Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
5Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Desenho técnico aula8

Desenho técnico aula8

Ratings:

5.0

(1)
|Views: 5,501|Likes:
Published by Robrangel

More info:

Published by: Robrangel on Jan 13, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
See More
See less

06/12/2013

 
AULA
8
Projeção ortográfica demodelos com elementosparalelos e oblíquos
 
8
A U L A
Introdução
ocê já sabe que peças da área da Mecânicatêm formas e elementos variados. Algumas apresentam rebaixos, outras rasgos,chanfros etc.Para interpretar o desenho técnico de modelos como esses, você vai precisarde outros conhecimentos, além dos princípios de projeção ortográfica que jáaprendeu nas aulas anteriores.Todos os elementos que aparecem no desenho técnico
-
linhas, símbolos,números e indicações escritas
-
sãonormalizadosnormalizadosnormalizadosnormalizadosnormalizados. É aABNTABNTABNTABNTABNT, por meio danorma NBR 8 403, que determina quais tipos de linhas devem ser usadas emdesenhos técnicos, definindo sua largura e demais características.Cada tipo de linha tem uma função e um significado. É o que você vaiaprender nesta aula. Além disso, você ficará sabendo como se faz a projeçãoortográfica de sólidos geométricos com elementos paralelos e oblíquos.Para ser bem-sucedido, você deverá acompanhar com interesse as instru-ções, fazer todos os exercícios com atenção e reler o conteúdo quantas vezesforem necessárias, até entender bem cada assunto.
Projeção ortográfica de modelos com elementos paralelos
O primeiro modelo prismático com elementos paralelos a ser examinado éo prisma com rebaixo, que corresponde ao modelo de plástico n
º
1.
Nossa aula
 
AULA
8
Estudando as projeções de diversos modelos, você aprenderá a interpretartodos os tipos de linhas empregadas em desenho técnico.
Linha contínua larga
A linha usada para representar arestas e contornos visíveis é a linha contínualarga.Agora, veja a aplicação da linhacontínua larga na representação daprojeção ortográfica do prisma comrebaixo.Observando o modelo de fren-te, você terá uma vista frontal proje-tada no plano vertical.Todos os pontos do modelo es-tão representados navista frontalvista frontalvista frontalvista frontalvista frontal,mas apenas as arestas visíveis aoobservador são desenhadas com alinha contínua largalinha contínua largalinha contínua largalinha contínua largalinha contínua larga.Observando o modelo de cimavocê terá avista superiorvista superiorvista superiorvista superiorvista superior projetadano plano horizontal.Todas as arestas visíveis ao ob-servador são desenhadas navistavistavistavistavistasuperiorsuperiorsuperiorsuperiorsuperior.A face do prisma, indicada pelaletraAAAAA, é um retânguloperpendi-perpendi-perpendi-perpendi-perpendi-cularcularcularcularcular ao plano horizontal. Logo, aprojeção da faceAAAAA no plano hori-zontal reduz-se a um segmento dereta.
Modelo n
º
1
 
AULA
8
E, finalmente, observando omodelo de lado, você terá avistavistavistavistavistalateral esquerdalateral esquerdalateral esquerdalateral esquerdalateral esquerda projetada no pla-no lateral.A faceBBBBB do prisma, que formao rebaixo, é um retângulo perpen-dicular ao plano lateral.No desenho, a projeção da faceBBBBB é representada por uma linhacontínua larga.Veja agora a projeção do mode-lo nos três planos de projeção aomesmo tempo.
Linha contínua estreita
Imagine que o modelo tenha sido retirado. Observe suas vistas representa-das nos planos de projeção.Aslinhas contínuas estreitaslinhas contínuas estreitaslinhas contínuas estreitaslinhas contínuas estreitaslinhas contínuas estreitas, que aparecem no desenho ligando as arestasdas vistas, são chamadas delinhas projetantes auxiliareslinhas projetantes auxiliareslinhas projetantes auxiliareslinhas projetantes auxiliareslinhas projetantes auxiliares.Essas linhas são importantes para quem está iniciando o estudo da projeçãoortográfica, pois ajudam a relacionar os elementos do modelo nas diferentesvistas. Elas são imaginárias, por isso não são representadas no desenho técnicodefinitivo.
linhas projetantesauxiliareslinhas projetantesauxiliares

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->