Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
27Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Exercícios Interpretação de Textos ENEM 2012

Exercícios Interpretação de Textos ENEM 2012

Ratings: (0)|Views: 11,988|Likes:
Published by Stiv Adams
2298 EXERCÍCIOS DE INTERPRETAÇÃO INTELECÇÃO DE TEXTOS PARA VESTIBULARES ENEM 2012 IME ITA AFA EFOMM EN ESPCEX CN EPCAR EEAR ESSA ESCOLAS MILITARES TÉCNICAS CONCURSOS PÚBLICOS BANCO COLETÂNEA LISTA DE QUESTÕES EXERCÍCIOS APOSTILA COMPLETA
2298 EXERCÍCIOS DE INTERPRETAÇÃO INTELECÇÃO DE TEXTOS PARA VESTIBULARES ENEM 2012 IME ITA AFA EFOMM EN ESPCEX CN EPCAR EEAR ESSA ESCOLAS MILITARES TÉCNICAS CONCURSOS PÚBLICOS BANCO COLETÂNEA LISTA DE QUESTÕES EXERCÍCIOS APOSTILA COMPLETA

More info:

categoriesTypes, School Work
Published by: Stiv Adams on Sep 13, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See More
See less

03/31/2014

pdf

text

original

 
AUTORIA, PESQUISA, REVISÃO, ORGANIZAÇÃO: JOSÉ CARLOS DUTRA DOCARMO.
SITE 
: www.sitenotadez.net, acessado por mais de três milhões depessoas.
E-MAIL
: sitenotadez@sitenotadez.net
2.298 EXERCÍCIOS, COM GABARITO.
Pesquisados na
Internet 
, em centenas de
SITES
com exercícios e provas da Língua Portuguesa.
TEXTO.
 A Filosofia teve origem na tentativa humana de escapar para um mundo em que nada mudasse. Platão,fundador dessa área da cultura que hoje chamamos Filosofia, supunha que a diferença entre o passado e o futuro seriamínima.Foi somente quando começaram a levar a História e o tempo a sério que os filósofos colocaram suas esperanças quantoao futuro deste mundo no lugar antes ocupado por seu desejo de conhecer um outro mundo. A tentativa de levar o tempo a sério começou com Hegel, que formulou explicitamente suas dúvidasquanto à tentativa platônica de escapar do tempo e mesmo quanto ao esforço de Kant em achar condiçõesa-históricas de possibilidade de fenômenos temporais. A Filosofia distanciou-se da questão "O que somos?"  para focalizar "O que poderíamos vir a ser?" 
1. Assinale a opção concordante com as idéias do texto.A. Platão não só foi o filósofo que superou as formulações de Hegel e Kant relativas aos fenômenos temporais como foi oque cogitou na idéia de futuro.B. Inicialmente, em suas origens, a Filosofia se interessou pelas condições não-históricas das transformações temporais aque os seres humanos se sujeitam.C. Os filósofos sempre se preocuparam prioritariamente com a questão da passagem do tempo e das conseqüentesmudanças históricas.D. Hegel inaugurou, na Filosofia, as cogitações relativas ao tempo e às condições históricas dos fenômenos temporais.E. A Filosofia nasceu marcada pelo interesse do homem em sondar as suas próprias possibilidades de transformação emudança no tempo e na História.
TEXTO.
Quando a justiça entra em conflito com a lealdade, essa última geralmente leva a melhor. Muitos de nós alimentamos e protegemos nossas famílias antes de podermos pensar nas necessidades de nossos vizinhos. Muitos de nós estamos muitomais interessados no bem-estar dos nossos compatriotas do que na situação das pessoas do outro lado do mundo.
2. Em relação às idéias do texto, assinale a opção
incorreta
.(A) O senso de justiça entre indivíduos de povos diferentes é superior à lealdade que se dispensa aos familiares maispróximo.(B) A lealdade geralmente prevalece sobre a justiça quando há conflito entre as duas forças.(C) O pensamento relativo às necessidades dos nossos conhecidos é secundário em relação às preocupações com osfamiliares.(D) O interesse pelas causas nacionais é prioritário em relação aos contextos do exterior.(E) A solidariedade entre pessoas de uma mesma nacionalidade sobrepõe-se à solidariedade para com povosestrangeiros.
Interpretação de textos / Gramática / Exercícios - Portuguêshttp://sitenotadez.net/portugues-interpretacao/1 de 39828/10/2011 18:27
 
TEXTO.
 
