Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
105Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Desenho técnico aula23

Desenho técnico aula23

Ratings:

4.6

(10)
|Views: 75,116|Likes:
Published by Robrangel

More info:

Published by: Robrangel on Jan 14, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
See More
See less

03/23/2014

 
AULA
23
 
23
A U L A
Escalas
A
ntes de representar objetos, modelos, pe-ças, etc. deve-se estudar o seu tamanho real.Tamanho realTamanho realTamanho realTamanho realTamanho real é a grandeza que ascoisas têm na realidade.Existem coisas que podem ser representadas no papel em tamanho real.Mas, existem objetos, peças, animais, etc. que não podem ser representadosem seu tamanho real. Alguns são muito grandes para caber numa folha de papel.Outros são tão pequenos, que se os reproduzíssemos em tamanho real seriaimpossível analisar seus detalhes.Para resolver tais problemas, é necessárioreduzir ou ampliarreduzir ou ampliarreduzir ou ampliarreduzir ou ampliarreduzir ou ampliar as represen-tações destes objetos.Manter, reduzirManter, reduzirManter, reduzirManter, reduzirManter, reduzir ouampliarampliarampliarampliarampliar o tamanho da representação de alguma coisa épossível através darepresentação em escala.representação em escala.representação em escala.representação em escala.representação em escala. Escala é o assunto que você vaiestudar nesta aula.
O que é escala
A escala é uma forma de representação que mantém as proporções dasmedidas lineares do objeto representado.Em desenho técnico, a escala indica a relação do tamanho do desenho dapeça com o tamanho real da peça. A escala permite representar, no papel, peçasde qualquer tamanho real.Nos desenhos em escala, asmedidas linearesmedidas linearesmedidas linearesmedidas linearesmedidas lineares do objeto real ou são mantidas,ou então são aumentadas ou reduzidasproporcionalmenteproporcionalmenteproporcionalmenteproporcionalmenteproporcionalmente.Asdimensões angularesdimensões angularesdimensões angularesdimensões angularesdimensões angulares do objeto permanecem inalteradas. Nas represen-tações em escala, asformasformasformasformasformas dos objetos reais são mantidas.
IntroduçãoNossa aula
 
AULA
23
Veja um exemplo.A figuraAAAAA é um quadrado, pois tem 4 lados iguais e quatro ângulos retos.Cada lado da figuraAAAAA mede2u2u2u2u2u (duas unidades de medida).BBBBB eCCCCC são figuras semelhantes aAAAAA: também possuem quatro lados iguais equatro ângulos iguais. Mas, as medidas dos lados do quadradoBBBBB foram reduzi-dasproporcionalmenteproporcionalmenteproporcionalmenteproporcionalmenteproporcionalmente em relação às medidas dos lados do quadradoAAAAA. Cadalado deBBBBB é uma vez menor que cada lado correspondente deAAAAA. Já os lados do quadradoCCCCC foram aumentadosproporcionalmenteproporcionalmenteproporcionalmenteproporcionalmenteproporcionalmente, emrelação aos lados do quadradoAAAAA. Cada lado deCCCCC é igual a duas vezes cada ladocorrespondente deAAAAA.Note que as três figuras apresentam medidas dos lados proporcionais eângulos iguais.Então, podemos dizer que as figurasBBBBB eCCCCC estão representadas em escala emrelação a figuraAAAAA.Existem três tipos de escala:naturalnaturalnaturalnaturalnatural, dereduçãoreduçãoreduçãoreduçãoredução e deampliaçãoampliaçãoampliaçãoampliaçãoampliação.A seguir você vai aprender a interpretar cada uma destas escalas, represen-tadas em desenhos técnicos. Mas, antes saiba qual a importância da escala nodesenho técnico rigoroso.
Desenho técnico em escala
O desenho técnico que serve de base para a execução da peça é, em geral, umdesenho técnico rigoroso. Este desenho, também chamado de desenho técnicodefinitivo, é feito com instrumentos: compasso, régua, esquadro, ou até mesmopor computador.Mas, antes do desenho técnico rigoroso é feito um esboço cotado, quasesempre à mão livre. O esboço cotado serve de base para o desenho rigoroso. Elecontém todas as cotas da peça bem definidas e legíveis, mantendo a forma dapeça e asproporções aproximadasproporções aproximadasproporções aproximadasproporções aproximadasproporções aproximadas das medidas. Veja, a seguir, o esboço deuma bucha.No esboço cotado, as medidas do objeto não são reproduzidas com exatidão.No desenho técnico rigoroso, ao contrário, existe a preocupação com otamanho exatotamanho exatotamanho exatotamanho exatotamanho exato da representação. O desenho técnico rigoroso deve ser feito emescala e esta escala deve vir indicada no desenho.Fig. CFig. CFig. CFig. CFig. CFig. BFig. BFig. BFig. BFig. BFig. AFig. AFig. AFig. AFig. A
 
AULA
23
Escala natural
Escala naturalEscala naturalEscala naturalEscala naturalEscala natural é aquela em que o tamanho do desenho técnico éigualigualigualigualigual aotamanho real da peça. Veja um desenho técnico em escala natural.Você observou que no desenho aparece um elemento novo? É a indicação daescala em que o desenho foi feito.A indicação da escala do desenho é feita pela abreviatura da palavra escala:ESCESCESCESCESC , seguida dedois numeraisdois numeraisdois numeraisdois numeraisdois numerais separados por dois pontos. O numeral àesquerda dos dois pontos representa as medidas do desenho técnico. O numeralà direita dos dois pontos representa as medidas reais da peça.Na indicação da escala natural os dois numerais são sempre iguais. Issoporque o tamanho do desenho técnico é igual ao tamanho real da peça.A relação entre o tamanho do desenho e o tamanho do objeto é de1:11:11:11:11:1(lê-seum por umum por umum por umum por umum por um). A escala natural é sempre indicada deste modo:ESC 1:1ESC 1:1ESC 1:1ESC 1:1ESC 1:1.Verifique se ficou bem entendido, resolvendo o próximo exercício.
Verificando o entendimento
Meça, com uma régua milimetrada, as dimensões do desenho técnicoabaixo. Ele representa o modelo de plástico nº 31.a)a)a)a)a)As medidas do desenho coincidem com os valores numéricos indicadosnas cotas?R.:.................................................... b) b) b) b) b)Por que isso ocorre?R.:....................................................As respostas esperadas são:a)a)a)a)a) sim, as medidas do desenho coincidem comas cotas indicadas; b) b) b) b) b) isso ocorre porque o desenho foi feito em escala natural. Otamanho do desenho é exatamente igual ao tamanho real do modelo.

Activity (105)

You've already reviewed this. Edit your review.
Fernando liked this
garotinhaju liked this
1 thousand reads
1 hundred reads
cremsamu liked this
juninhom_10 liked this
bitbomdespacho liked this
Sonia Pinho liked this
rsalvasan liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->