Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
52Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Capítulo 3 - PMBoK e Project

Capítulo 3 - PMBoK e Project

Ratings: (0)|Views: 3,086 |Likes:
Ebook de MS-Project 2003 - Autor Alexandre Travassos, PMP
Ebook de MS-Project 2003 - Autor Alexandre Travassos, PMP

More info:

Published by: Alexandre Travassos, PMP on Feb 17, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

03/22/2013

pdf

text

original

 
Capítulo 3Aplicando o PMBoK aoMicrosoft Office Project2003
 
Cap. 3 Aplicando o PMBoK ao Microsoft Office Project 2003
3.1 –
 
GERENCIAMENTO DO ESCOPO
O Gerenciamento do Escopo do Projeto engloba os processosnecessários para assegurar que o projeto inclua todas as atividadesnecessárias, e defina os limites para que seja concluído com sucesso.
INICIAÇÃO
A Iniciação do Escopo é o processo responvel por autorizarformalmente um novo projeto ou dar continuação ao um projeto jáexistente para uma nova fase.No processo de iniciação do Escopo, o uso do Microsoft Project aindaé bem pequeno, tendo em vista que o plano de projeto ainda é bemembrionário.Nesse processo podemos destacar as seguintes funcionalidades noMS-Project:
Tarefa de Resumo do Projeto
– No processo de iniciação,podemos abrir um novo arquivo do project e somente acionar atarefa de resumo do projeto para identificar a existência doprojeto.
Links e Anexos de Anotação
– Podemos usar os recursos delink e anotações para vincular o arquivo do Plano Sumário doProjeto (Project Charter) ao arquivo do Project.
Gravação de Projeto Empresarial
– Já na iniciação, podemosgravar o arquivo do Microsoft Project no banco de dados doProject Server, para garantir a integridade dos dados doprojeto.
PLANEJAMENTO DO ESCOPO
O Planejamento do Escopo do Projeto se refere a elaborão edocumentação do trabalho do projeto e o produto que o projeto irágerar.No processo de planejamento do escopo, ainda temos um uso muitorestrito do MS-Project.Nesse processo podemos destacar as seguintes funcionalidades noMS-Project:
Propriedades do Projeto
Nas propriedades do projeto,podemos designar o gerente do projeto e colocar as
29
 
Cap. 3 Aplicando o PMBoK ao Microsoft Office Project 2003
informações preliminares do escopo como: Premissas,Restrições, Descrição do Produto.
Links e Anexos de Anotação
– Podemos usar os recursos delink e anotões para vincular a Declarão do Escopo aoarquivo do Project.
DEFINIÇÃO DO ESCOPO
A Definição do Escopo envolve a subdivisão dos resultados principaisdo projeto em unidades menores e mais gerenciáveis.No processo de definição do escopo a utilização do project começa ase intensificar. É nesse processo que desenvolvemos a EAP (EstruturaAnalítica do Projeto). O termo EAP vem de WBS (Work BreakdownStructure), que foi traduzido no MS-Project como EDT (Estrutura deDivisão de Trabalho).Nesse processo podemos destacar as seguintes funcionalidades noMS-Project:
Definição do Código de EDT
– Usamos esse recurso paradefinir o digo de Divio de Trabalho ou a EAP e assimconstruirmos a Estrutura Analítica do Projeto.
Recuos e Numeração de picos
– Com os recuos e adefinição dos meros da estrutura de picos, podemosefetuar a decomposição das tarefas para construção da EAP.
Assistente de Gráficos de EDT no Visio
– Podemos utilizar oassistente de EDT no Visio, para exportar os dados da EAP noProject para o formato de organograma no Microsoft Visio.
Publicão do Plano do Projeto
Podemos publicar oprojeto no Project Server para disponibilizar a EAP no ProjectWeb Access. Com esse procedimento os executivos, ospatrocinadores e os stakeholders podem ter acesso a EAP doProjeto através da Web.
DICA:
No processo de Definição do Escopo, podemos utilizar osoftware WBS Chart Pro da Critical Tools, que trabalha vinculado como MS-Project.
30

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->