Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
15Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Infecção Urinária e Acupuntura/Acupunctura

Infecção Urinária e Acupuntura/Acupunctura

Ratings:

4.79

(14)
|Views: 2,872 |Likes:
Published by nuno
artigo que descreve o diagnóstico semiológico da infecção urinária na medicina chinesa (MTC) e analisa diversos protocolos de acupuntura/acupunctura
Acompanhe o blog
http://acupuntura.blogas-pt.com/blog/
artigo que descreve o diagnóstico semiológico da infecção urinária na medicina chinesa (MTC) e analisa diversos protocolos de acupuntura/acupunctura
Acompanhe o blog
http://acupuntura.blogas-pt.com/blog/

More info:

Published by: nuno on Jan 26, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOCX or read online from Scribd
See more
See less

05/10/2014

 
INFECÇÃO URINÁRIA
A infecção urinária é uma condição muito comum nas mulheres. Pode dividir-seem Infecção urinária baixa e alta. A diferença sintomática encontra-se napresença de sintomas sistémicos como lombalgia e febre na infecção urináriaalta. Em termos de Medicina Ocidental falamos de doenças diferentes. Por exemplo, a cistite é uma IU baixa enquanto que a pielonefrite é uma IU alta.Sintomas como disúria, urgência em urinar e polaquiúria são comuns tanto àinfecção urinária alta como infecção urinária baixa.Cistite classifica-se como Lin Zhen (estrangúria).
DIAGNÓSTICO DE ACORDO COM A MEDICINA CHINESAHumidade-Calor na Bexiga
1
Frequência em urinar, polaquiuria, micção em gotas, sensação de peso nabexiga, sensação de queimadura no trato urinário, sensação de calor, dor melhora com frio, urina escassa e amarelo escura, língua normal ou com capaamarela e pegajosa no AI e pulso deslizante e rápido.
Estase de Sangue
Frequência em urinar, dor tipo facada muito severa, ausência da sensação dequeimadura, hematúria, possível palpação de massas, agravamento à noite emelhora com movimento, língua púrpura com varicosidades sublinguais e epulso tenso.
Humidade-Calor no AI
2
1
Temos, neste caso, uma infecção urinária baixa.
2
Compare-se as diferenças sintomáticas entre este padrão e o padrão de Humidade-Calor naBexiga.
 
Frequência em urinar, polaquiuria, micção em gotas, sensação de peso no AI,sensação de queimadura no trato urinário, sensação de calor, dor melhora comfrio, urina escassa e amarelo escura, febre, lombalgia acompanhada desensação de peso, obstipação, língua vermelha com capa amarela e pegajosa,pulso deslizante e rápido.
Vazio de Yin do rim
Mião em gotas, polaquiuria, urina amarelo escura, dor tipo moinha queagrava com calor, sensação de queimadura ao urinar, sensação de calor naspalmas das os e plantas dos pés, suores nocturnos, agitação física epsíquica, febre vespertina, língua vermelha sem capa, pulso fino e rápido.
Vazio de Yang do Rim
Polaquiuria, urgência em urinar, urina em gotas, urina pálida, dor tipo moinhaque agrava com frio e melhora com calor, aversão ao frio, lombalgia, fraquezados membros inferiores, lentidão física, zumbidos, língua pálida e inchada,pulso lento, profundo e fino.
ACUPUNCTURASelecção de pontos para infecção urinária:
6BP, 3VC, 28B3VC e 28B são, respectivamente, ponto de alarme e ponto de assentimento daBexiga. O ponto 6BP é um ponto muito usado no tratamento de problemas dosistema genitourinário.
Selecção de pontos de acordo com os padrões clinicos:
Humidade-Calor na Bexiga: 66B, 40B, 9BP9BP elimina Humidade, 66B é o 2º ponto Shu e elimina Calor da Bexiga e oponto 40B é o 5º ponto Shu e, como tal, elimina Humidade-Calor da Bexiga.Estase de Sangue: 10BP
 
10BP é um ponto para mover o Sangue.Outros pontos a usar: 36E, 17B.Humidade-Calor no Rim: 9BP, 2R
3
, 23B9BP elimina Humidade e o 2R elimina Calor. O ponto 23B é o ponto deassentimento do Rim e fortalece a acção dos outros pontos usados.Outros pontos a usar: 10R, 3R.Vazio de Yin do Rim: 6R, 3R, 23BAtendendo à presença do ponto 6BP no protocolo base, decidimos adicionar estes pontos especifícos para o Yin do Rim. O 6R ainda tem acção junto doslíquidos orgânicos.Outros pontos a usar: 7R.Vazio de Yang do Rim: 23B, 4VG, 1RCombinação base para tonificar Yang do Rim.Outros pontos a usar: 36E, 3R, 7R.Pontos sintomáticos para sintomas relevantes:Hematúria: 10BP, 8BP, 6F, 5RSensação de peso no trato urinário: 28E, 39E, 9BPFebre: 4IG, 14VG, 5TASuores nocturnos: 6C, 7R, 3IDLombalgia: 40B, 4Fagitação psíquica: Yintang, Sishencong.BIBLIOGRAFIA
3
O ponto 2R é mais usado em quadros de calor por Vazio de Yin. Mas uma vez que é 2º pontoShu pode ser usado para eliminar calor.

Activity (15)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
luz_1 liked this
luz_1 liked this
luz_1 liked this
Diego Arrebola liked this
Elisiê Vieira liked this
Diogo Flora liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->