Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
2Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
APOSTILA - LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL

APOSTILA - LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL

Ratings: (0)|Views: 787|Likes:
Published by Nonata Cavalcante

More info:

Published by: Nonata Cavalcante on Nov 28, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

04/25/2013

pdf

text

original

 
 
Leitura e Produção Textual
(LPT)Material de Apoio
Prof.ª Maria Christina Cervera
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHOSÃO PAULO2011
 
Apostila elaborada por Prof. Ms. Maria Christina Cervera Página 2
Plano de ensino
Nome da Disciplina:Leitura e Produção TextualCarga Horária: 68 SEMESTRE 2011/01Ementa:O curso articula leitura e produção textual como instrumento para o desenvolvimento das capacidades de linguagem oral e escrita,explorando estratégias do agir com gêneros textuais em diferentes situações sócio-comunicativas no âmbito empresarial com temaspolíticos, sociais e econômicos aderentes à área específica da carreira, associando características do desenvolvimento do raciocíniológico ao discurso.Objetivo:Desenvolver, no discente, capacidades de linguagem para o uso da língua escrita e falada; habilidades quanto à leitura,interpretação e produção de gêneros acadêmicos e da área administrativa. Proporcionar uma adequada formação cultural eprofissional. Desenvolver a autonomia do corpo discente através da motivação e participação, da conscientização e do pensamentocientífico. Educar para a cidadania.Habilidade:O aluno deverá desenvolver a habilidade de:a) Redigir textos no gênero exigido e com estruturas textuais coesas e coerentes;b) Ler e compreender textos, bem como, reproduzi-los e comentá-los;c) Empregar conscientemente recursos linguísticos adequados a uma comunicação eficiente.d) Conhecer e empregar as normas da ABNT em trabalhos acadêmicos.Atitudes:a) Valorizar a leitura de diversos assuntos em diversos níveis;b) valorizar a expressão escrita no que diz respeito à leitura e produção de textos;c) Valorizar a reescrita de textos.Conteúdo Programático:1. Linguagem formal e informal. Variação lingüística2. Questões da língua:
problemas com o empregos de forma verbais como: ser, estar, fazer, haver, verbos com duplo particípio
a acentuação e emprego de verbos dos grupos: crer/dar/ler/ver e ter/vir
emprego das formas pronominais: esse/este, nesse/neste, desse/deste, isso/isto com suas flexões
maior (idade)
menor ( “ )
mas/más/mais
a fim/afins
por que/porque/por quê/porquê
mesmo(a)(s)
a gente/agente
a gente vai/nós vamos
eu/mim
mau/mal
menos
eu venho/nós vimos(requerimento)
de encontro a/ao encontro de
meio/meia
palavras parônimas mais usadas tais como : ratificar/retificar, cessão/sessão/seção, taxa/tacha, comprimento/cumprimento,acessório/assessório, tráfico/tráfego, iminente/eminente, entre outros
Novo acordo ortográfico
 
Apostila elaborada por Prof. Ms. Maria Christina Cervera Página 3
2. Questões da língua/texto:- Estratégias do reconhecimento do contexto de produção: emissor e receptor em várias situações comunicativas empresariais.- Leitura de texto da área de Administração e o levantamento do planejamento textual: hipótese de leitura; objetivo do autor; idéiacentral; palavras-chave.- Fatores de textualidade: coesão e coerência- Estrutura do parágrafo;- Estratégias de reconhecimento das estruturas dos gêneros textuais acadêmicos: resumo e resenha (técnicas de elaboração)- Diferenças básicas entre dissertação, descrição e narração.- Estratégias de leitura de textos, da área de Administração, que apresentem tipos diferentes de sequência (textos híbridos):sequência narrativa; sequência descritiva; sequência argumentativa; sequência explicativa e sequência com diálogos.- Estratégias de leitura e desconstrução de textos, da área de Administração, para se entender a Infraestrutura geral do texto nosseus mecanismos: coesão nominal e coesão verbal; nos mecanismos de enunciação: posicionamento enunciativo do autor do texto;as vozes percebidas no texto e as modalizações.- Introdução à produção e pesquisa acadêmica no âmbito da área de Administração: elaboração de tema e delimitação do assuntopara pesquisa pertinentes à área de Administração; técnicas para elaboração de projeto de pesquisa. Técnicas para a elaboração deprojetos no âmbito empresarial.- Princípios da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas); Etapas para elaboração do projeto de pesquisa; como fazercitação direta e indireta e referências bibliográficas.Metodologia:As aulas são presenciais com encontros ministrados por meio da plataforma de estudos EAD. Nesta plataforma os alunos e ostutores (professores) têm acesso, desde o início da disciplina, aos conteúdos e exercícios disponíveis no formato web (texto, áudio evídeo) e para impressão sobre Metodologia do trabalho acadêmico. Os alunos e tutores (professores) devem trabalharcolaborativamente nos fóruns, nos chats e no desenvolvimento das atividades propostas – momentos síncronos e assíncronos. Osencontros presenciais possuem dois objetivos: a) complementar as aulas práticas e expositivas; b) avaliar o desempenho de formacontínua.Sistema de Avaliação:A avaliação do aproveitamento do aluno realizar-se-á por meio de avaliações contínuas que comporão as notas para doisinstrumentos resultantes dos instrumentos diversificados de avaliação, identificados como A1, A2 e A3. As notas de cada instrumentode avaliação serão representadas numericamente em escala de 0 (zero) a 10 (dez). Os instrumentos avaliativos denominados A1, A2e A3 são compostos por atividades realizadas presencialmente.Dentre as avaliações contínuas desenvolveremos os seguintes instrumentos:
a) Projeto Pequenas atitudes, grandes resultados 
. Este projeto envolve: elaboração de parte escrita nos moldes da ABNT,onde o aluno tem possibilidade de aplicar o que aprendeu em metodologia do trabalho acadêmico; 2) Criação de banneracadêmico trabalhando as linguagens verbal e não-verbal com a proposta de despertar o aluno para agir em comunidade.Este é um projeto que se entende transdiciplinar porque envolve outras disciplinas, especialmente Inovação e Criatividade,é um projeto de curso e existe a formalidade do projeto com as explicações necessárias para o conhecimento do professor.3) apresentação de prévias dos trabalhos que compõem o projeto.b) Provas dissertativas.Bibliografia Básica:ALMEIDA, Antonio Fernando de. Português básico: gramática, redação e texto. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.MEDEIROS, Joao Bosco. Português instrumental para cursos de contabilidade, economia e administração. 8. ed. São Paulo: Atlas,2009.Bibliografia Complementar:ARGENTI, Paul A. Comunicação empresarial: a estrutura da identidade, imagem e reputação. Rio de Janeiro: Campus, 2006.

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->