Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
0Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
IMPRIMIR Como Iniciar Um Jornal Escolar

IMPRIMIR Como Iniciar Um Jornal Escolar

Ratings: (0)|Views: 1 |Likes:
Published by Camila Gurjão

More info:

Published by: Camila Gurjão on Oct 02, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/13/2014

pdf

text

original

 
COMO INICIAR UM JORNALESCOLARNO PROGRAMA MAISEDUCAÇÃO
Recomendação para a Coordenação do Programa Mais EducaçãoI. ETAPA PREPARATÓRIAPASSO UM
Apreparação do Jornal Escolar no Programa Mais Educação inicia com a escolha domonitor.Para tanto, alguns requisitos são indispensáveis: essa pessoa deve gostar de ler e escrever,e também estar disposta a aprender, porque Jornal Escolar é educação (veja passoseguinte).Esta recomendação vale tanto para as escolas que publicarão dentro da atividadeLetramento, como para as que o farão dentro da atividade Jornal Escolar.
PASSO DOIS
Organizeuma sessãodeestudodotexto
,como monitore mesmooutros professores.Um estudocomplementar, muito produtivo,pode ser feitoa partir do texto
.Essa reflexãoé fundamental e com certeza terá repercussões nos resultados, pois o jornalescolar não é um “fazer”, mas um projeto pedagógico.
PASSO TRÊS
Como são os alunosdo Mais Educação na sua escola? Hácrianças e adolescentes deidadesdiversas? Os níveis de aprendizagens são muito diferentes?Agrupe esse público em turmas o mais homogêneaspossível.Crie uma tabela como a que seque (a quantidade e nome das turmas são apenas umexemplo)
Turmas
Turma A e B (nível anos iniciais)Turma C (nível intermédio)Turma D e E (nível anos finais)
 
PASSO QUATRO
A periodicidade recomenda para um Jornal Escolar é bimestral (a cada dois meses). Maisfrequente,fica um corre-corre. Mais espaçado perde eficácia.Calculequantas aulas de 50 minutos haverádurante a preparação de um número do jornal(dois meses, se seguir nossa recomendação).
PASSO CINCO
No Portal do Jornal Escolar há uma coleção de sequências didáticas que trabalhamdiferentes gêneros textuais. Todas propõemum roteirosimilarde aulas,para facilitar aapropriação dos educadores.As sequências didáticas para alunos de nível de anos iniciais,têm de8 a9 aulas de 50minutos (
veja que falamos de nível de anos iniciais, não que estejam nos anos iniciais
).Elas são:
o
Bilhete
o
Carta do Leitor
o
Historia em Quadrinho
o
Historia de Vida
o
Pesquisa de Opinião
o
Poesia
o
Texto Informativo
o
Texto de Opinião
o
Texto PublicitárioAs sequências didáticas para alunos de
nível de anos finais
têm 12 aulas.O ideal étrabalhar na ordem que apresentamos abaixo, pois essas sequências didáticas estãoarticuladas entre si, para garantir a progressão da aprendizagem.
o
Artigo de Opinião
o
História de Vida
o
Notícia
o
Reportagem
As 
Sequências Didáticas para o Jornal Escolar 
foram construídas na perspectiva da educação integral, desenvolvendo os seguintes aspectos: -A apropriação do gênero textual -A expressão oral dos alunos -A escrita e reescrit-A leitura do mundo (reflexão sobre a realidade)-A manifestação livre do aluno (liberdade de expressão na escola)-O trabalho cooperativodurante a preparação das produções -A escolha dos textos que serão publicados pelos alunos -O senso de revisão e aprimoramento da obra produzida -A avaliação crítica do jornal produzido -A interação escola-aluno-família-comunidade.Recomendamos ler uma dessas sequências didáticas.
. Aescola terá de fazer o download e imprimir.
 
Escolha as sequências didáticas que cada turma irá trabalhar a cada edição do jornal.Recomendamos que os monitores trabalhemcom sequências didáticas apenas durante ametade das oficinas. Na outra metade, eles podem realizar atividades diversas (veremosisso no passo seguinte).Continue preenchendo a tabela de planejamento(exemplo):
Turmas1ª edição2ª edição3ª edição4ª edição
Turma A e B(nível anosiniciais)BilhetePoesia Historia deVidaHistoria emQuadrinhoTurma C (nívelintermédio)História deVidaPesquisade OpiniãoTexto deOpiniãoTextoInformativoTurma D e E (nível anosfinais)Artigo deOpiniãoHistória deVidaNotíciaReportagem
PASSO SEIS
Os monitores listam outras atividades para realizardurante metade das oficinas (a primeirametade é ocupada por sequências didáticas, como acabamos de ver).Essas atividades complementares podem ser criadas pelos monitores, aCoordenadora doMais Educaçãoou mesmo a CoordenadoraPedagógica da escola. Também podem serpesquisadasem diversas fontes. NoPortal do Jornal Escolar, na seção
há muitassugestõesdisponíveis.Realize agora o planejamento de cada edição do jornal.Primeira Edição –um bimestre(exemplo)
TurmasSequênciasdidáticasOutras atividades
Turma A e B(nível anosiniciais)BilheteLeitura e análise de jornaisRoda de leitura na biblioteca (duas vezes)Atividade brincando com o dicionárioTurma C (nívelintermédio)História de VidaLeitura e análise de jornaisRoda de leitura na biblioteca (duas vezes)Atividade brincando com o dicionárioHistórias da redação. Visita de jornalista àescola e conversa com a turma.Turma D e E(nível anos finais)Artigo de OpiniãoLeitura e análise de jornaisAtividade brincando com o dicionárioPreparação de cartazese campanhadedivulgação do jornalVisita à rádio comunitária

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->