Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
6Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Apostila de Auditoria para Concursos

Apostila de Auditoria para Concursos

Ratings: (0)|Views: 1,960|Likes:
Published by Achei Concursos
Apostila de Auditoria para Concursos, contendo:

1. Introdução e desenvolvimento da auditoria;
2. Processos, normas e práticas usuais de auditoria;
3. Etapas da auditoria e exame dos registros;
4. Provas em auditoria e parecer dos auditores;
5. Princípios da ética profissional e a responsabilidade do auditor.
Apostila de Auditoria para Concursos, contendo:

1. Introdução e desenvolvimento da auditoria;
2. Processos, normas e práticas usuais de auditoria;
3. Etapas da auditoria e exame dos registros;
4. Provas em auditoria e parecer dos auditores;
5. Princípios da ética profissional e a responsabilidade do auditor.

More info:

Categories:Business/Law
Published by: Achei Concursos on Sep 17, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See More
See less

09/30/2013

pdf

text

original

 
 APOSTILA PARA CONCURSOS PÚBLICOS
AUDITORIA
Encontre o material de estudo para seu concurso preferido em
www.acheiconcursos.com.br
Conteúdo:1. Introdução e desenvolvimento da auditoria;2. Processos, normas e práticas usuais de auditoria;3. Etapas da auditoria e exame dos registros;4. Provas em auditoria e parecer dos auditores;5. Princípios da ética profissional e a responsabilidade do auditor.
1
6
 
Introdução e desenvolvimentoda auditoria
A relevância da auditoria para as empresas
É por meio do conhecimento da auditoria que se pode ormar uma visão maiscrítica do uncionamento da empresa ou de um determinado setor, permitindo que seresponda a uma série de questões que envolvem os aspectos operacionais ou fnan-ceiros da organização.A sociedade e as empresas passam por proundas transormações, provocadaspelo avanço tecnológico e a quebra de antigos paradigmas, numa constante siner-gia entre a necessidade de consumo do homem e a produção gerada pelas empresas,criando novos ambientes e orientações. Neste cenário, nunca antes vivido pelos atuaisgestores, deve-se promover pragmaticamente aos colaboradores, internos e externos,bem como aos clientes e à sociedade, qual o objetivo da organização e suas metas.Isso signifca dizer que se deve planejar: “voltar os olhos para o uturo, ou seja,trata-se de defnir hoje que resultados devem ser alcançados no uturo e de que orma.A essência desse ato é a tomada de decisões” (BIO, 1988, p. 39).Este processo, de se preparar hoje para o uturo, sore intererências de diversasorças do mercado, criando novas orientações que orçam a empresa a realizar per-manentemente adaptações e ajustes, a fm de concretizar sua missão e atingir seusobjetivos. Dessa orma, as empresas devem elaborar e rever constantemente seu pla-nejamento, seja estratégico ou operacional.O planejamento estratégico “É o planejamento mais básico e de maior alcanceque os gerentes azem para uma empresa. Os resultados do planejamento estratégicoincluem objetivos organizacionais” (HAMPTON, 1983, p. 164).Para que a empresa atinja seus objetivos organizacionais, ela deve ser efcaz emsua gestão, sendo que para atingir tal estágio se az necessário o desenvolvimento deações efcientes e efcazes.
www.acheiconcursos.com.br
1
 
A efciência operacional, que é produzir maximizando a utilização dos recursos internos pro-porcionando maior produtividade, não é o único requisito necessário para que a empresa sejacompetitiva. A efcácia operacional é um pressuposto, visto que, se a empresa não possuir ummínimo de efcácia operacional, que é ter seus produtos e serviços valorizados pelos clientes, nãoserá competitiva e estará sucumbindo diante da concorrência. (CHAGAS LIMA, 2000, p. 8)
Dessa orma, pode-se afrmar que para a empresa ser competitiva deverá ter ee-tividade, ou seja, tanto ser efciente como efcaz. É por meio da estratégia empresarialadequada que se dará a criação da vantagem competitiva permitindo à empresa so-breviver à concorrência.
Tanto a efcácia operacional como a estratégia são essenciais para o desempenho superior que, afnal,é o objetivo primordial de todas as empresas. Uma empresa só é capaz de superar em desempenho osconcorrentes se conseguir estabelecer uma dierenciação preservável. Ela precisa proporcionar maior valoraos clientes ou gerar valores comparáveis a um custo mais baixo, ou ambos. Daí decorre a aritmética darentabilidade superior, em que o ornecimento de maior valor permite à empresa cobrar preços unitáriosmédios mais elevados; a maior efciência resulta em custos unitários mais baixos. (PORTER, 1996, p. 47)
Os desafos que os executivos e administradores enrentam devem ser traduzidosem desenvolver boas estratégias que permitam criar, produzir e distribuir produtoscom rapidez e inovação, obrigando-os a ormularem planos e processos que sejamadequados às novas realidades. Para que se possa identifcar essas mudanças, az-senecessário um constante controle por meio de erramentas que mensurem se o que oiplanejado está sendo ou não realizado.“O planejamento para obter os melhores resultados deve ser exível, permitindo estra-tégias alternativas para substituir os planos existentes quando os desdobramentos econô-micos e fnanceiros divergem dos padrões esperados” (GROPPELL; NIKBAKHT, 1998, p. 4).Nessa senda é que se az necessário desenvolver uma prática que permita o acom-panhamento e identifcação de possíveis distorções que possam haver no processoempresarial, seja na área fnanceira, de recursos humanos, marketing ou operacional.A opinião técnica independente adequada para a verifcação dos atos e atosempresariais é a auditoria, prática que permite verifcar, por meio de um minuciosoe sistemático exame, se os objetivos e alterações patrimoniais têm ocorrido de ormaefciente, efcaz e adequada ao planejado e aos objetivos da organização.
Fundamentos e objetivos de auditoria
‘’A auditoria tanto na área pública quanto na área privada é uma especializaçãocontábil voltada a testar a efciência e efcácia do controle patrimonial, com o objetivode atestar sua validade sobre determinado dado’’ (ATTIE, 2000, p. 25).
www.acheiconcursos.com.br
2

Activity (6)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 thousand reads
1 hundred reads
Kelin Cristina liked this
AdrianoWagner liked this
Júnior Oliveira liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->