Welcome to Scribd. Sign in or start your free trial to enjoy unlimited e-books, audiobooks & documents.Find out more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
1Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Viagem Ao Pequeno Grande Mundo Da Nanoarte

Viagem Ao Pequeno Grande Mundo Da Nanoarte

Ratings: (0)|Views: 3|Likes:
Published by AlanaBraun

More info:

Published by: AlanaBraun on Jan 29, 2013
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

11/06/2013

pdf

text

original

 
 
1040
19
º
Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas“Entre Territórios” – 20 a 25/09/2010 – Cachoeira – Bahia – Brasil  
VIAGEM AO PEQUENO GRANDE MUNDO DA NANOARTE
ANNA BARROS, artista autônoma
RESUMO
Este texto é o resultado de minha pesquisa atual sobre nanoarte. Abrange pequenadefinição de nanotecnologia e arte e se estende àquilo que é produzido sob esse nome.Traz informações quanto ao andamento de meu projeto de arte de uma instalação, que tempor base três imagens geradas pelo microscópio eletrônico de varredura: de uma árvore, deuma de suas sementes e de uma árvore petrificada. Meu interesse reside nas diferençasestruturais dos materiais e de como posso transformar, de maneira poética, a percepçãodesse mundo minúsculo, em arte.
Palavras-chave
: nanoarte, nanotecnologia, instalação, microscópio eletrônico de varredura.
ABSTRACT 
The text refers to my research on nanoart. It includes a short definition on nanotechnology and on the different art work that have been done in the interchange between art and nano science. The text informs on the development of an art installation of mine generated on three images scanned by Scanning Electronic Microscopy: a tree bark, a seed and a petrified tree. My main interest is how can I make art using the perception of this nano world.
 
Key-words: 
nanoart, nanotechnology, installation, Scanning Electronic Microscopy.
Roger 
(Malina)
- you mentioned I think in your latest response that arts and science have different goals. No they don't. Science is a creative process - if we unweave rainbows it is usually only to reveal another mystery - science is  just following a different methodology. I don't think art is really just about expression. It is another way of understanding. Sensory perception, multi or not, is only a way in to that understanding, a particular route that you take, just as the scientific experimental process or conceptualisation or abstract thinking is also a way in - different routes and methods with the same intention. Its not the goal, but the process that we're always talking about.So folks, give us the goal of your art and we'll tell you it's the goal of science.
Ian Ferguson
A citação acima elucida com clareza o que meu projeto busca: uma nova percepçãosensorial, arte ciência “
multi or not 
”.O texto está dividido em duas seções definidas, a primeira contendo a apresentaçãoda nanotecnologia e da nanociência, além da arte criada dentro de seus ditames; asegunda destinada à apresentação de minha pesquisa para criar uma instalação, aqual, tem por base três imagens geradas no microscópio eletrônico de varredura, MEV.
 
 
1041
19
º
Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas“Entre Territórios” – 20 a 25/09/2010 – Cachoeira – Bahia – Brasil  
Nanotecnologia e nanociência
 Toda matéria que constitui o nosso universo circula entre uma grande diferença emescala e é esta que explica os fenômenos comportamentais, além de determinar aforça de interação entre as matérias: na escala macro é a gravidade que predomina;na escala nano são as forças eletromagnéticas e na escala subatômica é a forçanuclear. Portanto, a escala é um elemento importante na definição do que sejamacro, nano e subatômico sendo vital para a conceituação e compreensão docomportamento da matéria no mundo nano.A escala em que fomos treinados nos trabalhos de arte, na engenharia e naarquitetura, determina objetos que podem se relacionar com a escala do serhumano. Nossa maneira de perceber e de compreender o mundo tem sido apoiadapor essa relação, seja com imagens advindas dos microscópicos ópticos, seja comas obtidas por telescópios. Ou seja nós percebemos o mundo segundo nossaprópria escala.Além da escala, a estrutura da matéria é outro elemento básico a ser examinado,pois “A estrutura da matéria e a maneira como ela interage estão ligadasinexoravelmente” (Shawn Y. Stevens
et all 
, 2009, p. 5). “A estrutura da matéria écomposta de átomos, seu tipo e arranjo determinam sua identidade e afetam aspropriedades de cada material” (Idem, p. 10). Esse arranjo, quando modificado,pode transformar um material em outro, o que era o sonho dos alquimistas e é,também, o poder ambicionado pela sociedade atual.Entretanto, as nanoparticulas possuem propriedades muitas vezes diferentesdaquelas próprias ao material quando em estado bruto.
Por exemplo a possibilidade de se dobrar o cobre em bruto (arame, fita,etc) ocorre com o movimento de átomos ou de agrupamentos deles naescala de cerca de 50nm. Nano particulas menores de 50nm sãoconsideradas materiais super duros que não exibem a mesmamaleabilidade e ductabilidade que o cobre bruto.
http://www.sciencedaily.com/articles/n/nanoparticle.htm
 No universo quântico da nano mergulhamos em um quadro perceptivo comcaracterísticas tão diferentes que vamos ter que digerir com bastante trabalho e que,por certo, irão transformar nossa forma de gerar conhecimento. A imaginação vai serum instrumento poderoso para nos auxiliar tanto na arte quanto na ciência.
 
 
1042
19
º
Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas“Entre Territórios” – 20 a 25/09/2010 – Cachoeira – Bahia – Brasil  
As expressões nanociência e nanotecnologia têm sido usadas intermitentemente. Ananotecnologia é o mais recente ramo da ciência e, diferentemente das outrasciências, sua técnica desenvolveu-se antes, pois sem ela seria impossível conhecere penetrar nesse universo tão diminuto, regido pelas leis da física quântica. Asdefinições são múltiplas, uma vez que percorrem um caminho aberto a todas asformas de conhecimento.“A nanotecnologia é um campo de pesquisa emergente e promissor, genericamentedefinido como o estudo de estruturas funcionais com dimensões entre 1-1000nanometros” (The Richard E. Smalley Institute for Nanoscale Science andTechnology, Rice University,
What is Nanotechnology 
).
http://cohesion.rice.edu/Centersandinst/cnst/nano.cfm
).
A nanotecnologia é mais uma nova ciência do que uma tecnologia...Representativamente, ela é descrita como uma ciência interessada nocontrole da matéria, na escala de átomos e moléculas... logo queconfrontamos a escala dentro da qual a nanotecnologia opera, nossasmentes sofrem um curto-circuito. A escala torna-se abstrata demais emrelação à mente humana (James Gimzewski, 2008, p.40).
As moléculas são átomos do mesmo tipo ou de tipos diferentes, fortemente ligadosentre si, formando entidades específicas, com propriedades físico-químicas distintas.Um nanômetro equivale a um bilionésimo de metro. Uma partícula é consideradacomo pertencente à escala nano se o seu diâmetro estiver entre 1 e 100nanômetros. As partículas nanométricas escapam à percepção visual, situando-seem um horizonte onde o material e o imaterial se encontram.O que os cientistas estão tentando fazer com essa tecnologia é criar um novo mundo,constituído por partículas organizadas em uma escala da menor para a maior. Quandoa escala é alterada, a possibilidade de interferir na composição das matérias em suaestrutura atômica e molecular torna plausível manipular seus componentes mínimos,pelo remanejamento das moléculas o que, pode proporcionar ganhos com a obtençãode novos materiais potencialmente mais puros, leves, resistentes, baratos eadequados a quase todas as atividades, desempenhadas pelo homem moderno: tempossíveis áreas de aplicação nas industrias de eletrônica e de comunicação, naquímica e nos materiais usados na farmacêutica, na biotecnologia.

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->