Prever o futuro é tão arriscado que, podendo sempre errar, é preferível errar pelo otimismo. E há boas razões para ser otimista quanto à democracia. Nos últimos 20 anos, dobrou ou triplicou o número de pessoas que não vivem em ditadura.Talvez seja demais chamar Ucrânia ou El Salvador hoje de Estados democráticos, mas certamente há bem mais liberdadenesses países ou no Brasil, após a queda do comunismo e das ditaduras apoiadas pelo primeiro mundo, do que havia em1980. A conjuntura mundial torna difícil o cenário usual, que era a rigorosa repressão ante o avanço de reivindicações populares.
3. Em relação ao texto, assinale a opção correta.a) Pode-se inferir do texto que atualmente não há clima favorável à repressão de movimentos populares.b) Até há pouco tempo não havia restrições às demandas e reivindicações de segmentos insatisfeitos da sociedade.c) A expressão “tão arriscado que” pode ser substituída por tão arriscado quanto sem prejuízo para a correção do texto.d) Se a palavra “certamente” vier entre vírgulas o texto transgride as normas de pontuação.e) A vírgula após “usual” indica que a oração a seguir é restritiva.
TEXTO.
O quadro geral de apaziguamento abre espaço para a expansão da democracia. Mas resta muito por fazer. Mais que tudo,é preciso desenvolver a idéia de que a democracia não é só um regime político, mas um regime de vida. Quer dizer que omundo dos afetos deve ser democratizado. É preciso democratizar o amor, seja paternal ou filial; a amizade; o contato com odesconhecido: tudo o que na modernidade fez parte da vida privada. É preciso democratizar as relações de trabalho, hojetuteladas pela propriedade privada. A democracia só vai se consolidar, o que pode tardar décadas, quando passar dasinstituições eleitorais para a vida cotidiana. É claro que isso significa mudar, e muito, o que significa democracia. Cada vez mais ela terá a ver com o respeito ao outro.
4. Assinale a opção que está em desacordo com as idéias do texto.a) A noção de regime político é mais restrita que a noção de regime de vida.b) Pode-se inferir que as relações de trabalho tuteladas pela propriedade privada não são suficientemente democráticas.c) A proposta de ampliação do conceito de democracia transcende as questões públicas e políticas e invade o universoindividual e privado.d) A consolidação da democracia tem como condição a abrangência das questões da vida cotidiana.e) A mudança do conceito de democracia é uma transformação que está ocorrendo na sociedade e seus resultados serãovistos brevemente.
TEXTO.
Na pesquisa para avaliar a gestão nas empresas em relação à qualidade no setor de software, foram considerados osseguintes fatores: a elaboração de planos estratégicos, a inclusão de metas consistentes, a coleta de indicadores precisos, acontabilidade adequada de custos, a implantação de programas de qualidade total e a certificação dos sistemas.O relacionamento das empresas com seus empregados foi acompanhado a partir de aspectos da participação dosmesmos na solução de problemas, sua satisfação e oportunidades de aperfeiçoamento profissional. O relacionamento com omercado era avaliado considerando-se a realização de pesquisas de expectativa e de satisfação junto aos clientes; aexistência de estruturas de atendimento; a resolução de reclamações e o uso desses tipos de dados na revisão de projetos ouna especificação de novos produtos e serviços.Procedimentos específicos para qualidade em software foram medidos por indicadores referentes à adoção de métodos deengenharia para prevenção ou detecção de defeitos, à utilização de ferramentas automatizadas de desenvolvimento e ao tipode documentação adotada. Adicionalmente, todo um conjunto de aspectos foi levantado vi¬sando à caracterização dasempresas e do software desenvolvido no Brasil.
5. Em relação ao texto, assinale a opção correta.a) As escolhas sintáticas e lexicais do texto são apropriadas para um texto de relatório.b) Para que a pontuação do texto se torne correta é necessário substituir as quatro vírgulas após o sinal de dois pontospor sinais de ponto e vírgula.c) O uso da voz passiva em “foi acompanhado” tem o efeito estilístico de explicitar e reforçar o papel do agente da ação.d) Em “O relacionamento com o mercado era avaliado”, a transformação da voz passiva analítica para sintéticacorresponde a: Avaliou-se o relacionamento com o mercado.e) O uso do pretérito indica que a pesquisa a que o texto se refere está em andamento.
TEXTO.
O mundo é grandeO mundo é grande e cabeNesta janela sobre o mar.O mar é grande e cabeNa cama e no colchão de amar.O amor é grande e cabe
Interpretação de textos / Gramática / Exercícios - Portuguêshttp://sitenotadez.net/portugues-interpretacao/2 de 39828/10/2011 18:27
 
