Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
1Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
algor1

algor1

Ratings: (0)|Views: 2|Likes:
Published by Eng João Soares

More info:

Published by: Eng João Soares on Sep 13, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

01/01/2015

pdf

text

original

 
___________________________________________ - 1 - AlgoritmosCarla Alves (Equiparada a Assistente do 2º Triénio)
 
1. Noção de algoritmo
Em português, a palavra algoritmo quer dizer “operação ou processo de cálculo”, entreoutras definições possíveis (Dicionário Brasileiro de Língua Portuguesa, MiradorInternacional, Ed. 1977).Outra definição de algoritmo pode ser dada como a especificação da sequência ordenada depassos que deve ser seguida para a realização de uma tarefa, garantindo a sua repetibilidade.O algoritmo não é a solução do problema, mas sim o meio de obtê-la. Surgem entãoalgumas questões:- Como se obterá a solução?R: Ela poderá ser obtida por meio de um método previamente conhecido, composto deoperações que, conjuntamente, levam ao fim desejado a partir do estado observado.- Quem obterá a solução?R: Para nós, diremos que a solução será obtida por um computador – uma ferramenta capaz deexecutar diversas vezes e muito rapidamente algumas tarefas bem definidas.O nosso objectivo não é fazer com que o computador trabalhe eternamente sobre umproblema, talvez até insolúvel em virtude do algoritmo proposto; queremos que a solução sejaobtida ou então que sejamos avisados pela máquina de que o problema é insolúvel. Assim, umalgoritmo deve ter um número finito de operações executáveis, num determinado período detempo, e que consiga detectar a viabilidade de resolver o problema proposto.Podemos então definir algoritmo da seguinte forma: um algoritmo é uma sequênciaordenada e finita de operações bem definidas e eficazes que, quando executadas por umcomputador termina sempre num determinado período de tempo e que produz uma solução ouque indica que a solução não pode ser obtida.Pela definição anterior podemos constatar que há uma primeira instrução e uma últimainstrução, ou seja, um algoritmo tem um princípio e um fim.Ao contrário do que se possa pensar, o conceito de algoritmo não foi criado para satisfazeras necessidades da computação. Pelo contrário, a programação de computadores é apenas umdos campos de aplicação dos algoritmos. Na verdade, há inúmeros casos que podemexemplificar o uso (involuntário ou não) de algoritmos para a padronização do exercício detarefas rotineiras.
 
___________________________________________ - 2 - AlgoritmosCarla Alves (Equiparada a Assistente do 2º Triénio)
 Devemos sempre ponderar se todos os algoritmos propostos para a solução de um dadoproblema são igualmente desejáveis. Quase sempre existe mais do que uma maneira deresolver um problema, e essa escolha é nossa. Qual será então a melhor das escolhas?Dados dois ou mais algoritmos para resolver o mesmo problema, é sensato escolher aqueleque obtém uma solução no menor tempo possível e que utiliza o menor espaço para arepresentação dos dados do problema.Voltando ao contexto computacional, daqui em diante a atenção deste trabalho estarávoltada para a automação de tarefas utilizando computadores.A automação é um processo em que a tarefa deixa de ser desempenhada pelo homem epassa a ser realizada por máquinas.Para que a automação de uma tarefa seja bem sucedida é necessário que a máquina quepassará a realizá-la seja capaz de desempenhar cada uma das etapas constituintes do processoa ser automatizado com eficiência, de modo a garantir a repetibilidade do mesmo. Assim,deve ser especificado com clareza e exactidão o que deve ser realizado em cada uma das fasesdo processo a ser automatizado, bem como a sequência em que estas fases devem serrealizadas.Para que um computador possa desempenhar uma tarefa é necessário que esta sejadetalhada passo a passo, numa forma compreensível pela máquina, utilizando aquilo que sechama de programa. Neste sentido, um programa de computador não é mais do que umalgoritmo escrito numa forma compreensível pelo computador, ou seja, um algoritmo que dizao computador os passos específicos e a ordem pela qual devem ser executados.Assim, um algoritmo deve ter robustez, ou seja, um algoritmo deve contemplar todas asfacetas possíveis do problema que queremos resolver. Ao elaborar um algoritmo não devemosdeixar que nenhum detalhe provoque um mau funcionamento do mesmo. Se conseguirmosconstruir um algoritmo robusto, qualquer mudança no problema será controlada peloalgoritmo, ou seja, o algoritmo deve ser flexível para mudanças.Um algoritmo deve ser correcto, ou seja, deve dar uma solução para o problema e devecumprir todos os requisitos propostos nos objectivos.Um algoritmo deve ser eficiente, isto é, deve conseguir chegar aos objectivos propostosutilizando a menor quantidade de recursos possíveis, ou seja, minimizando o uso da memória,de passos e de esforço humano.
 
___________________________________________ - 3 - AlgoritmosCarla Alves (Equiparada a Assistente do 2º Triénio)
 Diz-se que um algoritmo é eficaz quando atinge o objectivo principal, ou seja, a análise daresolução do problema realiza-se prioritariamente.Pode dar-se o caso que exista um algoritmo eficaz mas não eficiente, na medida do possíveldevemos tentar obter estes dois conceitos conjuntamente.Para conseguir resolver qualquer problema devem-se ter em atenção os seguintes passos:- Análise do problema – neste ponto define-se o problema, compreende-se e analisa-se comtodo o detalhe.- Desenho do algoritmo – neste ponto deve-se elaborar um algoritmo que reflicta passo apasso a resolução do problema.

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->