Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
2Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
auxiliodidatico1

auxiliodidatico1

Ratings: (0)|Views: 211 |Likes:
Published by HamiltaSantos

More info:

Published by: HamiltaSantos on Oct 22, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

01/24/2013

pdf

text

original

 
ENSINO DE FÍSICA: presente e futuro
933
CO-1-076
Material didático para uso do professor do ensino fundamental
Xavier, José Carlos
1
[xavier@uerj.br]
Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Colégio Cruzeiro
Resumo
A vivência mostra que os alunos chegam ao Ensino Médio com medo e muitas vezes traumatizadoscom o ensino da Física, tendo esta disciplina como algo impossível de se aprender e sem nenhuma noçãode que a Física é uma ciência experimental e de grande aplicação no dia-a-dia. Com o objetivo deminimizar esta problemática, produzimos um material didático que compreende em um conjunto deexperimentos simples, tais como: 1) Torre de Pizza; 2) Ludião; 3) A Prensa Hidráulica; 4) ReflexãoTotal da Luz em um semicírculo de Acrílico; 5) O Bastão Atraindo Pequenos Pedaços de Papel; 6) OBastão Atraindo um Filete de Água; 7) Ressonância entre Pêndulos Simples; 8) O Duplo Cone; 9) OCopo de Plástico que não Pega Fogo; 10) Variação da Pressão com a Velocidade e 11) O Disco deNewton, que mostram alguns fenômenos físicos acontecendo, gerando a curiosidade dos alunos pelaFísica. Os experimentos são confeccionados com materiais de fácil aquisição e por isso possibilitam aosprofessores executarem as experiências propostas com baixo custo. O objetivo principal é fazer comque o estudante ao chegar ao Ensino Médio goste e se interesse pela Física. Apresentamos estasexperiências para alunos da terceira série do Ensino Fundamental e observamos que há um interessenatural pelo entendimento da natureza. Após a apresentação os alunos fizeram uma redação sobrealgumas das experiências, que estão colocadas após a apresentação do material. Durante a apresentaçãosurgem algumas respostas que mostram como pensam as crianças antes de conhecer os modelosmatemáticos para a explicação dos fenômenos. A conclusão é que estes alunos têm uma boa percepçãodo fenômeno, gerando respostas tais como: “O cone parece que sobe, mas na verdade o seu centro estádescendo”, “Existe uma força entre os pedaços de papel e o bastão que não podemos ver”, “Eles trocammovimento por terem o mesmo tamanho”, entre outras. As respostas se aproximam da teoria que explicao fenômeno estudado, o que nos leva a acreditar que este tipo de experiência deva ser apresentada aosestudantes durante todo o seu período de formação, sendo que nestas séries exploramos apenas aredação como forma de avaliação. O nosso objetivo ao longo do tempo é acompanhar algumas turmasque passaram por este processo com outras que não, através do desempenho em Física nas séries doEnsino Médio.
Introdução:
Este trabalho foi desenvolvido para ser utilizado por um público que não tenha grandesconhecimentos de física. Ele se propõe a desenvolver a sensibilidade do aluno afim de mostrar que afísica está em todas as partes e no seu dia a dia. As experiências aqui enumeradas podem ser construídascom materiais de fácil aquisição. Os usuários (professores) não devem se ater as explicações teóricas,mas sim, se preocupar com as observações dos fenômenos físicos, para que possam desenvolver emseus alunos o interesse pela física, pois assim facilitará o ensino-aprendizagem desta matéria nas sériesseguintes.O elenco de experiências foi escolhido para ser demonstrado em um tempo aproximado de umahora e meia, sempre com a proposta pedagógica de simplicidade, objetividade e baixo custo, para que oprofessor possa adquirir e repetir todas as experiências.Esperamos que esse trabalho seja de grande valia para os professores e alunos, e que com issopossamos dismistificar a física e torná-la acessível a toda comunidade escolar.
 
 Atas do XV Simpósio Nacional de Ensino de Física
934
1 - A Torre de Pizza.
-A teoria envolvida é o momento de força (torque), que trabalha com a força e a distância daaplicação da força.
Material:
-4 hastes planas-3 planos retangulares de madeira;-16 parafusos;-1 prumo.
Procedimento
:Vamos variando a posição do centro de gravidade, “envergando” a Torre até o peso (prumo) ficarna mesma linha da aresta da base de apoio. Até aí a torre se mantém em equilíbrio e dessa posição emdiante a torre cai.
Justificativa:
Neste momento a força peso e a reação do plano encontram-se na mesma direção e em sentidosopostos, sendo a posição limite para existir o equilíbrio, a partir dessa posição a torre cai, os momentos dopeso e da normal se somam, dando um torque (tombo).
Uma brincadeira simples:
Sentar um aluno em uma cadeira e mandá-lo se levantar sem atirar o seu corpo para frente, ou seja,mantendo a coluna reta. Observa-se que o aluno não consegue levantar-se da cadeira.
2-Ludião.
Serve para mostrar duas situações:-um corpo mais denso tende a ir para o fundo-o empuxo é igual ao peso do líquido deslocado.
 
ENSINO DE FÍSICA: presente e futuro
935
Material:
-garrafa pstica de 2L;-tubo oco de uma caneta;-linha;-peso;-durepoxi.
Procedimento:
Ao apertar a garrafa de Pet, há um aumento da pressão que se distribui ao longo de todo olíquido (princípio de Pascal), assim a água entra dentro do tubo da caneta, fazendo com que ela desloquemenos água, diminuindo o empuxo e obrigando a caneta a descer. Observar a água entrando no tubo dacaneta a medida que apertamos a parte externa da garrafa.
Justificativa
:-Equações: no equilíbrio, o empuxo (E) é igual ao peso da caneta (P), ou seja E – P = 0. Quandodiminuimos o empuxo, o peso fica maior que o empuxo, há o desequilíbrio e a caneta desce.
Observação:
-corpos mais densos tendem a ir para o fundo;-o empuxo é diretamente proporcional à quantidade de líquido deslocado;-a pressão se distribui ao longo de todo o líquido e ao recipiente que o contém.
Teoria envolvida:
Princípio de Pascal: “Os acréscimos de pressão sofridos por um ponto de um líquido em equilíbrio sãotransmitidos integralmente a todos os pontos do líquido e das paredes do recipiente onde este está contido.”Teorema de Arquimedes: “Todo corpo sólido mergulhado num fluido em equilíbrio recebe umaforça de direção vertical e sentido de baixo para cima cuja intensidade é igual ao peso do fluido deslocado.”
 Exemplos:
-flutuação das barcas, dos navios, submarino etc.

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->