Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
4Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
diagnostico eletrico

diagnostico eletrico

Ratings: (0)|Views: 231|Likes:
parte eletrica
parte eletrica

More info:

Published by: Jefferson Jorge Martinez on Dec 02, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

10/09/2013

pdf

text

original

 
Diagnósticos, L
EITURA E
I
NTERPRETAÇÃO DE
E
SQUEMAS
E
LÉTRICOS
 
C
OMPONENTES DO
S
ISTEMA
E
LÉTRICO
 
Neste capítulo, trataremos dos componentes do sistema elétrico de um veículo e dainterpretação dos esquemas elétricos. Esse estudo servirá como base para entendimentodos circuitos elétricos, assunto principal dessa apostila.Os componentes do sistema elétrico de um veículo são peças instaladas principalmente emsua carroceria.
C
HICOTE
E
LÉTRICO
 
Serve para fazer a conexão entre os demais componentes do sistema elétrico. Consiste deum conjunto de cabos, fios, elementos de conexão, elementos de proteção de circuitos, etc.Isolados individualmente, os fios são agrupados para facilitar a conexão entre os componentesdo veículo.
CABOS CHICOTE ELÉTRICO ELEMENTOS DE CONEXÃOCENTRAL ELÉTRICACONECTORES ELEMENTOS DE PROTEÇÃO DE CIRCUITOSFUSÍVEISCABOS FUSÍVEISDISJUNTORES DE CIRCUITO
 
 
C
IRCUITOS
E
LÉTRICOS
V
EICULARES
 
Os veículos atualmente possuem um número muito elevado de componentes elétricos.Para facilitar o estudo, o sistema elétrico é dividido em partes: sistema de sinalização,iluminação e conveniência do veículo.Os principais circuitos são:
Circuito de ignição;
Luz de alerta da pressão do óleo;
Luz de marcha à ré;
Luz de freio;
Buzina;
Lanternas;
Faróis;
Sinalizador de direção e emergência;
Painel de instrumentos;
Medidor de combustível;
Medidor de temperatura da água;
 Acionamento elétrico para arrefecimento do motor;
Limpador e lavadores de pára-brisa;
Travamento das portas;
 Acionamento elétrico dos vidros.Todos esses circuitos serão estudados separadamente, mas no veículo terão funcionamentosimultâneo e independente.O sistema elétrico veicular recebe tensão por linhas de alimentação. As linhas principaissão representadas por números que indicam a origem da alimentação que o componenteestará recebendo. Algumas montadoras não utilizam esta representação. As identificações das principais linhas são:Linha 30 - alimentação positiva direto da bateriaLinha 15 - alimentação positiva da igniçãoLinha 31 - alimentação negativa (massa)Linha 50 - alimentação positiva para o motor de partidaLinha X - alimentação positiva para os acessórios
 
 
Geralmente os terminais dos componentes são identificados com esses números para facilitar os testes. Além disso, a maioria dos elementos de conexão não possibilita a montagem errada.
N
OÇÕES
B
ÁSICAS DE
E
SQUEMAS
E
LÉTRICOS
 
Os diagramas elétricos têm por finalidade representar claramente os circuitos elétricos sobvários aspectos, de acordo com os objetivos:1. funcionamento seqüencial dos elementos, suas funções e as interligações conforme asnormas estabelecidas;2. representação dos elementos, suas funções e as interligações conforme as normasestabelecidas;3. permitir uma visão analítica das partes ou do conjunto;4. permitir a rápida localização física dos elementos.Para a interpretação dos circuitos elétricos, três aspectos básicos são importantes:
os caminhos da corrente ou os circuitos que se estabelecem desde o início até o fim doprocesso de funcionamento;
a função de cada elemento no conjunto, sua dependência e independência em relaçãoa outro elemento;
a localização física dos elementos.

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->