Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
3Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Apostila de Educação Física - ATLETISMO 6º ANO

Apostila de Educação Física - ATLETISMO 6º ANO

Ratings: (0)|Views: 517 |Likes:
Published by Emerson Walter

More info:

Categories:Topics, Art & Design
Published by: Emerson Walter on Oct 22, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

04/22/2014

pdf

text

original

 
Professor: Emerson Walter Apostila de Educação Física
Atletismo 6º Ano
O atletismo é uma das primeiras modalidades esportivas que se pratica, poisse baseia nos movimentos naturais como saltar, correr e arremessar. Praticadodesde os tempos que remontam ao início de nossa civilização, originou-se danecessidade de treinar guerreiros. A palavra atletismo deriva da raiz gregaathlon, que significa combate. As principais provas atléticas são a corrida, osalto e o arremesso. A corrida é prova atlética realizada dentro de uma pista. Por isso pode ser classificada como prova de pista.O salto(salto em altura, salto triplo, salto em distância e salto com vara) e oarremesso(arremesso do disco, do peso, do dardo e martelo) são realizadosdentro de um campo. Por isso podem ser denominadas provas de campo.Para as provas de corrida develocidade a pista é dividida em faixas paralelas,demarcadas, chamadas raias ou balizas.
Considerações sobre a corrida 
 A corrida é uma das formas mais primitivas de exercício e deve ter surgido danecessidade dos homens primitivos de andar mais depressa para fugir dealguns perigos ou perseguir a caça. A prática regular da corrida aumenta acapacidade respiratória, melhora a circulação sanguínea e aumenta a forçamuscular.Você já percebeu que correr édiferente de andar depressa? Quando umapessoaestá andando, ela mantém um dos pés no chão e o outro no ar, a todoo momento. Nacorrida, de tempos em tempos, os dois pés do atleta ficam noar.As corridas de pequeno e longo percurso são chamadas corridasrasas(Exemplos: 100, 200, 400, 800 até 42.195 metros). Quando, porém, sãocombinadas com saltos de barreira, temos a corrida com obstáculos(Exemplos: 100, 110, 400 m). A corrida de revezamento, segundo os historiadores, teve origem nos correiosda Pérsia e do Egito.

Activity (3)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 thousand reads
1 hundred reads
Paula Regina liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->