Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
112Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Historia da Educacao Fisica

Historia da Educacao Fisica

Ratings:

4.42

(12)
|Views: 191,392|Likes:
Published by Hay P. Arruda
Artigo sobre a História da Educação Física
Artigo sobre a História da Educação Física

More info:

categoriesTypes, School Work
Published by: Hay P. Arruda on Feb 04, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
See More
See less

07/14/2013

 
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE NO BRASIL- PANORAMA, PERSPECTIVAS E PROPOSTAS – Prof. Dr. Victor Andrade de Melo
1
Universidade Federal do Rio de Janeiro- EEFD-
RESUMO
Este artigo tem por objetivo apresentar um panorama da estruturação da EducaçãoFísica, procurando apresentar: a) de que forma tais estudos têm sido desenvolvidos nodecorrer do tempo (uma breve abordagem da história da História da Educação Física e doEsporte); b) como na atualidade nacional e internacional tem se apresentado a estruturaçãode tais estudos; e c) os problemas que temos encontrado nesse desenvolvimento. Ao final,tento apontar algumas perspectivas e propostas, tendo claro que tal tarefa deve ser desenvolvida com cuidado extremo, para que o se confunda com um exercioirresponsável de futurologia.
Palavras-chaves: História da Educação Física; História do Esporte
 Na historiografia brasileira ainda não são usuais os estudos que se dedicam adiscutir profunda e especificamente as peculiaridades do Esporte e da Educação Física.Mais ainda, aparentemente esses dois objetos não têm sido considerados como relevantes para a compreensão de nossa sociedade; ao contrário de outros países, onde o Esporte jáocupa significativo espaço nos meios acadêmicos. Podemos perceber isto, por exemplo, naHistória Social Inglesa, onde tem sido considerado um importante objeto de estudo devidoa grande dimensão que tem assumido na estrutura social e cultural
2
. Este destacado papeltem inclusive há algum tempo atraído a atenção e conduzido a cuidadosas reflexões derenomados intelectuais, como Eric Hobsbawn
3
, um dos mais importantes historiadoresingleses vivos.
1
Professor da Escola de Ed. Física da UFRJ. Doutor em Ed. Física e Pesquisador . Coordenador do InstitutoVirtual da FAPERJ.
2
. Uma análise muito interessante neste sentido pode ser encontrada no estudo: HILL, JEFREY. British SportsHistory: a post modern future?
 Journal of Sport History
, v.23, n.1, p.1-19, 1996.
3
. Uma importante observação sobre a compreensão de Hobsbawn acerca da relevância do esporte no mundocontemporâneo é desenvolvida por J.A.Mangan na apresentação da série
'International studies in the Historyof Sport' 
, publicada pela Manchester University Press (1992). Para o autor, HOBSBAWN acredita que oesporte é uma das mais importantes práticas sociais do final do século XIX na Europa, importâncianotadamente crescente no decorrer do século XX.
 
 No Brasil, contudo, ainda (ou já) estamos dando os primeiros passos no sentido detornar mais estruturado um grupo de pesquisadores interessados nos estudos históricosligados à Educação Física e ao Esporte. Este artigo tem por objetivo apresentar um panorama desta atual estruturação, procurando apresentar: a) de que forma tais estudos têmsido desenvolvidos no decorrer do tempo (uma breve abordagem da história da História daEducação Física e do Esporte); b) como na atualidade nacional e internacional tem seapresentado a estruturação de tais estudos; e c) os problemas que temos encontrado nessedesenvolvimento. Ao final, tento apontar algumas perspectivas e propostas, tendo claro quetal tarefa deve ser desenvolvida com cuidado extremo, para que não se confunda com umexercício irresponsável de futurologia.Qual e como tem sido construída uma possível legitimidade acadêmica para aHistória da Educação Física e do Esporte no Brasil? Como têm se desenvolvido os estudoshistóricos em nossa área? Não se pode dizer que tais questionamentos sejam novidades. Dealguma forma, mesmo que não explicitamente, têm sido discutidos nos Encontros Nacionais
4
e outros espaços dedicados a discutir a História da Educação Física e doEsporte no Brasil
5
.Tais questionamentos se ligam diretamente a discussões em torno da qualidade denossa produção, de sua 'validade' para a compreensão da Educação Física e do Esporte brasileiro, de sua 'utilidade' para a compreensão da sociedade brasileira e do espaço quetemos construído. Discussões fundamentais para que possamos 'correr o risco' de levantar  perspectivas; indicadores para sugerir direcionamentos para nossa atuação, na busca detorná-la mais adequada.Este artigo, logo, não carrega em si a pretensão da originalidade absoluta. É, naverdade, a adequação de três outros artigos que escrevi, buscando possíveis perspectivas a partir da compreensão do atual momento de nossos estudos. Inicialmente procurei perspectivas em compreensões ligadas à história de nossa História
6
. Posteriormente, busquei aprofundar tais compreensões historiográficas
7
. Finalmente, procurei traçar  paralelos entre nosso 'movimento' e o desenvolvimento internacional da História da
4
. Já foram realizados vários Encontros Nacionais específicos para discutir a História da Educação Física e doEsporte. O primeiro em Campinas (Unicamp-1993), o segundo em Ponta Grossa (UEPG-1994), o terceiro emCuritiba (UFPr-1995), o quarto em Belo Horizonte (UFMG-1996) e o quinto em Maceió (UFAl-1997). Noano de 1998, o Encontro da UGF/RJ, além de outros que se seguiram.
5
. Por exemplo, no IX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (Vitória-1995) foi realizada a oficina 'Ahistoriografia na Educação Física', conduzida pelo prof. PEDRO PAGNI.
6
. MELO, VICTOR ANDRADE DE. História da História da Educação Física - perspectivas e propostas paraa década de 90.
 Revista Brasileira de Ciências do Esporte
, v.16, n.2, p.134-138, jan./1995a.
7
. MELO, VICTOR ANDRADE DE. Reflexão sobre a História da Educação Física no Brasil - umaabordagem historiográfica.
Movimento
, Porto Alegre, ano 3, n.4, p.41-48, 1996/1a.
2
 
