Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
27Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Desenho Técnico aula13

Desenho Técnico aula13

Ratings:

4.0

(4)
|Views: 7,293 |Likes:
Published by Robrangel

More info:

Published by: Robrangel on Jan 13, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF or read online from Scribd
See more
See less

03/23/2013

 
AULA
13
Corte composto
ertos tipos de peças, como as representadasabaixo, por apresentarem seus elementos internos fora de alinhamento, precisamde outra maneira de se imaginar o corte.O tipo de corte usado para mostrar elementos internos fora de alinhamentoé o corte composto, também conhecido como corte em desvio. Nesta aula, vocêaprenderá a representar, em corte composto, peças semelhantes às que forammostradas.
Corte composto por planos paralelos
Imagine o primeiro modelo (Fig. A) sendo secionado por um plano de cortelongitudinal vertical que atravessa o furo retangular e veja como fica suarepresentação ortográfica:
Nossa aulaIntrodução
 
13
A U L A
Fig. AFig. AFig. AFig. AFig. AFig. BFig. BFig. BFig. BFig. BFig. CFig. CFig. CFig. CFig. C
 
AULA
13
Você deve ter observado que o modelo foi secionado por um plano quedeixou visível ofuro retangular.furo retangular.furo retangular.furo retangular.furo retangular. Os furos redondos, entretanto, não podem serobservados.Para poder analisar os furos redondos, você terá de imaginar um outroplano de corte, paralelo ao anterior. Veja, a seguir, o modelo secionado peloplano longitudinal vertical que atravessa os furos redondos e, ao lado, suarepresentação ortográfica.Em desenho técnico existe um modo de representar estes cortes reunidos: éocorte compostocorte compostocorte compostocorte compostocorte composto, ouem desvioem desvioem desvioem desvioem desvio.O corte composto torna possível analisar todos os elementos internos domodelo ou peça, ao mesmo tempo. Isso ocorre porque o corte composto permiterepresentar,numa mesma vistanuma mesma vistanuma mesma vistanuma mesma vistanuma mesma vista, elementos situados emdiferentesdiferentesdiferentesdiferentesdiferentes planos decorte.Você deve imaginar o plano de cortedesviadodesviadodesviadodesviadodesviado de direção, para atingir todosos elementos da peça.Avista frontalvista frontalvista frontalvista frontalvista frontal, representada em corte, neste exemplo, mostra todos oselementos como se eles estivessem no mesmo plano.Se você observar a vista frontal, isoladamente, não será possível identificaros locais por onde passaram os planos de corte. Nesse caso, você deve examinara vista onde é representada a indicação do plano de corte.Observe abaixo que o corte é indicado pela linha traço e ponto na vistasuperior. Os traços sãolargoslargoslargoslargoslargos nas extremidades e quando indicam mudanças dedireção dos planos de corte. O nome do corte é indicado por duas letrasmaiúsculas, representadas nas extremidades da linha traço e ponto. As setasindicam a direção em que o observador imaginou o corte.
 
AULA
13
Observe novamente o modelo da Fig.B, que também apresenta elementosinternos não alinhados. Para analisar os elementos internos desse modelo, vocêdeverá imaginar um corte composto.
Verificando o entendimento
Analise o desenho técnico anterior e complete as frases:a)a)a)a)a)a vista representada em corte é a............................., porque o observadorimaginou o corte vendo o modelo de ................................. ; b) b) b) b) b)a indicação dos planos de corte está representada na vista .........................;c)c)c)c)c)o nome deste corte é....................................;d)d)d)d)d) este corte é composto por .................... planos........................;e)e)e)e)e)as setas ao lado das letrasAAAAA, na vista superior, indicam..............................;f)f)f)f)f)o corte composto é também chamado de.........................................., porque alinha de corte foi desviada para atingir os diferentes elementos do modelo.Você deve ter respondido:a)a)a)a)a) vista frontal, frente;b) b) b) b) b) superior;c)c)c)c)c) Corte AA;d)d)d)d)d) dois , paralelos;e)e)e)e)e) a direção de onde o observador imaginou o corte;f)f)f)f)f) corteem desvio.Neste caso também não foi representada a vista lateral. Daqui para frentevocê encontrará outras situações que em apenas duas vistas serão suficientespara representar as peças ou modelos.

Activity (27)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Vera Monteiro liked this
Helton Carvalho liked this
Edson Volpato liked this
Marcya Santos liked this
Caroline Moresi liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->