Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
1Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Auto de Natal

Auto de Natal

Ratings: (0)|Views: 7 |Likes:

More info:

Published by: Antonio Lopes Cabral on Dec 08, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as ODT, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

01/24/2014

pdf

text

original

 
Auto de NatalComunidade Menino Deus.Profeta:
A história que eu vou contar agora vem acontecendo a mais de dois mil anos,repetidamente em cada favela, em cada família pobre que se mantem unida nas dificuldades. Masdessa vez, essa história tinha uma coisa especial: é a história do nascimento do Filho de Deus!Vocês sabiam que ele se fez de pobre pra saber como seus filhos preferidos vivem e nos ensinar uma lição? Que todos somos iguais perante Deus e que ele espera que nós nos tratemos iguais,independente de classe social, cor, ou religião.
 Maria entra com um cesto de roupas amarrotadas e senta-se dobrando.
Ai está a mulher que Deus escolheu para ser a Mãe de Seu Filho Jesus e de toda a Criação. Vamosacompanhar de perto e em silêncio.
 Enquanto dobra algumas roupas distraída ela percebe a presença de outra pessoa. Assutada, ela selevanta.
Anjo:
 
(O anjo se aproxima dela ajoelhando-se para reverenciá-la)
Ave cheia de graça! O Senhor esteja convosco.
(De pé)
 Não se assuste, Maria! Encontraste graça diante do Senhor Deus e ele teescolheu para dar a luz a seu Filho. Ele se chamará Jesus e será chamado Filho do Altíssimo e oSenhor dará a Ele o trono de seu pai Davi e ele reinará para sempre sobre Israel.
Maria:
Mas como se dará isso, se e eu não vivo com nenhum homem?
Anjo:
O Espírito do Senhor descerá sobre ti como uma sombra, por isso Aquele que vai nascer de tiserá chamado Santo. Tua prima, Isabel, que era considerada estéril, também concebeu ejá está nosexto mês. Maria, para Deus nada é impossível. Ele pode fazer chover na seca mais quente e fazer osol nascer na noite mais escura. Basta que peçamos e acreditemos.
Maria:
Então, eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a Vossa vontade.
(O Anjo faz que sim com a cabeça, sorrindo e sai. Maria espera ele sair e sai pelo outro lado, carregando asroupas.)
Profeta:
Bem, disso, Maria foi correndo falar com sua mãe, Sant'Ana explicando que tinha visitar sua prima Isabel para ajudá-la nos últimos meses de gestação. Isabel era uma senhora já. Não muitovelha, mas pelos 40 anos e precisaria de ajuda em casa, já que grávida de seis meses não podia fazer tudo sozinha. Quando Maria chegou lá...
(Maria chega no cantinho batendo palma, chamando por Isabel. Esta, quando encontra a Maria à sua porta se alegra, sentindo a criança pular em seu ventre.)
Isabel:
Bendita és tu entre as mulheres e Bendito é o fruto que carregas em teu ventre! Como possomerecer que a mãe do meu Salvador venha me visitar? Logo que tua voz chegou aos meus ouvidosa criança pulou de alegria em meu ventre! Bendita aquela que acreditou por que o Senhor vaicumprir o que lhe prometeu!
Maria:
Minh'alma glorifica ao Senhor e meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador, por queele viu a humildade de sua serva. A partir de agora, todas as gerações me chamarão de bendita, por que o Todo Poderoso fez maravilha por mim. Seu Nome é Santo e sua misericórdia chega a todosque o temem. De geração em geração ele realiza proezas com Seu braço. Dispersa os de coraçãoorgulho e derruba os poderosos de seus tronos, eleva os humildes e alimenta os famintos, despedesem nada os ricos. Acolhe Israel, seu servo, lembrando de Sua Misericórdia, do jeito que prometeu anossos pais, por Abraão e seus filhos para sempre.
Profeta:
Maria ficou com Isabel por três meses e teve que voltar para casa. Mas ela queria ser avisada de quando João nascesse para poder comemorar em casa com sua mãe e seu pai. Assim, elae Isabel combinaram um sinal. Quando João nascesse, Isabel mandaria acender uma fogueira bemgrande, para que Maria pudesse ver de onde ela estivesse. E como Isabel morava nas montanhas,isso ajudava muito. Foi assim que nasceu a fogueira de São João. Mas voltando à história doMessias: Maria era uma mulher justa e sincera e quando João nasceu ela estava com três meses e a barriga ainda não aparecia. Foi então que ela decidiu contar a José, com a ajuda de seus pais o queestava acontecendo.
(Entra Maria, José, Joaquim e Ana numa discussão acalorada, mas em
 
