Welcome to Scribd. Sign in or start your free trial to enjoy unlimited e-books, audiobooks & documents.Find out more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
18Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Desenho técnico aula26

Desenho técnico aula26

Ratings:

5.0

(1)
|Views: 8,224|Likes:
Published by Robrangel

More info:

Published by: Robrangel on Jan 14, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF or read online from Scribd
See more
See less

06/08/2013

 
AULA
26
Cotagens especiais
ocê já aprendeu a interpretar cotas básicase cotas de alguns tipos de elementos em desenhos técnicos de modelos variados.Mas, há alguns casos especiais de cotagem que você ainda não conhece. Veja aspeças representadas abaixo.Essas peças apresentam partes arredondadas, partes esféricas, elementosrepetitivos, elementos oblíquos, ou então muito pequenos. A cotagem dessestipos de elementos é feita de forma especial.Nesta aula, você aprenderá a interpretar a cotagem desses tipos de peças etambém de peças representadas com encurtamento e seção.
 
26
A U L A
Introdução
 
AULA
26
Cotagem de elementos em arcos de circunferência
A cotagem de elementos em arcos de circunferência é feita, geralmente, pormeio da medida de seusraios.raios.raios.raios.raios.A maneira de cotar os elementos em arcos de circunferência varia conformeas características da peça. Acompanhe a interpretação de alguns exemplos e vocêchegará às regras gerais.Observe a peça representada em vista única, a seguir.Esta peça tem um elemento arredondado em forma de arco de circunferên-cia. A cotagem deste elemento é feita pela medida do raio, que é 7 mm. Repareque ao lado da cota aparece a letraRRRRR que simboliza raio.Observe, a seguir, situações em que os raios de arcos de circunferência sãomuito pequenos ou então muito grandes.Na peça da esquerda, os raios dos arcos de circunferência são muitopequenos e por isso sua indicação não foi feita dentro da vista. Foi utilizada umalinha de chamadalinha de chamadalinha de chamadalinha de chamadalinha de chamada, sobre a qual foi escrita a letraRRRRR. Os raios dos arcos decircunferência desta peça são:2 mm2 mm2 mm2 mm2 mm e1,5 mm1,5 mm1,5 mm1,5 mm1,5 mm. Já na peça da direita, os centros dos arcos de circunferência não foramindicados no desenho técnico porque seus raios são muito grandes. A letraRRRRRescrita ao lado das cotas100100100100100 e110110110110110 serve para indicar que se trata das medidasde raios.Repare, também, no desenho da direita, que as linhas de cota dos raiosaparecem incompletas. Isto ocorre porque os raios dos arcos de circunferênciasão grandes e seus centros não estão representados no desenho.
 
Nossa aula
 
AULA
26
Veja outra possibilidade de cotagem de arcos de circunferência muitograndes.Neste desenho, o centro do arco de circunferência encontra-se num pontodistante, localizado no eixo de simetria da peça.Para simplificar a representação e economizar espaço, o centro do arco dacircunferência foi indicado na linha de simetria, deslocado da sua posição real.O raio foi representado por uma linha quebrada. A cotaR 90R 90R 90R 90R 90 refere-se à medidado raio.Às vezes, o centro do arco de circunferência, além de aparecer deslocado nalinha de simetria, também aparece afastado desta linha. Analise esta situação nopróximo exemplo: uma peça representada em meia vista.Observe, na vista frontal, que o centro do arco de circunferência, além dedeslocado, foi afastado 12 mm da linha de simetria. A letraRRRRR aparece ao lado dacota110110110110110 para indicar que se trata da medida de um raio.
ESC 1:1

Activity (18)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Johann Sodré liked this
Arivelto Correia liked this
leonardoszfabi liked this
Wash Gomes liked this
Atheres Prestes liked this
fercaet liked this
David Boaventura liked this

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->