Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
254Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Apostila de Gestão de Recursos Patrimoniais e Logisticos

Apostila de Gestão de Recursos Patrimoniais e Logisticos

Ratings:

4.74

(34)
|Views: 28,801 |Likes:
Published by IanaraTeixeira
informações teóricas claras e concisas sobre o tema
informações teóricas claras e concisas sobre o tema

More info:

Published by: IanaraTeixeira on Feb 07, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

07/24/2013

pdf

text

original

 
 
2009
IPESUIanara R.T.S. Santos
GESTÃO DE RECURSOSPATRIMONIAIS E LOGÍSTICOS
 
APOSTILA – RESUMO DE AULAS
 
 
 
O que é logística?
Logística é a função que estuda a melhor maneira de facilitar o fluxo de produtos entreprodutores e consumidores, de forma a obter o melhor nível de rentabilidade para aorganização e maior satisfação dos clientes. Seu objeto é a armazenagem e amovimentação de produtos, visando a diminuir o hiato entre produção e demanda.Em uma definição: a missão da logística é colocar os produtos e serviços certos, notempo certo, no lugar correto, na condição ideal, ao menor custo possível.Faz parte do universo da logística tudo o que se refere às atividades de transporte,manutenção de estoques e processamento de pedidos.
Transporte.
Engloba os vários métodos para se movimentar produtos: rodoviário,ferroviário, dutoviário, marítimo e aéreo. É a atividade mais importante, pois envolvede um terço a dois terços dos custos logísticos totais.
Manutenção de estoques.
Normalmente é inviável a produção instantânea deprodutos para atender os clientes. Para se atender a demanda no momento em queela ocorre é preciso dispor de estoque. Os estoques evitam perdas de vendas, queocorreriam se os clientes fossem procurar o produto e não o encontrasse, mastambém impactam no custo financeiro, já que um certo valor é dispendido para manterprodutos armazenados. O ideal é conciliar um nível mínimo de estoque com ademanda e não deixar de atender a nenhum pedido. A manutenção de estoques podesignificar até dois terços do custo total de logística.
Processamento de pedidos.
Os custos de processamento de pedidos tendem a serpequenos comparados com os dois itens anteriores. Sua importância reside em ser oprimeiro passo para a movimentação de produtos.
Outras atividades.
Existem várias atividades internas que apóiam a logística, permitindo atingir seusobjetivos organizacionais.
 
Armazenagem e manuseio.
É preciso dimensionar corretamente o espaço paramanter estoque e sua localização, arranjo físico, acesso de pessoas ou de máquinas atoda sua área, entrada e saída de caminhões para carga e descarga, uso ou não deprateleiras e sua altura ou uso de pallets, forma de recebimento dos pedidos etc.
Embalagem.
Um bom projeto de embalagem facilita o manuseio e protege osprodutos de quebras e danos. As dimensões adequadas permitem umarmazenamento mais eficiente.
Compras e produção.
Ainda que não diretamente ligada à logística, são duas áreasde fundamental importância para o fluxo de movimentação. Compras é odepartamento que trata da entrada de insumos, suprimentos e produtos naorganização. As decisões deste departamento influem nos custos logísticos. Aprodução, por sua vez, é quem disponibiliza os produtos para atender os pedidos.Manter um fluxo de informação eficiente sobre os prazos de Compras e a chegada dosprodutos é outro fator importante para o planejamento correto.Desde a década de 1970 que a importância da logística vem crescendo para oresultado das organizações. Hoje, ocupa a posição intermediária entre produção emarketing. Como pode ser observado na figura 1.2, existem algumas áreas onde aadministração se sobrepõe. Por exemplo, na determinação de preço e embalagem,logística e marketing trabalham conjuntamente. Já compras e programação deprodução são áreas de sobreposição com o departamento de Produção.
A Distribuição Física
A distribuição física é a função primária da logística. Da produção à entrega aocomprador, todos os passos são de sua responsabilidade. A figura abaixo mostraalgumas formas de distribuição. Há basicamente dois mercados para ser atendidos.Um é o de usuários finais, que usam o produto para satisfazer suas necessidadesfinais, seja de consumo ou para criar novo produto, no caso de mercado industrial. Ooutro é formado pelos que usam o produto para revender: são os distribuidores,atacadistas e varejistas.

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->