Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
3Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Notas de Teste de Software

Notas de Teste de Software

Ratings:

5.0

(1)
|Views: 5,937 |Likes:
Published by Jaguaraci Silva

Este documento contém uma série de notas sobre teste de software, incluindo: Teste Funcional Critério - Particionamento por Classe de Equivalência Critério - Análise de Valor Limite Critério - Teste Funcional Sistemático Critério - Grafo de Causa-Efeito Teste Estrutural Grafo de Fluxo de Controle Grafo de Fluxo de Dados

Este documento contém uma série de notas sobre teste de software, incluindo: Teste Funcional Critério - Particionamento por Classe de Equivalência Critério - Análise de Valor Limite Critério - Teste Funcional Sistemático Critério - Grafo de Causa-Efeito Teste Estrutural Grafo de Fluxo de Controle Grafo de Fluxo de Dados

More info:

Categories:Types, Research, Science
Published by: Jaguaraci Silva on Nov 23, 2012
Copyright:Traditional Copyright: All rights reserved

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF or read online from Scribd
See more
See less

12/19/2013

pdf

 
Notas de Teste de software - Jaguaraci Silva - 14 de Dezembro de 2012
Notas de Teste de Software
Introdução ao Teste de Software
 
Teste de Software é uma forma de garantir que o produto de software atende osrequisitos que foram definidos, então executa-se o programa para revelar a presençade defeitos.
 
D (Defeito), E (Erro) e F(Falha) – O Defeito é um passo, processo ou definição de dadosincorretos. O Engano é uma ação (humana) que produz um defeito, esses doisconceitos são estáticos, portanto, não dependem da execução do programa. Aexistência de um defeito pode ocasionar um Erro durante a execução do programaque o levará a um estado inconsistente, tal estado pode incorrer em Falha, que é umresultado diferente do esperado.
 
O domínio de entrada de um programa P pode ser denotado por D(P), que é oconjunto de todos os valores possíveis para execução de P. Um dado de teste T é umelemento do domínio de entrada de um programa P. Um caso de teste é um parformado pelo dado de teste e uma saída esperada (T, O(P) ), onde a saída esperada éforma por um domínio de saída O(P) e o conjunto de todos os testes são referenciadoscomo Conjunto de Casos de Teste de um programa. O veredicto sobre o sucesso oufalha de um caso de teste é dado por um Oráculo utilizando a especificação S(P) eexecutando os casos de teste.
 
Validação, Verificação e Teste - Validação estamos construindo o produto certo?.Verificação estamos fazendo da maneira certa?. Teste examina o comportamento doproduto de software durante a sua execução (Verificação Dinâmica).
 
Fases de Teste – Teste de sistema, Teste de Unidade e Teste de Integração.
 
Notas de Teste de software - Jaguaraci Silva - 14 de Dezembro de 2012
Teste Funcional
 
Teste de Caixa Preta, tem objetivo de cobrir a especificação. Pode ser derivadoa partir de um modelo com base na arquitetura e requisitos do software.
 
Benefício: Não leva em conta detalhes de implementação, pode ser utilizadoem qualquer paradigma e fase do desenvolvimento.
 
Limitações: Não garante cobertura de código e a detecção de defeitosdepende da qualidade da especificação de requisitos.
Teste Funcional – Particionamento por Classe de Equivalência
 
O domínio de entrada e de saída do programa é dividido em um número finito departições (ou classes) de equivalência.
 
Os dados da mesma partição tem a capacidade de revelar os mesmos defeitos e sãoconsideradas partições válidas e inválidas.
 
A geração de teste deve selecionar um dado em cada partição e os casos de testedevem ter cobertura de ao menos cada partição.
 
Intervalos ou conjuntos são possuem indicação de que os dados serão processados damesma forma.
 
Notas de Teste de software - Jaguaraci Silva - 14 de Dezembro de 2012
Diretrizes:Condição de Entrada Definição das Classes de Equivalência
Se CE especifica intervalo de valores Um classe válida e outra inválidaSe CE especifica uma quantidade devaloresUma classe válida e duas inválidasSe CE especifica um conjunto de valoresdeterminados que devem ser tratados demaneira diferenteUma válida para um e uma inválida comvalor qualquer.Se CE especifica situação: “deve serassim...”Uma classe válida e outra inválida
 
Os casos de teste devem cobrir o maior número de classes válidas possível e devehaver um caso de teste para cada classe inválida.
 
Benefícios: Redução no tamanho do domínio de entrada e na criação de dados deteste. É adequado para aplicações com variáveis de entrada facilmente identificadas eco valores específicos.
 
Limitações: O critério não á facilmente aplicável quando o domínio de entrada ésimples mas o processamento é complexo. Os dados podem não ser processados deforma idêntica ao grupo de dados especificado nos testes. A técnica não fornecediretrizes para combinação dos dados de teste.
Exemplo:
O programa deve determinar se um identificador é válido ou não em Silly Pascal (uma variantedo Pascal). Um identificador válido deve começar com uma letra e conter apenas letras oudígitos. Além disso, deve ter no mínimo um caractere e no máximo seis caracteres decomprimento.
Entradas da aplicação:V
– Vetor de caracteres que representa o identificador.
T
– Tamanho do vetor.
L
– 1º caracteredo vetor é uma letra.
ID Variável deEntradaClasses Válidas Classes Inválidas1 V
V[0..T-1] != vazio V[0..T-1] = vazio
2 V
Para cada elemento de V, ondeV[1]..V[T-1] pertence ao conjunto Z ||[a..z|A..Z]Para cada elemento de V, ondeV[1]..V[T-1] não pertencente aoconjunto Z || [a..z|A..Z]
3 V
Para cada elemento de V, ondeV[1]..V[T-1] pertence ao conjunto Z&& [a..z|A..Z]Para cada elemento de V, ondeV[1]..V[T-1] não pertencente aoconjunto Z && [a..z|A..Z]
4 T
1 <= T <= 6 T < 1 e T > 6
5 L
L=V[0] && pertence ao conjunto[a..z|A..Z]L=V[0] && não pertence aoconjunto [a..z|A..Z]

Activity (3)

You've already reviewed this. Edit your review.
Guerra_Edu liked this
1 thousand reads
1 hundred reads

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->