Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
2Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
estrutura do judiciário

estrutura do judiciário

Ratings: (0)|Views: 54|Likes:
Published by Vitor Duarte

More info:

categoriesTypes, Research, Law
Published by: Vitor Duarte on Sep 26, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, DOC, TXT or read online from Scribd
See More
See less

11/29/2012

pdf

text

original

 
DO PODER JUDICIÁRIOSeção IDISPOSIÇÕES GERAISArt. 92. São órgãos do Poder Judiciário:I - o Supremo Tribunal Federal;I-A o Conselho Nacional de Justiça;(Incluído pela Emenda Constitucional nº45, de 2004)II - o Superior Tribunal de Justiça;III - os Tribunais Regionais Federais e Juízes Federais;IV - os Tribunais e Juízes do Trabalho;V - os Tribunais e Juízes Eleitorais;VI - os Tribunais e Juízes Militares;VII - os Tribunais e Juízes dos Estados e do Distrito Federal e Territórios.§ 1º O Supremo Tribunal Federal, o Conselho Nacional de Justiça e os Tribunais Superiores têm sede na Capital Federal.(Incluído pela EmendaConstitucional nº 45, de 2004)§ 2º O Supremo Tribunal Federal e os Tribunais Superiores têm jurisdição emtodo o território nacional.(Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de2004)DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERALArt. 101. O Supremo Tribunal Federal compõe-se de onze Ministros,escolhidos dentre cidadãos com mais de trinta e cinco e menos de sessenta ecinco anos de idade, de notável saber jurídico e reputação ilibada.Parágrafo único. Os Ministros do Supremo Tribunal Federal serãonomeados pelo Presidente da República, depois de aprovada a escolha pelamaioria absoluta do Senado Federal.
 
Conselho Nacional de Justiça103-B. O Conselho Nacional de Justiça compõe-se de 15 (quinze) membroscom mandato de 2 (dois) anos, admitida 1 (uma) recondução, sendo:§ 1º O Conselho será presidido pelo Presidente do Supremo Tribunal Federale, nas suas ausências e impedimentos, pelo Vice-Presidente do Supremo Tribunal Federal.(Redação dada pela Emenda Constitucional nº 61, de 2009)
 
§ 5º O Ministro do Superior Tribunal de Justiça exercerá a função de Ministro-Corregedor e ficará excluído da distribuição de processos no Tribunal,competindo-lhe, além das atribuições que lhe forem conferidas pelo Estatutoda Magistratura,DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇAArt. 104. O Superior Tribunal de Justiça compõe-se de, no mínimo, trintae três Ministros.Parágrafo único. Os Ministros do Superior Tribunal de Justiça serãonomeados pelo Presidente da República, dentre brasileiros com mais de trintae cinco e menos de sessenta e cinco anos, de notável saber jurídico ereputação ilibada, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta doSenado Federal, sendo:(Redação dada pela Emenda Constitucional nº 45, de2004)I - um terço dentre juízes dos Tribunais Regionais Federais e um terçodentre desembargadores dos Tribunais de Justiça, indicados em lista trípliceelaborada pelo próprio Tribunal;II - um terço, em partes iguais, dentre advogados e membros doMinistério Público Federal, Estadual, do Distrito Federal e Territórios,alternadamente, indicados na forma do art. 94.DOS TRIBUNAIS REGIONAIS FEDERAIS E DOS JUÍZES FEDERAISArt. 106. São órgãos da Justiça Federal:I - os Tribunais Regionais Federais;II - os Juízes Federais.Art. 107. Os Tribunais Regionais Federais compõem-se de, no mínimo,sete juízes, recrutados, quando possível, na respectiva região e nomeadospelo Presidente da República dentre brasileiros com mais de trinta e menosde sessenta e cinco anos, sendo:I - um quinto dentre advogados com mais de dez anos de efetivaatividade profissional e membros do Ministério Público Federal com mais dedez anos de carreira;II - os demais, mediante promoção de juízes federais com mais de cincoanos de exercício, por antigüidade e merecimento, alternadamente.§ 1º A lei disciplinará a remoção ou a permuta de juízes dos TribunaisRegionais Federais e determinará sua jurisdição e sede.(Renumerado doparágrafo único, pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
 
§ 2º Os Tribunais Regionais Federais instalarão a justiça itinerante, com arealização de audiências e demais funções da atividade jurisdicional, noslimites territoriais da respectiva jurisdição, servindo-se de equipamentospúblicos e comunitários.(Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)§ 3º Os Tribunais Regionais Federais poderão funcionardescentralizadamente, constituindo Câmaras regionais, a fim de assegurar opleno acesso do jurisdicionado à justiça em todas as fases do processo.(Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)DOS TRIBUNAIS E JUÍZES DO TRABALHOArt. 111. São órgãos da Justiça do Trabalho:I - o Tribunal Superior do Trabalho;II - os Tribunais Regionais do Trabalho;III - Juizes do Trabalho. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 24,de 1999)§§ 1º a 3º - (Revogados pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)Art. 111-A. O Tribunal Superior do Trabalho compor-se-á de vinte e seteMinistros, escolhidos dentre brasileiros com mais de trinta e cinco e menos desessenta e cinco anos, nomeados pelo Presidente da Reblica apósaprovação pela maioria absoluta do Senado Federal, sendo:(Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
 
Art. 115. Os Tribunais Regionais do Trabalho compõem-se de, no mínimo,sete juízes, recrutados, quando possível, na respectiva região, e nomeadospelo Presidente da República dentre brasileiros com mais de trinta e menosde sessenta e cinco anos, sendo:(Redação dada pela Emenda Constitucional
 
nº 45, de 2004)DOS TRIBUNAIS E JUÍZES ELEITORAISArt. 118. São órgãos da Justiça Eleitoral:I - o Tribunal Superior Eleitoral;II - os Tribunais Regionais Eleitorais;III - os Juízes Eleitorais;IV - as Juntas Eleitorais.

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->