Educação Física e do Esporte
8
. Neste artigo, objetivei desenvolver uma síntese dessesestudos, vislumbrando apresentar o mais adequadamente possível esta nova sub-área deestudo
9
.
História da História da Educação Física e do Esporte
 
A primeira fase
Podemos considerar o desenvolvimento dos estudos históricos na Educação Física brasileira dividindo-o em três fases, marcadas, além de suas diferentes características, por autores que se destacam e de alguma forma sintetizam em suas obras as características dareferida fase.A primeira fase é marcada pelo caráter embrionário de desenvolvimento dosestudos. Nesta fase, onde a produção nacional era pequena, a utilização de livrosimportados era notável. Destacam-se os livros de LAURENTINO LOPES BONORINO ecolaboradores (1931)
,primeira publicação específica do gênero escrita no Brasil, e ascontribuições de Fernando de Azevedo. Ambos tinham suas preocupações mais voltadas para os aspectos históricos da ginástica enquanto forma de 'educação do físico', com ênfasenas compreensões e abordagens de caráter mundial. Azevedo merece destaque maior, pelanatureza de suas preocupações com a História e por sua contribuão para odesenvolvimento de estudos na área.É importante entender que a preocupação básica de Fernando de Azevedo para coma História estava em utilizá-la como forma de apresentar os métodos e sistemas europeusde Educação Física, vislumbrando definir aquele a ser considerado o mais adequado a ser adotado no Brasil (PAGNI, 1995)
. Isto é, Azevedo buscava subsídios na história daEducação sica, assunto que manifestadamente era de seu gosto, para defender autilização do método sueco de ginástica, desencadeando resistências ao método alemão, bastante influente e presente nos primórdios da Educação Física nacional.
8
. MELO, VICTOR ANDRADE DE. Encontros Nacionais e o 'Movimento' da História da EducaçãoFísica/Esporte no Brasil - perspectivas internacionais.
 In
: RODRIGUES, MARILITA APARECIDAARANTES. Encontro Nacional de História do Esporte, Lazer e Educação Física, 4, Belo Horizonte, 1996b.
Coletânea
. p.393-402.
9
. Penso que mais do que uma temática possível de abordagem histórica, temos observado a construção deuma sub-área de estudo. Pretendo desenvolver melhor tal raciocínio no decorrer do artigo.
10
. BONORINO, LAURENTINO LOPES
 ET ALLI 
.
 Histórico da Educação Física
. Vitória: Imprensa Oficial,1931.
11
. PAGNI, PEDRO. História da Educação Física no Brasil - notas para uma avaliação.
 In
: FERREIRA NETO, Amarílio
et alli
.
 As ciências do esporte no Brasil 
. Campinas: Autores Associados, 1995. p. 149-163.
3

Activity (112)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
1 hundred thousand reads
Saskia Barbosa liked this
Anderson Barros liked this
Maria Bastos liked this
Claudio JS Jr. liked this
Alaina Pieri liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->