Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
2Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Trabalho cientifico colheita florestal mecanizada

Trabalho cientifico colheita florestal mecanizada

Ratings: (0)|Views: 76 |Likes:
Mecanização de florestas para produção de Celulose com tecnologia de ponta
Mecanização de florestas para produção de Celulose com tecnologia de ponta

More info:

Published by: Acacio Antonio Schekiera on Sep 01, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

04/30/2013

pdf

text

original

 
1
MAIOR PRODUTIVIDADE DE MAQUINAS FLORESTAIS COM PADRONIZAÇÃOAutor:
Acácio Antonio Schekiera
Orientador:
Professor Erondi de Paula Lopes Junior 
 RESUMO
O mais eficiente método de trabalho tem pouco valor, a menos que seja posto emprática. Os treinandos foram colocados em treinamento para executar operações demaneira pré-estabelecida.
O “registro do método padronizado” é sempre uma ajuda
valiosa para o instrutor. O treinamento foi realizado pela empresa TCA que figuracomo prestadora de serviço na área de aplicação de métodos especializados emcolheita mecanizada de florestas. Tendo ainda utilizado como Instrumentos dedidática e aprendizado, simuladores, inspeção em realidade de maquinas, aulasteóricas, realidade em florestas. O treinamento e um investimento empresarialdestinado a capacitar uma equipe de trabalho que devera realizar tarefas comdesempenho e objetivos propostos. Os colaboradores melhoram seusconhecimentos, suas habilidades e suas atitudes, de modo a adquirir habilidadescom relação á exigência de aprimoramento profissional, que foi previamente testadocom êxito na operação de um novo modelo de colheita florestal. Após o treinamento,outra questão importante a ser considerada é o acompanhamento e omonitoramento dos trabalhos na execução das operações de colheita florestalmecanizada, aplicando avaliações, identificando alunos que necessitam deaperfeiçoamento em determinadas ações de movimentação de maquina emoperação de maquina, verificando-se as execuções de tarefas que estão corretas,seguindo técnicas e procedimentos ensinados por ocasião do treinamento emquestão. necessidade de avaliação desempenho de cada colaborador,visando identificar os alunos que necessitam de aperfeiçoamento de umperíodo maior de treinamento em relação as habilidades com verificação se asoperações estão sendo executadas corretamente dentro do padrão pré estabelecido,com as técnicas ensinadas durante o treinamento.
Palavra Chave:
Colheita. Florestal. Padronização.
 
 ______________________________________________________________________________________________ Autor:
Acácio Antonio Schekiera, Bacharel em direito Instituto de Ensino Itapetiningano, Pós Graduando em Engenharia deprodução Uninter.
Orientador:
Professor Erondi de Paula Lopes Junior , Engenheiro Mecânico (UTFPR), Orientador Curso dePós Graduando em Engenharia de produção Uninter , Especialista em Gestão de Projetos (FGV) e Engenharia de Produção(PUCPR).
 
2
Introdução
Objetivo da formação e aperfeiçoamento de mão de obra profissional deprimeira qualidade, com adoção de andragogia especializada no aprimoramento daatividade profissional de mecanização florestal, que denomina-se
Modulo Escola
.O projeto ocorreu na unidade da Eucatex e continua atualmente em atividade emárea da Cia Suzano na UNF Bahia na Cidade de Teixeira de Freitas.Todos alunos que estão em treinamento em situação real de florestaatenderam os requisitos previamente exigidos, como à inscrição no processo derecrutamento e seleção, entrevista, necessariamente atendendo requisitosindispensáveis referente á apresentação de CNH profissional, ensino fundamentalcompleto, testes de habilidade, raciocínio lógico, psicomotricidade, análise nodesenvolvimento e pratica virtual. Os classificados nesta fase continuam noprocesso sendo submetidos a exames clínicos, aptidão física, exames patológicos,laboratoriais e psicológicos.Os alunos aprovados nas fases antecedentes são matriculados e passam por um período de treinamento teórico em sala de aula, onde os melhores classificadospassam pelo processo de ambientação, após esta fase os treinandos sãoencaminhados para movimentação e inicio de operação de maquina em colheitaflorestal em pátio, posteriormente os alunos com melhores índices, são colocadosem um programa de sessenta dias como Operadores Trainner´s e sãoencaminhados o aprimoramento profissional, onde estes profissionais ficam por umperíodo que pode variar entre dois a quatro meses recebendo conhecimento edesenvolvendo habilidades no aperfeiçoamento da colheita mecanizada emrealidade de florestas.O recrutamento e seleção para operadores de maquinas florestais por competência, e aplicado em três etapas, sendo a primeira de inscrição, avaliação,entrevista, a segunda curso teórico com um ciclo por dois meses com uma gradedotada de disciplinas dedicadas a função a ser exercida por cada futuro colaborador,tendo elemento balizador nota de corte 7,0 (sete), os aprovados são encaminhadospara a pratica nas em fases na realidade de maquina. Todos os participantes sãoinseridos em programa de aprimoramento em colheita mecanizada florestal comênfase em produtividade, qualidade e segurança.
 
3
Nesta modalidade de treinamento com operações produtivas de colheita deeucalipto, foram realizada no período de 01 dezembro de 2010, e finalizado a 31 de janeiro de 2011 na FAZENDA SANTA FÉ Município Bofete - SP, ocorrendo mais deum processo em paralelo, na Cidade de Teixeira de Freitas na Bahia na CompanhiaSuzano, que continua dando continuidade no processo, utilizando-se de métodode treinamento com padronização e adoção do modelo experimentado, adotando omanual de procedimento elaborado pela TCA que é Empresa de treinamentoespecializada. Neste período buscou o desenvolvimento e maiores conhecimentosem experiência e na habilidades cognitivas, informações na coleta de dados,apropriação de tempo, aferição de habilidade, dialogo, verificação de manual deprocedimentos, analise de relatórios de inspeção, interação junto a manutenção eoperação das maquinas. Tudo conforme procedimento TCA aplicado
 
dentro da áreada empresa Eucatex e no mesmo período no Estado da Bahia na Cidade deTeixeira de Freitas, realizando um trabalho de melhoria de produtividade em áreasde colheita mecanizada aplicando novos conceitos renovadores na colheitamecanizada em maquinas florestais, com a premissa de menor custo e maior qualidade. A TCA Obteve resultado expressivos no aumento da produtividade com operfil das maquinas florestais, implementando técnicas operacionais diferenciadas,apoiada por fatos e dados referente aos resultados obtidos através de estudo detempo multi momento e tempo cheio.
OBJETIVOS
O trabalho teve os seguintes objetivos e ações:a) Implantação de sistema de colheita em modulo mecanizado padronizado.b) Despertar habilidade em operações de corte, processamento e transporte,resultantes da exploração florestal mecanizada em floresta de terra firme;c) Realizar feedback;d) Elaboração de relatórios individuais dos operadores no programa deaprimoramento;e) Analisar os elementos do ciclo do trabalho, bem como suas interrupções ecausas;f) A partir destes resultados, foram implementar intervenções junto com osOperadores em treinamento dentro do sistema esperado de produção.

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->