Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
8Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
ATPS 2012 Competencias Profissionais

ATPS 2012 Competencias Profissionais

Ratings: (0)|Views: 1,776 |Likes:
Published by Julius Miranda

More info:

Published by: Julius Miranda on Sep 04, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

06/08/2013

pdf

text

original

 
A
TIVIDADES
P
RÁTICAS
S
UPERVISIONADAS
 
Sistemas de Informação
7ª Série
 
Competências Profissionais
A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico deensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapasprogramadas e supervisionadas e que tem por objetivos:
 
Favorecer a aprendizagem.
 
Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente eeficaz.
 
Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.
 
Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado.
 
Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem.
 
Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas DiretrizesCurriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.
 
Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemaspráticos relativos à profissão.
 
Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipaçãointelectual.Para atingir estes objetivos a ATPS propõe um desafio e indica os passos aserem percorridos ao longo do semestre para a sua solução.A sua participação nesta proposta é essencial para que adquira ascompetências e habilidades requeridas na sua atuação profissional.Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vidaprofissional.
AUTORIA:
Renato Cividini Matthiesen
Faculdade Anhanguera de Limeira
 
 
Sistemas de Informação
 –
7ª Série
 –
Competências Profissionais
Renato Cividini Matthiesen
Pág. 2 de 2
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competênciase habilidades que constam, nas Diretrizes Curriculares Nacionais, descritas a seguir.
 
Profundo conhecimento dos aspectos teóricos, científicos e tecnológicos relacionados àcomputação.
 
Desempenhar um raciocínio lógico.
 
Aplicação eficiente dos princípios de gerenciamento, organização e busca deinformações.
 
Saber interpretar e produzir textos.
Produção Acadêmica
Nesta atividade será produzido:Uma prova de simulado de concurso da área.Um gabarito comentado com as respostas das questões comentadas.
Participação
Esta atividade deverá ser realizada em grupos de alunos.Para a elaboração desta atividade, os alunos deverão previamente organizar-se emequipes de um a quatro participantes e entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor(a) dadisciplina. Essas equipes serão mantidas durante todas as etapas.
Padronização
O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com asnormas da ABNT
1
, com o seguinte padrão:em papel branco, formato A4;com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm;fonte
Times New Roman
tamanho 12, cor preta;espaçamento duplo entre linhas;se houver citações com mais de três linhas, devem ser em fonte tamanho 10, comum recuo de 4cm da margem esquerda e espaçamento simples entre linhas;com capa, contendo:nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina;nome e RA de cada participante;título da atividade;nome do professor(a) da disciplina;cidade e data da entrega, apresentação ou publicação.
1
Consulte o Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. Unianhanguera. Disponível em:<http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.
 
Sistemas de Informação
 –
7ª Série
 –
Competências Profissionais
Renato Cividini Matthiesen
Pág. 3 de 3
DESAFIO
O ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) estabelecido peloMinistério da Educação (MEC) tem como objetivo verificar o desenvolvimento doaprendizado de alunos do ensino superior durante seu período de graduação. Ocorreperiodicamente (de três em três anos) e é considerado componente curricular de turmas queestão no último semestre do curso.Enquanto o ENADE é uma prova com objetivo acadêmico, aplicado no final doperíodo de graduação, os concursos públicos são provas com metodologia e objetivossimilares, porém aplicados aos alunos que já concluíram a sua graduação e pretendem iniciara sua carreira profissional em instituições públicas e privadas. Representam umaoportunidade de acesso a uma função especializada e é o momento no qual o aluno deveráresolver questões específicas da área em que pretende atuar profissionalmente.Com o objetivo de monitoramento do desempenho dos alunos, semestralmente asInstituições de Ensino Superior (IES) realizam simulados para que os alunos possam medir oseu nível de desenvolvimento acadêmico. Nesses simulados, não é atribuído notas aosalunos, pois o seu objetivo é fazer com que o aluno conheça as provas do ENADE e deconcursos públicos e acostume-se a fazer suas questões.Este desafio consiste na elaboração de uma PROVA_DE_SIMULADO e seuGABARITO_COMENTADO por equipes formadas por alunos.As equipes irão, através das orientações das etapas deste desafio, construir aPROVA_DE_SIMULADO com 20 questões, sendo que 4 questões devem ser de formaçãogeral e 16 questões de formação específica ao curso de graduação dos alunos.Das 16 questões de formação específica, 12 questões devem ser objetivas (de múltiplaescolha) e 4 questões dissertativas.O GABARITO_COMENTADO deverá apresentar, além da indicação das respostascorretas de cada questão, as explicações que justificam as respostas corretas e as erradas nocaso das questões de múltipla escolha e a resposta correta comentada das questõesdissertativas.O simulado deverá ser composto por doze questões (quatro de formação geral e dezde formação específica) que já fizeram parte de provas anteriores do ENADE ou de qualquerconcurso público (respeitando o máximo de duas questões de cada prova pesquisada) eobrigatoriamente seis questões inéditas (quatro objetivas e duas dissertativas)
Objetivo do Desafio
Elaborar uma prova de Simulado e seu respectivo gabarito comentado utilizandoquestões do ENADE, concursos públicos e outras elaboradas pela equipe.

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->