Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
7Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
EXERC1

EXERC1

Ratings:

4.5

(2)
|Views: 2,634|Likes:

More info:

Published by: Jean Marconi Carvalho on Jun 22, 2007
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, DOC, TXT or read online from Scribd
See More
See less

01/01/2013

pdf

text

original

 
BANCO DE DADOS - exercíciosI. MARQUE V - verdadeiro ou F - falso.1. CHAVES:
a. ( ) As tabelas de um SGBD-R podem possuir diversas chaves primárias. b. ( ) Nos SGBD-R qualquer coluna de uma tabela pode ser utilizada como chave de acesso.c. ( ) Chave secundária é o campo utilizado como segunda alternativa para o relacionamento entre tabelas.d. ( ) Uma chave primária composta é formada por várias chaves candidatas.e. ( ) Chave de ordenação é o mecanismo que ordena tabelas nos SGBD-R.f. ( ) As chaves estrangeiras denotam relacionamento e, portanto, obrigatóriamente devem compor a PRIMARY-KEY.g. ( ) Qualquer tipo de chave pode ser simples ou composta.h. ( ) Toda FOREING KEY é chave primária em alguma outra tabela.i. ( ) Com exceção das chaves candidata e primária, todas as demais colunas da tabela são potencias chaves secundáris.
2. ÍNDICES:
a. ( ) Uma tabela pode possuir vários índices primários. b. ( ) Nos SGBD-R ao definir-se a PK, automáticamente é criado um índice secundário.c. ( ) A indexação ordena a tabela.d. ( ) É ideal que todas as colunas de uma tabela sejam indexadas.e. ( ) Os índices primários e os secundários podem ser simples ou compostosf. ( ) O índice é um mecanismo de acesso direto aos dadosg. ( ) É adequada a criação de índices para campos com domínio discreto.h. ( ) Em uma tabela indexada, todos os acessos serão do tipo direto indexado.
3. SQL:
a. ( ) O SQL é uma linguagem procedural e “não-proprietárias”. b. ( ) Os SGBD-R possuem linguagens procedurais proprietárias que complementam o SQL.c. ( ) Os SGBD-R somente permitem a criação de estruturas de dados do tipo tabular d. ( ) O SQL/ANSI é um padrão rigorosamente seguido pelos SGBD-R.e. ( ) O comando DELETE é usado para excluir estruturas de dados do BD.f. ( ) O resultado de todos os comandos SQL é uma tabela Virtual denominada VIEW.g. ( ) o SQL é um padrão de fato, para definição de estruturas e manipulação de dados nos SGBD-R.
4. ADMINISTRAÇÃO DE BANCO DE DADOS
a. ( ) O DBA é o profissional que cuida do administração do banco de dados da empresa b. ( ) Desde que um usuário possua uma senha no BD-R, ele pode executar qualquer comando SQL.c. ( ) O requisito de privacidade pode ser implementado através da criação de VIEWs.d. ( ) O CHECK-POINT é o mecanismo que permite realizar auditoria no banco de dados.e. ( ) Atribuir a execução de comandos DML apenas ao DBA é uma forma correta de centralizar a administração do BD.f. ( ) Nos SGBD-R, Pode-se limitar os privilégios de um usuário, para que execute apenas o comando SELECT em uma tabela.g. ( ) Em um sistema de administração descentralizada, o administrador de dados (AD) valida modelos lógicos e oadministrador de banco de dados (DBA) valida modelos físicos.
5. BANCO DE DADOS
a. ( ) O IMS foi o SGBD hierárquico mais vendido no mundo todo. b. ( ) Um banco de dados relacional pode conter dados e procedimentos armazenados.c. ( ) Os SGBD rede receberam essa designação porque rodavam em grandes redes de mainframes.d. ( ) O CLIPPER é um exemplo de SGBD relacional, porque opera com estruturas de dados do tipo tabular..e. ( ) PASCAL, COBOL e PL/1 são exemplos de linguagens hospedeiras de SGBDs de grande portef. ( ) O ACCESS é um SGBD orientado a objetos por que opera em ambiente gräfico (Windows) .g. ( ) Atualmente, o modelo de SGBD mais usado na arquitetura Cliente/Servidor é o Rede.h. ( ) Os SGBD hierárquicos apresentam retrições em relação ao sentido de acesso aos dados.i. ( ) O CODASYL é um organismo de padronização americano, intimamente relacionado aos SGBD baseados modelo rede. j. ( ) A riqueza de ponteiros e a dependência de caminhos de acesso são características dos modelos relacionais de BD.

Activity (7)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
chinitapt liked this
ed leao liked this
jeh_targa liked this
kimgo2010 liked this
calusbr liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->