Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
5Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
reflexão

reflexão

Ratings: (0)|Views: 493|Likes:
Published by Manuelalopes.ff518

More info:

Published by: Manuelalopes.ff518 on Jan 23, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOCX or read online from Scribd
See more
See less

12/02/2012

 
Casa de Nossa Senhora do Rosário
Eixo Prioritário 2 – Adaptabilidade e aprendizagem ao longo da vida
Tipologia 2.2 – Cursos de educação Formação de AdultosManutenção e Instalação de Sistema Informáticos
Animação Sócio-Cultural
Formanda: Maria Manuela Rodrigues Lopes
Reflectindo sobre…
Titulo (s) do (s) trabalho (s):
 
Impacto dos Mass Média na Iniciativa Novas Oportunidades
1.Breve descrão:
Elaboração de trabalhos com a finalidade de evidenciar:Os direitos fundamentais e cidadania activa.O impacto que os mass mediam cria na opinião pública (Iniciativa NovasOportunidades).
2.Breve descrição do processo de elaboração do (s) trabalho (s):
Preparação do delegado e subdelegado para a apresentação do grupo a visitar à RTP.Interpretação de alguns direitos da constituição da república, para a elaboração de umguião para essa visita, que tinha como objectivo reconhecer o funcionamento desta e aimportância da rádio e televisão na recepção e difusão da informação.Visita às instalações da RTP de Coimbra.Elaboração de uma reportagem sobre a visita.Consulta e visualização na internet de rádio, televisão e jornais em inglês.Elaboração da reportagem em inglês sobre a visita.Preparação de um debate televisivo sobre a Iniciativa Novas Oportunidades.Simulação, gravação e edição deste.Participei num jogo que tinha como finalidade conhecer a organização do EstadoPortuguês, quem são os responsáveis e o que fazem.Realização de um PowerPoint sobre a televisão, a rádio e os jornais online.
2.1Tarefas que realizei individualmente:
Realização do PowerPoint sobre a televisão, rádio e jornais.
2.2Tarefas que realizei colectivamente
Todas as restantes tarefas foram feitas colectivamente.
3.Escolhi este (s) trabalho (s) porque:
Evidenciam os critérios pedidos pelo referencial (DR3).
4.Senti facilidade e ou dificuldades em:
Organizar ideias pala a elaboração dos trabalhos.
5.Gostei e /ou não gostei de:
 
Casa de Nossa Senhora do Rosário
Eixo Prioritário 2 – Adaptabilidade e aprendizagem ao longo da vida
Tipologia 2.2 – Cursos de educação Formação de AdultosManutenção e Instalação de Sistema Informáticos
Animação Sócio-CulturalGostei de todos os trabalhos, principalmente porque são temas actuais.
6.Gostaria de desenvolver/ melho7.Refira as competências de referencial e UFCD´s que este(s) trabalho(s)evidencia(m).Justifique.
CP
– Aprendi a interpretar alguns direitos fundamentais da Constituição da República, paraa elaboração de um debate sobre a Iniciativa Novas Oportunidades (INO). Este serviu paradebater diversas opiniões entre (alunos e professores do ensino regular, formandos eformadores dos cursos da (INO), representantes da assembleia da republica e entidadesempregadoras), com o objectivo demonstrar a importância dos mass média na divulgação daINO.Neste debate evidencio os seguintes direitos:
Artigo 13º, que diz que a educação é um direito de todos e para todos.
Artigo 43º, Todos têm direito à liberdade de ensinar e de aprender.
Artigo 47.º, Liberdade de escolha de profissão e acesso à função pública.
Artigo 53.º,Segurança no emprego.
Artigo 58º, que evoca o direito ao trabalho cabendo ao Estado promover a formaçãocultural e técnica e a valorização profissional dos trabalhadores.
Artigo 74º, afere o direito ao ensino de modo a garantir o direito à igualdade deoportunidades de acesso e êxito escolar, tem como objectivo a escolarização geral dapopulação ao nível do ensino secundário, considerado hoje o patamar mínimo paradotar os cidadãos das competências essenciais ao mundo em que vivemos.
Por ultimo o artigo 37º, Liberdade de expressão e informação. Que nos deu o direito à
realização deste debate.
Para além disto também participei num jogo que tinha como finalidade conhecer como estaorganizado o Estado Português, quem são os responsáveis e o que fazem.
STC
 – Depois da visita às instalações da RTP, onde fomos recebidos pelo Dr. SançãoCoelho, realizador desta estação, elaborei um artigo reflexivo sobre o impacto dos mass mediana opinião pública e na imagem da INO (Iniciativa Novas Oportunidades). Não tenho dúvidasque os mass media têm um grande poder sobre a opinião pública, tendo influenciado muitagente a aderir à esta iniciativa.A televisão é sem dúvida a que causa maior impacto. Para além da informação dada comoos outros, é muito mais completa, pois tem imagem e som, que depois de trabalhados para nosdespertar a atenção, nos entra todos os dias em casa. Este impacto é mais visível durante ohorário nobre (Prime – time), em que a escolha da programação é feita, muitas das vezes, nãopela sua importância mas pela renumeração proveniente desta.Não podemos esquecer também a importância dos satélites nos meios de comunicação,uma vez que esta não poderia ser feita sem a utilização destes sempre que há dificuldade nacomunicação por meio dos emissores. Estes emitem para qualquer parte do mundo commelhor qualidade de transmissão e permitem uma melhor adaptação ao fuso horário dos váriospaíses, pois possibilitam uma emissão quase instantânea para qualquer parte do mundo.
 