No breve espaço de beijar.
6. Neste poema, o poeta realizou uma opção estilística: a reiteração de determinadas construções e expressõeslingüísticas, como o uso da mesma conjunção para estabelecer a relação entre as frases. Essa conjunção estabelece, entre asidéias relacionadas, um sentido de:(A) oposição.(B) comparação.(C) conclusão.(D) alternância.(E) finalidade.
TEXTO.
Oh! Que saudadesDo luar da minha terraLá na serra branquejandoFolhas secas pelo chãoEste luar cá de cidadeTão escuro não tem aquela saudadeDo luar lá do sertão!
7. Os versos acima ilustram características do Arcadismo:a) exaltação à natureza da terra natal.b) declarada contenção dos sentimentos.c) expressão de sentimentos universais.d) volta ao passado para escapar das agruras do presente.e) oposição entre o campo e a cidade.
TEXTOS.
I – “A parança que foi 
¾
conforme estou vivo lembrado
¾
numa vereda sem nome nem fama, corguinho deitado demais,de água muito simplificada.” II – “...penetrar no universo do grande sertão é trilhar as veredas da poesia e, com Riobaldo, propor-se grandesquestionamentos.” III – “Após a batalha, os jagunços pararam para descansar num curso d’água orlado de buritis.” 
8. Observando as relações entre as expressões grifadas, é correto afirmar que ocorre:
a) homonímia entre I e II e antonímia entre I e III.b) polissemia entre I e II e sinonímia entre I e III.c) paronímia entre I e II e homonímia entre I e III.d) homonímia entre I e II e sinonímia entre II e III.
TEXTO.
Leia o excerto abaixo extraído de uma suposta entrevista com Riobaldo, personagem de
Grande sertão: veredas
.
“Mire e veja o leitor e a leitora: se não houvesse Brasil, não haveria ‘Grande sertão: veredas’, não haveria Riobaldo.Deviam ter pensado que pelo menos para isso serviu. E o resto é silêncio. Ou melhor, mais uma pergunta senhor Riobaldo. Oque é silêncio? 
¾
O senhor sabe o que o silêncio é? É a gente mesmo, demais.” 
(Alberto Pompeu de Toledo,
Veja).
9. No trecho acima, predominam as seguintes funções da linguagem:a) poética e fática.b) fática e conativa.c) expressiva e poética.d) conativa e metalingüística.
TEXTOS.
Leia as observações abaixo a respeito de
Grande sertão veredas.
I – A história é narrada, durante três dias, a alguém culto, que toma notas, mas que não aparece explicitamente no corpo danarrativa. As falas desse homem da cidade não são reproduzidas no livro. Sabemos de suas intervenções somente por meio dasrespostas de Riobaldo.
II – Como se trata da longa fala de um fazendeiro do noroeste de Minas Gerais, que foi jagunço e não teve muito estudo,a linguagem do livro é marcada por expressões típicas do lugar em que vive o narrador-perso-nagem, por provérbios eexemplos tirados do seu cotidiano rural.III – Quanto à estruturação do romance, não há divisão em capítulos. O início se dá com um travessão, marcando a fala
Interpretação de textos / Gramática / Exercícios - Portuguêshttp://sitenotadez.net/portugues-interpretacao/3 de 39828/10/2011 18:27

Activity (27)

You've already reviewed this. Edit your review.
rafaelajs liked this
Augusto César liked this
1 thousand reads
1 hundred reads
Fladimir Castro liked this
Neusa Magalhães liked this
Adriana Lavorato liked this
guaranny liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->