Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
4Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO ECLESIÁSTICO

INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO ECLESIÁSTICO

Ratings: (0)|Views: 165|Likes:
Este é um pequeno ensaio de planejamento para auxiliar os líderes de igrejas a darem o primeiro passo para desenvolver um planejamento para suas igrejas, que poderão posteriormente usar como base para criar planos operacionais específicos. Este trabalho é resultado de um plano desenvolvido na prática para auxiliar uma igreja específica, tendo sido posteriormente generalização para ser disponibilizado para o público na internet.
Este é um pequeno ensaio de planejamento para auxiliar os líderes de igrejas a darem o primeiro passo para desenvolver um planejamento para suas igrejas, que poderão posteriormente usar como base para criar planos operacionais específicos. Este trabalho é resultado de um plano desenvolvido na prática para auxiliar uma igreja específica, tendo sido posteriormente generalização para ser disponibilizado para o público na internet.

More info:

Published by: Rev. Alcenir Oliveira, MDiv, MBA, BBA & BPA on Aug 30, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

08/03/2013

pdf

text

original

 
Introdução ao Planejamento Eclesiástico
Rev. Alcenir Oliveira
Mestre em Administração pela Univeridade de Brasília,Mestre em Teologia (M.Div pelo ITC/Atlanta),Aluno de
 Doctor of Ministry
no Fuller.
Este é um pequeno ensaio de planejamento para auxiliar os líderes deigrejas a darem o primeiro passo para desenvolver um planejamento parasuas igrejas, que poderão posteriormente usar como base para criar planosoperacionais específicos. Este trabalho é resultado de um planodesenvolvido na prática para auxiliar uma igreja específica, tendo sido posteriormente generalização para ser disponibilizado para o público nainternet.
I – PRIMEIRO PASSO
Para desenvolver ou criar o processo de planejamento da igreja,devemos responder a algumas perguntas.
1.Por quê a igreja existe.
a. Quem somos b. O que Somosc. O que queremos ser 
2.Para qa igreja existe
a. Qual é a razão principal b. Quais são as razões secundárias.
II - POR QUÊ A IGREJA LOCAL EXISTE1.Quem somos
a.
Em primeiro lugar,
somos filhos de Deus em Jesus Cristo,cidadãos do Reino de Deus, e a Bíblia nos manda viver emcomunidade, a falia dos filhos de Deus chamada igreja.Assim, nós somos parte de uma grande comunidade universalchamada Igreja de Cristo ou Igreja Cristã.
 b.
Em Segundo lugar,
somos uma pequena comunidadecaracterizada pela nossa lingua, nossa cultura e nossa maneira própria de cultuar a Deus e viver a vida Cristã, o que chamamosde cultura evangélica.
c.
Em terceiro lugar,
somos parte de uma instituição cristã quereúne as doutrinas, ou ensinos e interpretações bíblicas, queforam desenvolvidas a partir dos trabalhos dos reformadoreschamados protestantes que se opuseram à corrupção e quebrados princípios de fé contidos nos evangelhos e Bíblia com umtodo. Essa institutão é uma denominação, minirio ouorganização missionária de âmbito regional, nacional ouinternacional.
 
d.
Em quarto lugar,
localmente somos parte de uma igrejamulticultural, com a liberdade de desenvolver o nossoministério de acordo com as nossas características, conforme posto no item b.
2.O que somos
a.
Em primeiro lugar,
somos pessoas humanas, com a naturezahumana, ainda pecaminosa, salvos e perdoados por Jesus, novascriaturas, transformados como resultado de nosso crer e aceitar Jesus Cristo como salvador através de seu sacrifício por nós naCruz do Calvário.
 b.
Em Segundo lugar,
somos membros do corpo de Cristo, aigreja, com uma missão nesse corpo. Isto significa que cada umde nós temos uma função no corpo.
c.
Em terceiro lugar,
somos um corpo que tem uma missão. es
i.
O primeiro propósito dessa missão é congregar
oscrentes em Cristo, para viver em comunidade, acomunidade dos santos, como diz o Apóstolo Paulo.
ii.
O Segundo propósito dessa missão é fazer com que osmembros dessa comundade se aperfeiçoem,
ou seja,crescem, amadureçam, sejam habilidosos, talentosos, efrutíferos no exercício da fé.
iii.
O terceiro propósito dessa missão é proporcionarmeios próprios para o exercício do cultocongregacional ou comunitário,
quando estaremosexercendo o propósito de Deus na criação do homem queé de amar a Deus e glorificá-lo.
iv.
O quarto propósito dessa missão é ocupar-se dotrabalho no reino,
ou seja, ser parte da grande comissão.
3.O que queremos ser
a.Queremos ser verdadeiros servos do Deus altíssimo.
4.Para qa igreja existe
a.Rao principali.Servir a Deus e cumprir a grande comissão. b.Razões secundáriasi.Adorar, louvar e amar a Deus;1.Através do culto público, congregacional oucomunitário, e individual.2.Através de vida Cristã Exemplar ou culto racional,como diz Paulo, apresentando os nossos corposcomo sacrifício vivo, santo e agradável a Deus.
 
ii.Amar ao próximo na prática como a nós mesmos.iii.Amar-nos a nós mesmos, para sejamos habilitados a amar o próximo, pois se não amamos a nós mesmos com todosos cuidados necessários, como vamos dispensar essemesmo amor ao nosso próximo mencionado no itemanterior?iv.Ser trabalhadores dedicados, prioritários e eficientes doreino.
III SEGUNDO PASSO
O Segundo passo é decorrência dessas respostas, ou seja, passamosentão responder a outras perguntas relacionadas às anteriores.1.Qual é o prosito geral da igreja?2.O que deve ser feito para alcançar o propósito maior ou geral daigreja?
PROPÓSITOS OU OBJETIVOS DA IGREJA1.PROPÓSITO GERAL OU OBJETIVO MAIOR 
Ser eficiente no cumprimento da Grande comissão, ou seja, da missãoda igreja. Essa grande missão tem dois tentáculos a proclamação e odiscipulado. À medida que o a Palavra é proclamada e que novos membrosdo Corpo de Cristo vão sendo acrescidos, estes precisam ser preparados,treinados, desenvolvidos no seu novo
status
de nascidos de novo, outransformados pelo poder do Sangue de Jesus Cristo em novas criaturas paraalcançarem a estatura de quem erradia a imagem à semelhança de Deus perdida na queda, e agora reconquistada pelo sacrifício da cruz.
2.PROPÓSITO OU OBJETIVO DA IGREJA LOCAL
Ser uma igreja exemplar no cumprimento da grande comissão emissão da igreja.
3.VISÃOVir a ser uma Igreja Segundo o coração
1
de Deus!
A igreja queJesus Cristo idealizou e enviou os seus discipulos para construir.
4.MISSÃO
A missáo é ser uma igreja que eleva a bandeira do Reino e honra onome de cidadãos do Reino de Deus, evangelizando, aprendendo, ensinando,
1
Coração como o símbolo de vontade, daquilo que mais se deseja ou ama.

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->