Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
170Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Escusa

Escusa

Ratings:

3.0

(1)
|Views: 8,087|Likes:
Published by Luís Sérgio

More info:

Published by: Luís Sérgio on Nov 23, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOCX, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

11/08/2013

pdf

text

original

 
Exmo. Sr. diretor-geral da Administração escolar
 ASSUNTO:
Pedido de escusa da função de avaliador externo dadimensão científica e pedagógica no âmbito da ADD
O artigo 40º do Estatuto da Carreira Docente, intitulado "Caracterização eobjectivos da avaliação do desempenho" refere, no ponto 3, alíneas a), b) e h),respectivamente: "contribuir para a melhoria da prática pedagógica dodocente"; "contribuir para a valorização do trabalho e da profissão docente" e"promover o trabalho de cooperação entre os docentes, tendo em vista amelhoria do seu desempenho".Nos termos do nº 4 do artº 5º do Despacho normativo n.º 24/2012 consideroser meu dever profissional passar a expor a V. Exa. o seguinte:
1.
Como V. Exa. sabe, as competências avaliativas, assim como outras, não sãoexclusivamente matéria do domínio da forma, são, antes de mais, matéria dodomínio da substância.Deste modo, como V. Exa. igualmente sabe, não é condição suficiente a leideterminar que alguém tem competência para realizar uma determinada funçãopara que esse alguém passe a ter, substantivamente, essa competência.Neste domínio, como em vários outros, aquilo que é determinado pela leiconstitui uma condição necessária, mas não constitui, de modo algum, umacondição suficiente.
2.
Os professores do meu Grupo Disciplinar que solicitarem a observação de aulastêm, seguramente, como todos nós temos
 –
o direito a uma avaliação justa,ria e credível como é referido na lei vigente.Todavia, para que esse direito se possa concretizar, é necessário que estejamreunidas as condições objetivas que possibilitem a realização efetiva de umaavaliação justa, séria e credível. Nomeadamente:
 
a)
 
Que os professores avaliadores externos tenham tido uma formação queos capacite para essa função.b)
 
É sabido que avaliar alunos não é o mesmo que avaliar professores, nemisso confere competência para tal.c)
 
Toda a literatura científica, nacional e internacional, sobre a matéria oconfirma e o próprio Conselho Científico para a Avaliação de Professorestambém já o fez, quando explicitou que os professores avaliadores deve
 
ser objeto de uma formação especializada de caráter científico, técnico e profissionalcertificado, de média ou longa duração, realizada em parceria com instituições deensino superior (Recomendações N.º 5/CCAP/2009);d)
 
Que o professor avaliador, a quem lhe são delegadas competências,considere possível e se sinta capacitado para realizar uma avaliação justa, séria e credível, através da observação de aulas, num reduzidoespaço de tempo, que será tida como avaliação de um biénio.e)
 
Estas são as condições substantivas que permitem cumprir o dever deavaliar e satisfazer o direito de ser avaliado, com justiça, seriedade ecredibilidade.f)
 
Não são as condições formais (ser professor posicionado num escalãosuperior e ter sido objeto de delegação de competências) que, só por si,capacitam para avaliar com justiça, seriedade e credibilidade.
3.
Como é do conhecimento de V. Exa., o Ministério da Educação ainda nãoimplementou essa formação especializada para professores avaliadores.Por consequência, eu não reúno, assim como a maioria dos professores nãoreúne, nenhuma das duas condições acima enunciadas:a)
 
Não me foi ministrada qualquer formação especializada no domínio daavaliação de professores.b)
 
Sou lice
nciada em ………..
, não sou licenciada nem mestre em avaliaçãode professores.c)
 
Tenho formação pedagógica para ensinar e avaliar alunos, não tenhoformação para avaliar professores.
 
d)
 
Ninguém se capacita para ser avaliador de professores, de um instantepara o outro;e)
 
Não estão, assim, reunidas as condições que promovam implicaçõespositivas para a valorização do trabalho e da profissão docentedecorrentes desta avaliação de desempenho feita por pares em virtudede não estarem garantidas a autoridade e a legitimidade reconhecidaspor uma formação superior e especializada de caráter científico, técnicoe profissional.
4.
Se o acima exposto se refere e aplica, em geral, à avaliação dos professores,com maior relevância se refere e aplica a uma avaliação que visa,predominantemente, apurar níveis de excelência na prática docente.Por estas razões, declaro, com clareza, o que considero ser uma objetivaimpossibilidade de exercer formalmente as funções que me são atribuídas:realizar sem uma formação especializada e apenas em duas (ou três) aulas umaavaliação da qual possam resultar elementos fiáveis que sustentem a atribuição dos maiselevados níveis de proficiência no desempenho da atividade letiva que são os níveis paraos quais os professores do meu Grupo Disciplinar se candidatam.Estando, como não poderia deixar de ser, em absoluta concordância com ofacto de que deve ser assegurado aos avaliados a possibilidade de aceder aosmais elevados níveis de classificação que a lei prevê neste modelo de avaliação,essa minha concordância não invalida que é necessário que existam ascondições suficientes para que tal aconteça o que, objetivamente, não existe nomomento atual. Consequentemente, a garantia que deve ser facultada aosavaliados não pode ser por mim assegurada, por maior que seja a minhavontade de a assegurar.Sou uma escrupulosa defensora dos direitos profissionais e uma escrupulosacumpridora dos mesmos deveres, mas não posso fazer de conta que tenho umaformação que não tenho, nem fazer de conta que considero possível aquilo quese me afigura impossível.

Activity (170)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Rita Rodrigues added this note
Excelente!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
somewhere2go liked this
Isabel Barbosa liked this
arlindov liked this
arlindov liked this
Augusta Rua liked this
anapmaf liked this

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->