Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
0Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Biva Ques

Biva Ques

Ratings: (0)|Views: 0|Likes:

More info:

Published by: Ailton Soares da Silva on Nov 18, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOCX, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

11/18/2012

pdf

text

original

 
BIVAQUES
 
Dicas e Informações:
 
Bivacando na Montanha
 
Bivaque
 
é o forma mais natural de se dormir em umamontanha, o menor peso e a facilidade de poder se ajeitar emqualquer lugar são as primeiras vantagens de muitas. Vamosconhecer técnicas e sabedorias para o maior conforto possível ea menor agressão ao meio ambiente.
 
Do alemão
beiwache
, ou do francês
bivouac 
, significa: área deestacionamento em que você só dispõe de abrigos naturais,especialmente árvores, cavernas ou pedras planas, além demuita criatividade.
 
A arte de se cobrir com as estrelas ou de enfrentar as pioressituações possíveis, de dormir em uma caverna com redes e desentir o mais puro ar circulando por nossas narinas é umabsoluto sentimento outdoor (longe de quatro paredes). Porémnão podemos esquecer dos índios em suas ocas e das pessoascarentes que moram nas ruas da cidade e usam desse artifíciopara sobreviver e não para se divertir... mas vamos a montanha !
 
Bivaque em árvores
 
(fig.1) : uma árvore podelhe ajudar para fixar redes e até mesmo para lhe proteger dosereno e da umidade da noite, é fácil de armar um esquema comuma rede, duas árvores e um pequeno toldo por cima de plástico,também pode-se usar apenas uma árvore e buscar outros meiosde fixação como pontas de pedras e fissuras para materialmóvel, na rede vai o saco de dormir e por baixo quem sabe oisolante térmico para deixa-la mais plana.
 
Bivaque em cavernas
 
(fig.2) : é fácil deencontrar cavernas em montanhas, nelas podemos nos abrigarnaturalmente como se fossem barracas ou com redes, mas nestecaso é necessário que tenham fissuras ou pontas de pedra paraarmar uma proteção improvisando material móvel e fitascompridas (cordeletes) que nestas horas ajudam muito. Ascavernas normalmente são úmidas por isso é bom ter sempre umplástico que sirva de toldo (cobertura) para jogar por cima oupara forrar o chão, além de um isolante térmico e de um saco dedormir.
Bivaque em pedras
 
(fig.3) : "uma boa pedraplana pode até lembrar a sua cama", basta um saco de dormiruma boa roupa e um isolante térmico. Muitas vezes como esseslugares estão expostos a ventos, chuva ou umidade da noitecomo em cumes e patamares mais elevados por isso é bom estarbem equipado, um saco de bivaque e uma boa roupa podem tequebrar o galho de forma animal mas um saco de dormir e umisolante trazem o tão esperado conforto cinco estrelas ou melhormilhões de estrelas se o céu estiver sem nuvens. Existe tambémo bivaque feito no meio de grandes escaladas, ai aconselha-sedormir sempre preso a um ponto fixo se a exposição a altura forgrande.
 
 
Fig.1
 
Fig.2
 
Fig.3
 
Cabanas e abrigos improvisados
 
(fig.4) :com algum pedaço de lona e pontos fixos pode-se improvisar umacabana. Ex: três galhos em forma de tripé e uma lona podemsignificar um abrigo.
 
Kit básico (bivaque):
 
. saco de dormir. lonas plásticas para forrar o chão (2,50m x 2,20m ) - p / 2pessoas. lona plástica para servir de teto ( 3,00m x 3,00m ) - p/ 2pessoas. isolante térmico (2,10m x 70cm ) - 1 pessoa, o materialsugerido é o E.v.a. encontrado lojas de materiais para sapatariaou marcas disponíveis no comércio.. saco de bivaque - é difícil de encontrar para vender mas épossível improvisar um em casa, os modelos que sãocomercializados podem ser feitos de materiais bastanteresistentes com o Gore-tex e nylon plastificado.. a roupa faz sempre a diferença, meias, luvas e toucasprotegem os pontos extremos do corpo que são as áreas maissensíveis às temperaturas baixas, calças e blusas protegem oresto do corpo.. cordeletes e mosquetões no caso de usar a rede.
 
Atenção: cuidados necessário em umbivaque !!!
 
. por estar ao ar livre é importante ter muito cuidado com osanimas, principalmente com os peçonhentos como as aranhas,formigas e escorpiões. As vezes sem querer eles podem seabrigar antes de você em seu quente saco de dormir e na hora H(ui ui ui), por isso dê sempre uma atenção geral a isso, olhe ostênis e objetos que possam abrigá-los e que vão entrar emcontato com o seu corpo. Lembre-se estamos visitando o lugaronde esses seres vivos habitam por isso pense bem antes dematá-los.. não durma perto de pedras elevadas em noites de chuva comraios.. não quebre árvores ou modifique o ambiente apenas paradormir uma noite, podem existir ótimas opções ao redor, procurepela melhor sem danos a natureza.. se estiver de rede tome todos os cuidados de segurança antesde dormir, acordar no meio da noite com uma queda dentro dosaco de dormir pode ser perigoso e até um pesadelo. Bon
s sonhos!!!
 

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->