Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
2Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
O QUE É RAPEL?

O QUE É RAPEL?

Ratings: (0)|Views: 344|Likes:
Published by Denis Carlos Sodré

More info:

Published by: Denis Carlos Sodré on Aug 10, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, DOCX, TXT or read online from Scribd
See More
See less

08/31/2012

pdf

text

original

 
O que é Rapel?
Muitas pessoas desconhecem essa prática esportiva ou simplesmente acham que é apenas paraalpinistas ou profissionais altamente qualificados. Na verdade o rapel pode ser praticado por qualquer pessoa que esteja bem de saúde, não requer uma especialização ou preparo físico. Apenas coragem euma boa equipe para dar total segurança a orientação.Rapel é uma atividade vertical praticada com uso de cordas e equipamentos adequados para adescida de paredões e vãos livres bem como outras edificações. É uma palavra que em francês quer dizer "chamar" ou "recuperar" e foi usada para batizar a técnica de descida por cordas. O termo veio daexplicação do "criador" do rappel,Jean Charlet-Stranton,por volta de 1879, quando explicava a técnica:"je tirais vivement par ses bouts la corde qui, on se le rappelle...." que quer dizer em tradução livre"Quando chegava perto de meus companheiros eu puxava fortemente a corda por uma de suas pontas eassim a trazia de volta para mim...", ou seja, ele chamava a corda de volta ao terminar a escalada e adescida de uma montanha ou pico.Trata-se de uma atividade criada a partir das técnicas do alpinismo o que significa que requer preocupação com a segurança do praticante. Este deve ter instruções básicas e acompanhamento deespecialistas. A Prática desta atividade não exige um preparo físico de atleta, pois toda força é realizada pelosequipamentos.Os equipamentos mais comuns utilizados são:
Corda: é a principal ferramenta da prática do rapel, é nela que vocêse sustenta e deve confiar. A corda estática é a indicada, pois ela não possui elasticidadee uma boa resistência à abrasão.Normalmente ela suportam 40Kn (4000Kg)
Luvas: As luvas são indicadas para evitar queimaduras nas mãosna descida. Recomendamos as Luvas com CA e próprias para Rapel ou as chamadasLuvas de Vaqueta.
Freio 8 (primeira foto) ou ATC (segunda foto) sãoutilizados para frear o praticante do rapel através de sistema de atrito da corda. Ambospossuem a mesma utilização e velocidade de descida. Normalmente eles suportam até35Kn (3500 Kg).
Mosquetão é a união entre o Freio 8 e a cadeirinha com várias utilizaçõesna prática do rapel, como também a ancoragem da corda e para transporte deequipamentos. Há dois tipos de Mosquetão os de Alumínio (Mais utilizados no Rapel) e osde Aço (Utilizados em Ancoragens e em ações que tenham contato com pedras).CadaMosquetão pode suportar até 30Kn (3000 Kg)
A cadeirinha é o equipamento onde o mosquetão é atrelado para garantir 
a segurança do praticante, é ela que “suporta” o peso da pessoa, sendo essencial o
ajuste antes da descida.
 
O Capacete é recomendável em qualquer descida, seja ela de umacachoeira seja numa pedra ou numa plataforma. Ele evita qualquer impacto na cabeça,caso ocorra.Todos os equipamentos utilizados tem de ser certificados por, no mínimo, um órgão especializadocomo:
 –
Federação Internacional deMontanhismo e Escalada), indeiticada pelo símbolo abaixo:
INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial)responsável, no Brasil, pela qualidade dos materiais produzidos aqui e em outros países.Todos os equipamentos certificado recebem um número chamado de CA (Certificado de Aprovação) que pode ser consultado no site do Ministério do Trabalho. São identificadopelo símbolo abaixo:No Brasil a fabricação de equipamentos para prática de rapel, apenas se limita aos mosquetões deaço, cordas e cadeirinhas.O rapel é uma atividade muito praticada em nossa região, seja em viadutos como em pedras.Quando feito em viadutos verifique com relação a autorização e segurança para evitar problemas.

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->