atelevisão faz parte da vida cotidiana das pessoas, constituindo-se não apenas emuma forma de entretenimento, mas em um elemento formador de cultura, moral eeducação. É através da TV que o Brasil se conhece e se reconhece. Costumes etradições longínquas se unificam transpondo os abismos sociais decorrentes deuma das piores distribuições de renda do mundo. Ou seja, não temos comida, mastemos TV.O Brasil é o país da América Latina que possui o maior número detelevisores instalados (cerca de 50 milhões) e também o maior mercado paraaparelhos de televisão da região. Somente no ano de 2000, foram consumidosmais de 5 milhões de televisores, sendo o televisor, o terceiro eletrodomésticomais adquirido pela população brasileira, ficando atrás apenas do fogão e dorádio.A expectativa destes consumidores em relação a TV Digital é alta. Namedida em que imaginam que a TV do futuro oferecerá serviços interativos comodefinir o melhor horário para assistir a programação, também acreditam que serápossível salvar a receita da Ana Maria Braga, assim como, parcelar em sete vezesno cartão o vestido que a Camila Pitanga usou no último capítulo de
Paraíso Tropical 
. Tudo isso, com imagem e transmissão em alta definição dignas de umasessão de cinema. Mas será que a TV Digital nos proporcionará tudo isso? E emquanto tempo?
 
Interatividade e convergência
Depois de mais de três anos de estudo, debates e muitas polêmicas, opresidente Luis Inácio Lula da Silva anunciou oficialmente que o Brasil adotará opadrão japonês de TV digital. A escolha prevê ainda, que a TV digital brasileiracontará com alguns elementos desenvolvidos em território nacional.Os especialistas afirmam que, inicialmente, não será necessário trocar umaTV convencional por uma TV digital, ou mesmo uma de plasma. Um terminal deacesso, chamado set-top box, será responsável por converter o sinal para ostelevisores convencionais. É por isso, também, que se aposta na popularização daTV digital no Brasil.A interatividade é um dos recursos mais celebrados da TV digital. Naprática, as emissoras poderão enviar junto com a programação dados e aplicativosque rodarão no receptor. A gama de aplicações é a mais variada: desde jogos,notícias, guias de entretenimento até programas governamentais, serviçospúblicos e acesso à rede bancária.Logo após a definição do padrão japonês, o jornalista Renato Marques, emartigo para o portal Universia Brasil, confirmava a grande expectativa do públicoconsumidor em relação às possibilidades abertas pela implantação da TV Digitalno país:
“Ainda é difícil afirmar, com certeza, qual o tamanho doimpacto que a TV digital trará. É preciso reconhecer, noentanto, que há um potencial praticamente infinito. No quediz respeito ao entretenimento, especificamente, asespeculações impressionam. Com sinal de qualidade,imagem e som melhoram automaticamente. A capacidadede interação através do televisor transforma a maneira dever TV”.

Activity (7)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 thousand reads
1 hundred reads
rodrigojacobus liked this
Patrícia Moura liked this

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->