Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
1Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Projeto de Leitura e Escrita na sala de aula

Projeto de Leitura e Escrita na sala de aula

Ratings: (0)|Views: 282|Likes:
Observa-se a necessidade de tornar o aluno um leitor eficiente e ensiná-lo a escrever ortograficamente, respeitando o processo de construção de conhecimento, por isso é importante reorganizar a prática de leitura e escrita no interior da escola.
Observa-se a necessidade de tornar o aluno um leitor eficiente e ensiná-lo a escrever ortograficamente, respeitando o processo de construção de conhecimento, por isso é importante reorganizar a prática de leitura e escrita no interior da escola.

More info:

Published by: Sarah Fantin Gimenez on Dec 05, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, DOC, TXT or read online from Scribd
See More
See less

12/05/2012

pdf

text

original

 
PROJETO DE LEITURA E ESCRITA NA SALA DE AULA: REVISTA
Observa-se a necessidade de tornar o aluno um leitor eficiente e ensiná-lo aescrever ortograficamente, respeitando o processo de constrão deconhecimento, por isso é importante reorganizar a prática de leitura e escrita nointerior da escola.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Constatado o fato de que o estudo das normas gramaticais por si só não facultaao aluno o domínio da expressão oral e escrita, é importante que o professor levepara a sala de aula o objeto linguagem e faça do uso desse objeto o caminhopara que o aluno, emitindo e recebendo mensagens como ser pensante, setransforme em ouvinte/leitor e no falante/autor. Para que esse objetivo sejaalcançado, levando-se em consideração que o sujeito falante se comunica, nãocom palavras ou frases, mas com textos, é imprescinvel, que o texto seconfigure como o cerne da aprendizagem da língua portuguesa, conforme Costa,p. 35, 2002. Ainda, segundo Costa, 2002, p. 36, a leitura é o momento privilegiado doprocesso de interação, uma vez que é nele que se desencadeia o processo designificação. Lajolo, 1988, p. 59, afirma que ler não é decifrar o sentido de umtexto. É a partir de um texto, ser capaz de atribuir-lhe significação, conseguir relacioná-lo a todos os outros textos significativos para cada um. Assim, a leitura feita para produção, reprodução e transformação de sentidos,dará subsídios para o aluno descobrir-se, desvendar as contradições do ser humano e do mundo, estabelecer conclusões acerca da intencionalidade do textoe da ideologia que lhe subjaz, tornar-se capaz de concordar, discordar, questionar e apontar alternativas próprias.Segundo Barbosa e Amaral, 1988, p. 11, “escrever é um modo de viver, é umaliberdade palpável atras da qual transpomos em algo level e assim
 
transmissível ao outro, inclusive o que mora dentro de cada um – o conjunto defragmentos de que somos feitos.”Conforme Costa, 2002, p. 40, na análise dos textos dos alunos, o professor poderá identificar, comparar e avaliar as inúmeras variedades da língua – no queelas têm de diferente em suas estruturas. A seguir, respeitando a variedadeusada pelos alunos, mas colocando-os a par da existência de outras variedadesque são mais adequadas em determinados momentos e/ou ocasiões, ou maisrespeitadas pela classe escolarizada, o professor alertará os alunos para essasdiferenças, sugerindo-lhes – quando for o caso – que façam a “tradução” de umaforma textual para outra, considerando suas diferentes funções e objetivos.
OBJETIVOSObjetivo Geral
Proporcionar situações de aprendizagem que desenvolvam no aluno habilidadespara a boa escrita, desenvolvendo a capacidade de pesquisa, sanando asdificuldades próprias da série no período em curso, assim como tornar a leiturauma fonte de prazer e conhecimento no processo ativo de crescimento intelectual.
Objetivos Específicos
Estimular a leitura de forma lúdica e significativa;Valorizar a ação de ler, apresentando as diferentes funções de leitura; Ampliar o universo literário dos alunos; Apresentar a leitura como forma de manifestar sentimentos, experiências, ideias eopiniões;Definir e refinar o gosto literário, estimulando-os a identificar os seus gênerospreferidos;Transferir os conhecimentos adquiridos através da leitura para o ato da escrita ereescrita de textos, mostrando que são capazes de fazer inferências;
 
Proporcionar atras de atividades de ortografia, a prática da escrita bemelaborada, correta, estruturada e planejada.Produzir textos de diferentes gêneros.
METODOLOGIA
 A turma será dividida em grupos e cada grupo fará a leitura, em sala de aula, deum capítulo do mesmo livro. Em seguida, cada grupo apresentará o seu capítuloe, ao final da aula, todos conhecerão a história inteira. Será proposta então aconfecção de uma revista literária sobre o livro. Nela, haverá capa, contracapa,sumário, resumo da história, eu indico, criação de poema sobre o tema do livro,música que lembra a história, criação de um novo fim para a história, criação depropaganda sobre o livro, biografia do autor e conclusão (a importância daleitura), tudo ilustrado. O professor corrigirá todos os textos dos alunos e emseguida eles os reestruturarão nas folhas próprias para a confecção da revista. A culminância ocorrerá nas salas de aula, com a apreciação dos trabalhosrealizados, para que cada aluno aprecie o trabalho do outro. E em outromomento, toda a escola conhecerá as revistas literárias, por meio de visita eexposição nas salas.
Recursos:
Livros paradidáticos;Dicionários;Papel A4Jornais;Revistas;Materiais para colorir;Tesoura;Cola;Computador.

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->