 silêncio)
José:
Não! Eu não consigo acreditar numa história dessas. Maria, eu confiava em você! Você não podia fazer isso! Joaquim, Ana eu não acredito que vocês acreditaram nessa história! Me diga,Maria, quem foi! Quem?
Joaquim:
José, meu filho, sei que é difícil de acreditar, mas as coisas de Deus são assim: não são para entender, apenas acreditar! Maria não tem motivo nenhum para ter inventado essa história. Elaé pura e valorosa assim como a mãe dela! Confie, José! Deus quer lhe dar um presente!
Ana:
José, você conhece Maria desde que eram apenas crianças e sabe que ela não mente! E comovocê explica o fato de ela saber que Isabel estava grávida antes de Isabel ter nos comunicado? José,aceite: isso é obra de Deus!
José:
Ana, isso foi apenas coincidência! Apenas isso! Maria, tenho muito apreço por ti. Tu e teus pais sabem disso, mas não posso aceitar me casar com uma mulher grávida de outro. Medesculpem, mas não posso. Não se preocupem, não vou denunciá-la, mas também não vou me casar.
(José sai, Maria começa a chorar, amparada pela mãe enquanto Joaquim sai atrás de José seguido pelas outras duas.)
Profeta:
É triste né! Mas o que José não fazia ideia era que ele estava tendo sua fé testada por Deus.Ele deveria acreditar em Maria, que ele conhecia e amava e que ele sabia que nunca mentiu! Masseu orgulho de homem estava ferido. Bem, era o que ele achava até que a noite...
(José entra preocupado.)
José:
Não acredito! Como Maria pode fazer isso comigo: me trair mesmo sabendo que eu a amo eque estávamos prometidos um ao outro. Como ela ainda teve a coragem de dizer que isso é obra deDeus quando na verdade é obra de outro homem. Não posso acreditar! Não...
(começa a chorar eadormece. O Anjo entra em cena chamando José.)
Anjo:
José! José! Acorde!
(José acorda assustado e vê o Anjo ao lado dele, sentado.)
Anjo:
José, filho de Davi, não tema receber Maria como esposa. O que está sendo gerado nela éobra do Espírito Santo de Deus e não obra de homem. Ela dará a luz a um menino e tu dará a ele onome de Jesus e ele será grande e irá livrar o povo de todos os seus pecados. Agora, meu filho, voltea dormir e vá encontrar Maria!
(Anjo sai e José volta a dormir)
Profeta:
No dia seguinte, antes de ir trabalhar José foi à casa de Maria pedir desculpas por ter duvidado dela, dizendo que um anjo tinha lhe aparecido em sonho e explicado tudo. Disse tambémque era importante se casarem logo, antes que a barriga começasse a aparecer, se não de nadaadiantaria eles casarem. E assim foi feito. Maria foi morar com José e eles passaram a viver juntos,como marido e mulher até que um dia, o imperador Augusto resolveu fazer um censo para saber quantos súditos havia em seu reino. Maria já estava com mais de oito meses, quase nove e elestiveram que ir até Belém, a terra de José. No meio do caminho, completou-se a gravidez e Mariaestava para dar a luz, mas infelizmente não tinham mais vagas nas hospedarias e tudo que elesconseguiram foi um estábulo que dividiram com uma vaca e um burrinho. As dores do partoaumentaram e à meia-noite daquele dia, ouviu um choro especial. O Filho de Deus havia nascido eos primeiros a adora-lo foram a vaquinha e o burrinho, depois que José colocou a criança nos braçosda mãe, aos poucos, os foram aparecendo pastores que estavam nas redondezas dizendo que tinhamsido avisados por uma corte de anjos que o Messias tinha nascido e que estava com sua mãe e seu pai num estábulo ali perto e que eles deveriam ir adora-lo. E vieram também três reis sábios doOriente trazendo ouro, incenso e mirra. Disseram que ficaram sabendo do nascimento do Menino-Deus pelas estrelas e que Deus tinha dado o sinal pela estrela cadente que eles estavam seguindo.Os reis-magos passaram a noite lá junto com os pastores e os animais, em adoração ao Deus-Menino e no dia seguinte partiram de volta para sua terra, certos de que teriam suas vidas mudadas por terem encontrado Deus. Jesus, Maria e José ficaram lá no estábulo até se completarem os dias

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->