Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
1Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
reconduções

reconduções

Ratings: (0)|Views: 37 |Likes:
Published by Miguel Tiago

More info:

Published by: Miguel Tiago on Nov 16, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

12/04/2012

pdf

text

original

 
 PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS
Grupo Parlamentar
 Sobre a recondução de professores e contratação de escola ao abrigo do Decreto-Lei nº132/2012 em Escolas TEIP e Escolas com contrato de Autonomia
1.
 
O Grupo Parlamentar do PCP foi o único Grupo Parlamentar a apresentar umaApreciação Parlamentar sobre o Decreto-Lei nº 132/2012. Na sequência dessaApreciação Parlamentar, denunciámos as injustiças aí vertidas e resultado das opçõesdo Ministério da Educação e Ciência, nomeadamente quanto à indefinição de
“necessidades transitórias”, a
os critérios utilizados para a contratação de escola e aum conjunto de outras matérias contidas nesse documento.2.
 
Na sequência dessa Apreciação Parlamentar, o PCP propôs a revogação do Decreto-Lei, tendo então sido acompanhado pelos Grupos Parlamentares do BE, do PEV e doPS.3.
 
O PCP sempre criticou a banalização da precariedade entre os professores, ageneralização da contratação de escola para suprir o que na verdade são necessidadespermanentes do sistema educativo e que resulta do facto de não haver concursonacional por lista graduada com o devido número de vagas. Da mesma forma, sempredenunciámos os efeitos perversos dessas opções, quer no que toca à celeridade, querno que toca à justeza e transparência dos processos.4.
 
Ora, tendo o sido o PCP o único partido a chamar a Apreciação Parlamentar o regimede concursos para 2012 e a criticar abertamente as possibilidades de recondução decontratados, não é justo afirmar que o PCP defende as reconduções de professorescontratados, nem nas escolas não-TEIP, nem nas escolas TEIP.5.
 
O PCP reitera a posição de que apenas a consagração das necessidades destas escolascomo necessidades permanentes do sistema educativo e a sua supressão por via deum concurso nacional por lista graduada com base em critérios objetivos é capaz de seconstituir como solução para a latente injustiça que possa verificar-se nestesprocedimentos concursais.6.
 
O PCP não concorda com a legislação em vigor, e foi aliás o único partido a trazê-la adiscussão no parlamento. Todavia, isso não pode significar que se defendam práticasque não se enquadram na legislação. Como tal, a verificarem-se essas práticas noâmbito regular dos trabalhos da Inspeção Geral, devem ser tomadas as medidasnecessárias para a reposição da legalidade. A injustiça está na lei e a sua concretizaçãonão poderia deixar de ser igualmente injusta.

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->