Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
0Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
astrofisica4_03.pdf

astrofisica4_03.pdf

Ratings: (0)|Views: 0 |Likes:
Published by Marília Maia
Uploaded from Google Docs
Uploaded from Google Docs

More info:

Published by: Marília Maia on Dec 31, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

12/31/2012

pdf

text

original

 
 
Urano
Urano é o sétimo planeta do Sistema Solar e o terceiro maior planeta, sendo superado em tamanhoapenas por Júpiter e Saturno.Situado a aproximadamente 3 bilhões de quilômetros do Sol, Urano leva cerca de 84 anos terrestrespara dar uma volta completa em torno do Sol.Urano está tão afastado do Sol que, desde a sua descoberta em1781, ele completou pouco mais de duas voltas e meia emtorno do Sol!Devido ao seu afastamento do Sol, Urano recebe somente1/400 da intensidade da luz solar que recebemos aqui na Terra.Urano é por conseguinte um planeta frio, de brilho fraco, quenunca ultrapassa magnitude maior do que +5,6 no nosso céu.Embora o seu diâmetro seja cerca de 4 vezes maior do que oda Terra, Urano sempre nos mostra um disco com menos de 4segundos de arco de diâmetro, o que é aproximadamente otamanho de uma bola de golfe vista a uma distância de 1quilômetro.Visto através de um grande telescópio na Terra, Urano aparece como mostra a imagem ao lado, ondepodemos ver três de seus satélites.
 
Um planeta muito inclinado
 Urano é único entre os planetas por que o seu eixo de rotação é fortemente inclinado, estando situado muito aproximadamente no planode sua órbita.Quando Urano se move ao longo de sua órbita de 84 anos terrestres, devido à grande inclinação do seu eixo de rotação, seus polosnorte e sul, alternadamente, apontam na direção ou no sentido contrário ao Sol, produzindo mudanças sazonais extremas neste planetaquase sem características notáveis.
 
 
Por exemplo, próximo do polo sul de Urano durante o verão, o Sol permanece acima do horizontedurante vários anos, ao mesmo tempo em que latitudes ao norte estão sujeitas a uma noite de invernocontínua e frígida. No entanto, metade de um ano de Urano mais tarde, o que corresponde a 42 anosterrestres, a situação é invertida.Quando a sonda espacial norte-americana Voyager 2 sobrevoou Urano em 1986 o polo sul de Uranoestava apontando quase diretamente para o Sol. Assim, a visão do hemisfério diurno de Urano, de frentee inteiramente iluminado visto nesta imagem parece apontar quase que diretamente na direção do polosul de Urano.
A rotação de Urano
 Assim como Júpiter e Saturno, Urano também possui uma rotação diferencial.Isto quer dizer que um dia em Urano tem entre 14,2 e 16,5 horas, dependendo da latitude onde está oobservador. Entretanto, estas medidas de período de rotação dizem respeito somente ao topo dasnuvens que o cobrem.Para determinar o período de rotação para o corpo subjacente do planeta, abaixo das nuvens, oscientistas estudaram o campo magnético de Urano, que está presumivelmente ancorado na região

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->