Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
1Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Pregos Parafusos e Buchas

Pregos Parafusos e Buchas

Ratings: (0)|Views: 111 |Likes:
Published by Augusto Favilla
Tipos básicos de pregos, parafusos e buchas. Encontrado no site "GUIA DO MARCENEIRO" - Muito bom site.
Tipos básicos de pregos, parafusos e buchas. Encontrado no site "GUIA DO MARCENEIRO" - Muito bom site.

More info:

Published by: Augusto Favilla on Oct 20, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

10/20/2012

pdf

text

original

 
E
XEMPLOS DE
P
REGOS
 
Estes manuais são baseados nas BricoFichas do site 
,entretanto, as imagens foram tratadasdigitalmente e alguns textos editados pelo Guia do Marceneiro.
 
EXEMPLOS DE TIPOS DE PREGOS
 
TIPOS
 
OS DIVERSOS TIPOS DE CABEÇAS:
 O prego de cabeça chata , é muito utilizado, por exemplo, para junções em madeira.O prego de arame é especialmente destinado a trabalhos de marcenaria e para assoalhos.Enterre a cabeça com o punção, encha eventualmente com massa de madeira.
PREGOS DE AÇO:
 Estes pregos são feitos de um metal de grande resistência. Existe igualmente uma variedadecanelada , em aço temperado, servem para fixar madeira sobre matérias empedradas.Para as pedras duras e o concreto, é no entanto preferível utilizar as escápulas.
PREGOS DE CABEÇA LARGA:
 Servem para a fixação de chapas de cobertura e para trabalhos de construção. Os mais longos(direita), com a cabeça chata e larga, servem para a colocação de placas de ardósia. Os mais curtos(esquerda), cuja cabeça talvez ainda mais larga, são utilizados em placas asfálticas.
PREGOS PARA GESSO:
 Os pregos para gesso são canelados e providos de uma cabeça chata estriada. São utilizados parafixar placas de gesso sobre ripas de madeira.São galvanizados, o que é importante visto que a ferrugem mancharia o gesso de forma irremediável.
PREGOS PARA PAINÉIS ISOLANTES:
 Estes pregos são feitos de aço, eventualmente galvanizado, (algumas vezes dourados), a suaponta é quadrada. A sua cabeça é chata, lisa e larga (mais de 1 cm de diâmetro).Estes pregos são feitos para a fixação de painéis em materiais moles, como a de vidro e outrosisolantes.
PREGOS ROSQUEADOS:
 Igualmente conhecido como prego-parafuso, porque, devido à sua forma, eles penetram enroscando-se na madeira.Utilizam-se para construções de madeira, freqüentemente com ferragens de ancoragem.Eles são muito difíceis de arrancar. Faça um furo prévio de diâmetro inferior antes de o pregar emmadeira dura .
PREGOS ROSQUEADOS ESPECIAIS:
 Servem para fixar os revestimentos de telhados. Existe um modelo previsto para assegurar aimpermeabilidade do local de fixação, o cimo da sua cabeça está coberta com uma camada especial.Existem igualmente os pregos rosqueados destinados à fixação de revestimentos onduladosbetuminosos.
TACHAS E PREGOS DE GUARNIÇÃO:
  As tachas de estofador (direita) são destinadas a fixar as guarnições (couro e tecido) à madeira dosmóveis. Elas são muito robustas.Os pregos de guarnição ou estofador (esquerda), de cabeça dourada, redonda e oca são geralmenteutilizados para disfarçar as tachas nos tecidos dos assentos.
PREGO-ESCÁPULA:
 O prego-escápula (direita) permite segurar objetos e materiais empedrados "moles" ou a madeira. Oprego escápula (centro) em aço, serve para fixar objetos mais pesados.
 
O prego de olhal (esquerda) é um dos acessórios utilizados para fixar guarnições e janelas a alvenaria .
PREGO GRAMPO OU "U":
 Os pregos grampos ou "U" são dobrados, terminando cada extremidade numa ponta e servem para fixar telas, redes de vedação ou arame farpado a pilares de madeira. São normalmente galvanizados o quelhes permite resistir às intempéries.http://www.guiadomarceneiro.com/?dir=dicextr_arq&gdm=pregos
,entretanto, as imagens foram tratadasdigitalmente e alguns textos editados pelo Guia do Marceneiro.
 
EXEMPLO DE TIPOS DE PARAFUSOS
 
OS TIPOS DE CABEÇAS:
 Os parafusos de cabeça com fenda (1) utilizam-se com chaves de parafusos planas cujas dimensõesdevem coincidir exatamente com a ranhura.Os parafusos Philips (2) são melhores, porque, devido ao maior número de ranhuras, oferecem ummelhor encaixe da chave.Os parafusos com cabeça Torx (4) têm uma forma em estrela de 6 pontas.
PARAFUSOS PARA MADEIRA:
 Estes parafusos diferenciam-se por terem a cabeça redonda, escariada e redonda escariada.Os parafusos de cabeça escariada e redonda escariada utilizam-se quando não é importante quefiquem visíveis.Com os de cabeça redonda pode fazer-se mais força e apertar mais o parafuso. Para fixar sanitáriosutilizam-se parafusos de cabeça redonda escariada.
COMPRIMENTO DOS PARAFUSOS:
 Para os parafusos de cabeça escariada, o comprimento é a distância que vai da ponta ao extremosuperior da cabeça.Para os parafusos de cabeça redonda o comprimento será desde a ponta até à parte inferior dacabeça e para os parafusos de cabeça redonda escariada , mede-se desde a ponta até à partesuperior cónica da cabeça..
PARAFUSOS AUTO-ATARRACHANTES / ABRE-ROSCA:
 Os parafusos auto-perfurantes Philips (1) têm uma rosca cortante para que não seja necessário furar previamente a superfície.Para placas finas de metal ou plástico utiliza-se o parafuso parker.
"TIREFOND":
 Os "tirefond" são parafusos "clássicos" para madeira, mais largos e de cabeça sextavada.Utilizam-se sobretudo para unir peças de madeira (sempre que a união deve ser robusta e que oseu aspecto não importe). Aperte-os com a ajuda de uma chave de bocas ou cachimbo.
CAMARÕES / PITÕES:
 Para pendurar objetos pesados, prefira um camarão (esquerda).Os camarões de olhal aberto (centro) ou fechado (direita) permitem pendurar todo o tipo de objetos. A maioria dos pitões/camarões é rosqueada (rosca normal) até metade do seu comprimento.
PARAFUSO DE ROSCA:
  A colocação de um parafuso de rosca de cabeça cônica plana (com porca) exige uma escareaçãoprévia.

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->