Casa de Nossa Senhora do Rosário
Eixo Prioritário 2 – Adaptabilidade e aprendizagem ao longo da vida
Tipologia 2.2 – Cursos de educação Formação de AdultosManutenção e Instalação de Sistema Informáticos
Animação Sócio-CulturalPara além disto, fiz também um trabalho, onde evidencio a importância da Internet nadivulgação da informação.
CLC
 – Com a visita à RTP reconheço que os mass média são muito importantes para adivulgação da cultura e arte, na medida que através destes podemos ter conhecimento dequalquer evento a decorrer em qualquer parte do mundo. Assim a divulgação da INO foi maisreforçada chegando mais rapidamente a toda a população influenciando a sua adesão.Depois da elaboração de vários textos nas diferentes áreas de competência, consigoverificar as suas diferenças.A reportagem permite uma maior criatividade, em que o jornalista conta como a interpretou,depois da sua investigação, como se fosse uma história.A notícia é mais objectiva, o jornalista limita-se apenas a divulgar os factos acontecidos.No artigo fala-se sobre um assunto, dando-nos a liberdade de expressar o nosso ponto devista.Na publicidade há necessidade de uma linguagem universal e apelativa para captaraatenção dos leitores ou receptores num curto espaço de tempo para um determinado objectivo.
 
CLC-LEI –
Fiz consulta na internet de dios, TV e jornais onde vi e ouvi noticias,publicidade e programas de entretenimento em Língua Inglesa.Elaborei uma notícia sobre a visita à RTP em Língua Inglesa, para publicar no jornal daescola.
1.O que aprendi com este(s) trabalho(s) que vai para alem das competências /UFCD´s do referencial:
Aprendi como fazer consulta de informação onlin
e.
Que impactos teve (tiveram) /terá (ão) este (s) trabalho (s) na minha vida(contextos pessoal, profissional, institucional e 
São uma mais valia para a minha vida.
2.Macro-estrutural):
3.
Comentário (s) do(s) formandor(es
)
 _____________________________________________________________________________  _____________________________________________________________________________  _____________________________________________________________________________  _____________________________________________________________________________  _____________________________________________________________________________  _____________________________________________________________________________  _____________________________________________________________________________  _____________________________________________________________________________  _____________________________________________________________________________  _____________________________________________________________________________ 

Activity (5)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Jose Fernandes liked this
Jose Fernandes liked this
Noémia Carreira liked this

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->