Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
305Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Apostila SENAC PDF

Apostila SENAC PDF

Ratings:

4.83

(18)
|Views: 28,285 |Likes:
Published by Chan fotografo
Apostila SENAC - Curso de Fotografia
Apostila SENAC - Curso de Fotografia

More info:

Published by: Chan fotografo on Jan 22, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

01/09/2014

pdf

text

original

 
 
Curso de fotografia etratamento de fotos
Avenida do Imigrantes, 310 - Vila Rau -Jaraguá do Sul/ SC - Cep 89254-430 - Fone: (47) 3275-8400 e 3275-8403
 
Princípios éticos em suas relações de trabalho
Existem questões éticas envolvidas na fotografia, principalmente em fotos tiradas na rua eou locais públicos. São questões como “foto roubada”, “instantâneo” ou “preservação daidentidade ou condição” do fotografado.Como todos sabem a ética é uma das fontes do direito. Pode-se dizer que QUASE TUDOque é ilegal é anti-ético, mas a recíproca não é verdadeira, pois nem tudo que é anti-ético éilegal, a atividade de fotografar em via pública é uma delas e ai que entra uma questão debom senso. Em praticamente todo o mundo, o que está ao alcance dos olhos na rua, épassível de ser registrado. Porque não há “privacidade” a ser defendida na rua. Prova dissoé a atividade do paparazzo e do detetive particular, que ainda que tenham uma éticaquestionável, desde que realizadas em ambientes públicos não constituem crime, nemgeram direitos indenizatórios.
Direito de uso de imagem: Você sabe o que é isso?
O mundo das celebridades é conhecido pela quantidade de flashes disparados por todos oslados.Mas é a partir deste meio que surge uma dúvida comum: o que realmente é o Direito de Usoda Imagem? Qualquer um pode fotografar pessoas na rua? Quais os mecanismos jurídicosque devem ser utilizados para proteger sua própria imagem?O que é Direito de uso de imagem?Segundo o Dicionário Aurélio, em linguagem comum, a palavra imagem significa:“reprodução gráfica, plástica ou fotográfica de pessoa, animal ou de objeto”.Na linguagem jurídica, o direito à imagem é um dos direitos que se adquire ao nascer. Fazparte dos direitos que buscam a defesa dos valores que nascem com homem.Previsão legalA Constituição Federal, de 1988, no art. 5, explica que a pessoa não pode privar-se da suaprópria imagem, porque se trata de um direito próprio da pessoa. Entretanto, ela poderádispor de sua imagem gratuitamente ou em proveito econômico.Já, a utilização de imagem alheia necessita de autorização do interessado. Caso ela sejausada sem o seu consentimento, ou ultrapasse os limites do que foi autorizado, resultará emuma violação ao direito à imagem.Para se fazer alterações na imagem é necessária, também, a autorização do titular.
Avenida do Imigrantes, 310 - Vila Rau -Jaraguá do Sul/ SC - Cep 89254-430 - Fone: (47) 3275-8400 e 3275-8403
 
Uso da imagem
No caso de uma fotografia tirada estritamente para fins informativos (para publicação em jornal ou similar) e no caso dessa imagem não agredir a moral da pessoa fotografada, aimagem poderá ser publicada mesmo sem autorização da personagem.Se a pessoa se sentir ofendida com a imagem publicada, ela poderá recorrer na justiça, masdificilmente ganhará a causa, pois a foto foi tirada para fins informativos e, como previsto nalei, o direito coletivo predomina sobre o direito individual.Por exemplo: se alguém tirar uma foto sua na praia, a título de mostrar quantas pessoasexistem naquela praia, naquele momento, não existe crime de utilização indevida deimagem. A pessoa fotografada não pode recorrer na justiça, pois a praia é um lugar público eaquela imagem foi usada para informar. Mas se a foto for usada com intuito de má-fé(prejudicar de alguma maneira o dono da imagem), o personagem poderá questionar o meioque a publicou.É importante ter em mente que o que determinará problema de uso indevido de imagem é ofim para o qual foi utilizada.Por exemplo, no caso de alguém tirar uma foto do Ronaldinho, jogador de futebol, beijandouma mulher casada em um restaurante e publicá-la numa revista a título de informação -pois as pessoas querem saber da vida da personalidade - não haverá abuso de direito deimagem. Mesmo que a senhora casada alegue que isso foi uma ofensa moral, a intenção dafoto foi de informar e não de prejudicá-la.Caso a imagem seja usada vinculada a algum produto, a pessoa poderá protestar pelautilização, caso não tenha autorizado previamente, alegando que a empresa está usando aimagem para promover o produto e com isso ganhando dinheiro.Um bom exemplo disso seria uma pessoa estar em um estádio de futebol, tomando umagarrafa de Coca-Cola. Se alguém faz uma foto que é publicada na primeira página do jornalGazeta do Povo, não se pode questionar, pois a foto está sendo utilizada com o propósito deinformação. Agora, se a empresa da Coca-Cola, utilizar a mesma foto para fazer apropaganda do produto, a personagem fotografada poderá pedir indenização por danosmateriais, já que sua imagem está vinculada ao produto e não está sendo pago nada por isso.Uma questão a ser observada é a montagem fotográfica. Essa deve ser tratada comcuidado, pois muitas fotos, feitas para fins comerciais, são montadas.É importante salientar que tudo o que será feito com uma imagem deve constar no contratode autorização. Se não houver autorização, a pessoa pode recorrer à justiça, impedindo autilização da mesma. Como por exemplo, caso a foto tirada do “Ronaldinho”, na praia, desunga, seja montada e usada para a promoção de uma casa de striper, ele pode recorrer,pois a foto foi montada e usada de modo o qual ele não autorizou.
Avenida do Imigrantes, 310 - Vila Rau -Jaraguá do Sul/ SC - Cep 89254-430 - Fone: (47) 3275-8400 e 3275-8403

Activity (305)

You've already reviewed this. Edit your review.
neivadaig liked this
Rostand Melo liked this
Sebastiao liked this
alana_6sic6 liked this
fsoutilha liked this
Flávio Dornas liked this
Francisco Saes liked this
Adilson55 liked this
Bruno Queiróz liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->