Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
4Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Torcedor Brasileiro: Segmentação dos Fãs de Futebol Brasileiro

Torcedor Brasileiro: Segmentação dos Fãs de Futebol Brasileiro

Ratings: (0)|Views: 153 |Likes:
White Paper from The Listening Agency
White Paper from The Listening Agency

More info:

Categories:Types, Research
Published by: The Listening Agency on Nov 09, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

01/02/2013

pdf

text

original

 
Segmentação dos Fãs de Futebol Brasileiro1
Que Tipo de Fã é Você?
Segmentação dos Fãs deFutebol Brasileiro
 
Segmentação dos Fãs de Futebol Brasileiro2
Que tipo de fã e você?
O futebol é um jogo aparentemente simples.
Uma bola, duas equipes e 11 jogadores. Porém,assim como os jogadores e os times, nem todos os torcedores são iguais. Existem muitos tipos detorcedores e pedimos a ajuda deles para compreender melhor os diferentes perfis de fãs de futebol aquino Brasil dizendo-nos um pouco sobre suas experiências como espectador e antecipando como serãosuas atividades durante a Copa 2010. 
Principais Conclusões
 
1. A primeira Copa multiplataforma
 A
Copa 2010 promete ser uma verdadeiraexperiência multimídia para o público brasileiro.51% dos entrevistados prevêem ver jogos ao vivo pelainternet e 80% pretendem conferir online os melhoreslances das partidas. Visualização de jogos onlinepode, em parte, refletir o fato de que os jogos serãorealizados durante o dia. Cerca de 35% dosparticipantes antecipam que verão jogos ao vivo nolocal de trabalho. Além disso, 40% acessarão algumacobertura via telefone celular, 75% lêem blogsrelacionados à Copa e 54% vão jogar futebol virtualpela internet ou por meio de um console durante ocampeonato.
2. A Influência Crescente de Mídia Social
Meios de comunicação social já tiveram um impactoimportante sobre a maneira pela qual o público serelaciona com futebol. O estudo constatou que 43%dos entrevistados se comunicam via Twitter durante aspartidas e um adicional de 32% através decomunicadores de mensagens instântaneos. Estapontuação é quase tão elevada quanto mais ascomunicações já estabelecidas como o telefone (45%)ou SMS (44%).
3. Mulheres Interativas
Uma das descobertas mais importantes do estudo é aquantidade de jovens mulheres que estão fazendoparte de um novo perfil de fã de futebol de maneirainterativa. Em parte, refletindo a natureza dacomunicação no Twitter e no fato de que este é umcampo em que elas não têm sido tradicionalmenteexcluídas. 51% do segmento Fã Interativo é feminino.Das mulheres que fizeram parte do estudo os númerosque usam mídia social para se comunicar são 53%durante jogos e 63% durante a semana.
4. Patriotas Internacionalizados
 
O público brasileiro vai torcer patrioticamente parasua Seleção durante a Copa como era de se esperar.57% antecipam que irão vestir uma camisa daSeleção e 30% vão comprar produtos relacionado aoBrasil antes da Copa. Porém, isso só conta uma parteda história. Mais de 61% dos torcedores afirmam queseu interesse no torneio é no desempenho de todos osmelhores jogadores do mundo em oposição a 32%interessados em assistir apenas o Brasil. Apesar dagrande rivalidade, a Argentina é a equipe que osbrasileiros estão mais interessados em seguir (59%),seguida por Espanha, 55%; Itália, 53%; e Inglaterra,52%.
5. Interesse alto em Apostas nos Jogos
Surpreendente, talvez devido ao fato de que a apostacontinua a ser ilegal no país, 38% dos brasileirosantecipam que estarão fazendo algum tipo de apostaem algum momento durante o torneio.
 
O estudo também revelou a presença de 10segmentos de diferentes tipos de fãs, os quais serãodescritos em mais detalhes a seguir.
 
Segmentação dos Fãs de Futebol Brasileiro3
1. Futebol Social
Sobre o Segmento
Leve envolvimento com futebolem comparação aos outrossegmentos. Seu engajamentovem através de partidas pelamídia. Eles ocasionalmenteassistem futebol ao vivo pelaTV. Ainda assim a maioria torce por um time,mas nem todos. Os que torcem provavelmente ofazem para um grande time nacional. Poucostorcem para um time fora do Brasil.Raramente assistem as partidas no estádio.Alguns falam sobre futebol durante a semanacom os amigos, mas é mais provável que sejacara a cara ou via e-mail. Em geral eles nãousam redes sociais como meio de comunicaçãopara discutir futebol durante a semana oudurante os jogos.
Relação com a Copa2010
A Copa é o torneio que muitosdeste segmento mostram maior interesse por assistir. No entanto, a sua conexãoprimária com o torneio vem por acompanhar alguns jogos pela TV. Interação com a Copa por mídias digitais é limitada. Pouco interesse ementrar em blogs ou sites de futebol e baixaprobabilidade de procurar jogos online. Aprioridade é seguir no progresso do Brasil ealguns vão vestir sua camisa da seleção ou vãofazer uso de uma bandeira. Maior probabilidadede assistir partidas em casa ou no trabalho.
7.4%
46% M54% H
Marcas
Menos de 16 anos17-19 anos20-24 anos25-34 anos35-44 anos45-54 anosMais que 55 anos

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->