Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
92Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
recensão crítica de um artigo

recensão crítica de um artigo

Ratings:

4.94

(17)
|Views: 23,718 |Likes:
Published by Paula Matos Vieira

More info:

Published by: Paula Matos Vieira on Jan 23, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/29/2013

pdf

text

original

 
RECENSÃO CRÍTICA DE UM ARTIGO
“O Respeito Caloroso na Relação de Ajuda em Enfermagem” 
 Paula Matos Vieira
INTRODUÇÃO
O artigo
“O Respeito Caloroso na Relação de Ajuda em Enfermagem” 
, de Mª Alzira Nunes, Mª Anabela Ferreira Santos, Mª Isabel Costa e Silva e Mª José Garoupa A.Bicudo, Mestres em Ciências de Enfermagem, retrata o respeito, nas diferentes perspectivas de distintos autores, como um valor incondicional e inerente ao ser humano.O título é ilustrativo do real conteúdo do texto, inspirado no discurso que as autorasfazem sobre o respeito na relação de ajuda. A sua leitura leva-nos a reflectir, enquanto prestadores de cuidados. Numa primeira abordagem, as autoras, descrevem o que é respeito e sua evolução,enquadrando-o na dimensão da pessoa e relação de ajuda, e finalizam com as formas demanifestação e as condições que dificultam o seu desenvolvimento.É meu objectivo evidenciar e analisar criticamente, nas páginas seguintes, os conceitosque considero mais relevantes na discussão do respeito caloroso na relação de ajuda emenfermagem.
A EVOLUÇÃO DE CONCEITOS
 Nos anos 60 deu-se em Portugal, uma evolução impetuosa da Enfermagem com areforma do seu ensino, afastando-a decididamente do modelo biomédico. No espaço deuma geração houve uma grande evolução ao nível dos conteúdos formativos, dafilosofia do cuidar e consequentemente da identidade profissional.A emergência dos modelos holísticos, a evolução do conceito de saúde para um projecto individual de responsabilidades partilhadas com o cliente, o conceito de ajuda,orientado pelo e para o cliente, vieram evidenciar a complexidade dos cuidados edesenvolver novas identidades da essência do processo do cuidar.
Definição de Conceitos
Paula Cristina De Almeida Matos Vieira
 
Recensão crítica“O respeito caloroso na relação de ajuda em enfermagem”
Através das Palavras-chave, como Respeito, Pessoa e Relação de Ajuda, retiradas dotexto, penso ser pertinente a conceitualização dessas mesmas palavras, que passo deimediato a referir.
 Respeito
GAUT & LEININGER (1991) identificam o
“respeito como uma condição necessáriana relação de cuidados”
.LAZURE (1994:51)
“Respeitar um ser humano é acreditar profundamente que ele próprio é único, e que devido a essa unicidade só ele possui todo o potencial específico para aprender a viver da forma que lhe é mais satisfatória”
.Segundo ROGERS (1971), o respeito é gratuito, não tendo o outro de fazer nada para oreceber, sendo merecedor do mesmo, pelo simples facto de ser pessoa única.
 Pessoa
A “pessoa” de HENDERSON (1978) é um ser biológico, psicológico e social que tende para a independência na satisfão das suas catorze necessidades fundamentais.HENDERSON concebe pessoa como um indivíduo que requer assistência para alcançar a saúde e a independência ou a morte pacífica. A mente e o corpo são inseparáveis.Para PEPLAU (1990), pessoa é
“um sistema composto de características e denecessidades bioquímicas, físicas e psicológicas.”
 Relação de Ajuda
LAZURE (1994:13) salienta que para
“se poder ajudar de forma adequada, aenfermeira deve, em primeiro lugar, saber e acreditar que o cliente, independentementeda natureza do seu problema de saúde, é o único detentor dos recursos básicos para oresolver.”
 BRAMMER (1973) diz-nos que relação de ajuda é
“uma relação na qual o que ajuda fornece ao cliente certas condições de que ele necessita para satisfazer as suasnecessidades básicas.”
Análise do texto
PAULA CRISTINA DE ALMEIDA MATOS VIEIRA
2
 
Recensão crítica“O respeito caloroso na relação de ajuda em enfermagem”
Optei por fazer uma análise por capítulo por pensar conseguir desta forma, descrever melhor as minhas ideias.
 Respeito, uma dimensão da pessoa
Concordo com as autoras, pois considero que o respeito pelo outro só é possível se eume respeitar, aceitar e me reconhecer como única, pois só assim poderei aceitar comfacilidade e naturalidade que o outro seja diferente. Segundo HESBEEN (2000:111)
“Respeitar a diferença é fazer com que a pessoa seja um ser singular”
.Entendo ainda que só o enfermeiro que interiorizou valores como o respeito e a pessoa, poderá compreender, cuidar e estar atento ao outro.GAUT & LEININGER (1991) dizem-nos que se
“os cuidados são um acto humanointencional, então, o respeito pelas pessoas funcionará como o princípio subjacente atodas as trocas de cuidados”
.
O respeito na relação de ajuda
O Regulamento do Exercio Profissional dos Enfermeiros define como umacaracterística do cuidado de enfermagem a Relação de Ajuda estabelecida com ocliente, por isso a abordagem das autoras está correcta e em concordância com um dosmuitos princípios pelos quais rejo a minha prestação de cuidados ao cliente.Pois, para mim, a relação de ajuda deve ser entendida como uma troca pessoal entredois seres humanos, sendo também uma relação igualitária, na qual as duas pessoasdevem respeitar-se mutuamente na qualidade de pessoa única. Assim, penso que oenfermeiro deve compreender e aceitar o outro tal como ele é, sem tentar modificá-lo,mas tentando fornecer-lhe as pistas necessárias para a resolução dos seus problemas.Embora essa ajuda só seja eficaz se o enfermeiro compreender perfeitamente qual o problema do outro. 
 Modos de manifestar o respeito
As manifestações de atitudes / comportamentos de respeito descritas pelas autoras, quecitam EGAN, o corroboradas por QUEIRÓS [s.d.]. Assim, no meu entender, énecessário que o enfermeiro seja verdadeiro, honesto, leal e seguro, pois e nesta vertentee citando LAZURE (1994:51)
“a enfermeira que respeita o cliente acredita nele,escuta-o atentamente, abstém-se de o julgar e tenta compreender o seu ponto de vista.”
PAULA CRISTINA DE ALMEIDA MATOS VIEIRA
3

Activity (92)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
taniacaetano liked this
Rui Sousa liked this
Edmar Delgado liked this
Natalia Coutinho liked this
luc1fer_4rmy liked this
veraprtgl liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->