Welcome to Scribd. Sign in or start your free trial to enjoy unlimited e-books, audiobooks & documents.Find out more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
1Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Resposta_gov_08_08_2012

Resposta_gov_08_08_2012

Ratings: (0)|Views: 3,844|Likes:

More info:

Published by: Comando Local De Greve Cefet-rj on Aug 13, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

11/10/2013

pdf

text

original

 
 
COMANDO NACIONAL DE GREVE
1
COMUNICADO ESPECIAL CNG ANDES-SNDE 08 DE AGOSTO DE 2012
CNG/ANDES DESMENTE O MEC SOBRE ENCERRAMENTO DENEGOCIAÇÕES
 A greve dos docentes das Instituições Federais de Ensino foi deflagrada apósum amplo esforço da categoria para negociar com o governo a partir da pauta:Reestruturação da Carreira Docente e Condições de Trabalho. O governomantém-se inflexível desde o início das negociações, em 2010, e a greve,iniciada em 17 de maio de 2012, surgiu como resposta a esta postura. Forçadoa apresentar propostas, quando o fez, manteve as distorções da carreira. Aprimeira proposta foi unanimemente rejeitada pela categoria. A segundamantém a essência da primeira, faz algumas modificações pontuais e remetepara Grupos de Trabalho a parte estruturante da carreira. No dia 01 de agostode 2012, com a anuência do Proifes à proposta, o governo rompeunilateralmente as negociações com o ANDES-SN e o SINASEFE para, emseguida, assinar um Simulacro de Acordo com a entidade pró-governamental eminoritária na mesa, tomando uma atitude claramente antissindical.Os reajustes previstos no acordo atingem a categoria de modo desigual,prejudicando os docentes e aprofundando as distorções, além de não repor,para a maioria dos professores, a inflação efetiva aferida pelos órgãos oficiaisde estatística, para o período de 2010-2012, e a prevista para o período de2013-2015. A título de exemplo tem-se o caso dos doutores que entram nacarreira docente, cujo salário de entrada não mantém seu valor real, tendo umaprevisão de perda de 5% para 2015.O conteúdo desse acordo ignora o ponto de pauta do ANDES-SN referente àscondições do trabalho docente. Questões como expansão universitária,infraestrutura, capacitação docente, retenção em lugares de difícil acesso,auxílio transporte, são remetidos a grupos de trabalho totalmentedesacreditados pelo comportamento pregresso do governo, a ser posteriormente tratados. Da mesma forma, o acordo não atende a melhoria daqualidade da educação pública e não valoriza a carreira docente. Quanto aoponto da pauta relativo à reestruturação da carreira docente, o governodesconsidera a proposta construída democraticamente pelo ANDES-SN,mantendo a desestruturação atual da carreira. Isto pode ser observado narelação aleatória entre os regimes de trabalho, na retribuição por titulação enos steps entre níveis e entre classes, com percentuais sem estabelecer critérios que a organize ou que a ordene.
 
 Além disso, remete também para umGrupo de Trabalho a definição de diretrizes, para avaliação do desempenhodocente, externa à universidade.
 

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->