Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
7Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
seguranca

seguranca

Ratings:

4.33

(3)
|Views: 10,900|Likes:

More info:

Published by: Jean Marconi Carvalho on Jun 26, 2007
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See More
See less

01/01/2013

pdf

text

original

 
Regras Básicas de Segurança com Ferramentas e Atividades
 Transporte e uso de uma ferramenta deve se tornar quase queintuitivo em sua tropa, pois em uma atividade várias vezes são elasutilizadas. Para isso é preciso adestrar a todos que o manuseiam. Asferramentas mais utilizadas no campo são a machadinha, o facão, oserrote, a faca, a marreta, o sacho, a cavadeira articulada.Qualquer pessoa que estiver em posse de uma ferramenta é antesde tudo, responsável.Sua responsabilidade se demonstra pelo perfeito cumprimento das regras de segurança.
Trabalhando com Ferramentas
 Esses cuidados servem para todas as ferramentas usadas no campo e na sede.As ferramentas que exigem maior cuidado com seu uso são a machadinha e o facão. Aomanejar a machadinha, como para cortar lenha, faça-o sempre sobre banco seguro e firmeao chão.A operação é realizada em um canto determinado do campo de patrulha, denominado"canto do lenhador". Esta área permite a que utiliza a ferramenta, faze-lo afastado dosdemais.Sempre a primeira batida à lenha deve ser fraca de modo a avaliar-se a dureza da mesma.Uma lenha muito dura pode fazer resvalar a ferramenta. Verifique sempre se o cabo estapreso a cabeça.De batidas com inclinação, a machadinha é uma alavanca, seu peso e a firmeza do golpeé que produz o corte. O ponto da madeira a ser atingida pela lamina deve assentar sobre otronco, mantenha a ferramenta com bom fio.Ao manejar o facão certifique-se de não ter ninguém a uma distância mínima de segurança(± 3 m), nunca golpeie o alvo na direção de seu corpo ou de um companheiro, pois seresvalar nada causará (caso em que muitos trabalham juntos ou determinado atrapalhar asua visão ou frear o golpe da ferramenta.Nunca deixe as ferramentas pelo chão, deixa-as sempre apoiadas em algum lugar evisível.Manter sempre as ferramentas afiadas antes de guardá-las.A cabeça do machado, machadinha, martelo etc., devem estar limpas e com umacamada de graxa bem leve.Nos machados, machadinhas, martelos e outras ferramentas que possuem cabos demadeira, devem passar um leve camada de óleo de linhaça cru, nas partes entre opunho e o olhal, para melhor conservação da madeira. É recomendado que essasferramentas sejam feitas dos seguintes tipos de madeira: Nogueira, Hicória, Freixo,devido a sua contextura.O uso da bainha é sempre bom, ela protege o fio e a ferramenta não apresentaráperigo imediato.Nunca corra com uma ferramenta.Observe bem onde pisa.No percurso o acompanhante fica do lado oposto a ferramenta.
Página 1 de 5Regras Básicas de Segurança26/4/2006http://orbita.starmedia.com/escoteiros/seguranca.htm
 
Utilize as ferramentas para o fim que foram feitas.Ao sentir cansaço deve a pessoa para de executar o trabalho e descansar um pouco, poisse não o fizer isso poderá causar-lhes sérios danos.
Conservação
 As ferramentas, em geral, têm a mesma linha de tratamento. Para conservá-las, siga asregras básicas1.Limpe a ferramenta após o uso2.Afie a ferramenta primeiro com uma lima fina em um só sentido, da folha para o fio,dos dois lados da lâmina; seguindo; com uma pedra de amolar em movimentosrotacionais da direita para a esquerda.3.Passe um pano na lâmina e use graxa ou óleo de linhaça, pois fará com queconserve esta parte da ferramenta.4.Para cabos de madeira, aplique óleo de linhaça, pois fará com que conserve estaparte da ferramenta.* (Ao utilizar a ferramenta, passe um pano no cabo para que o mesmo não deslize de suamão por causa do óleo).Obs.: Nunca deixe a ferramenta no chão ou exposta à noite, onde a mesma se oxidará eprovocará ferrugem contribuindo para a redução de sua vida útil. Ponha-a sempre em umabainha ou em local seco e protegido. No manuseio, a pessoa deve ficar sempre alerta(segurança) e ser econômico (conservação).
Faca e Canivete
 A faca é uma ferramenta indispensável nas excursões e acampamentos. É com ela quevocê vai preparar gravetos para acender fogo, vai cortar seus alimentos limpar peixe eoutras mil utilidades que o uso vai mostrar.Quando você escolher a sua faca tenha em mente o seguinte:
Machadinha
Fio para trás e ligeiramente inclinado para fora (afastando do corpo), utilize sempre abainha.Não movimente muito o braço, e nuca o jogue.Sempre as machadadas para baixo e para fora do seu próprio corpo.Faça sempre mira da machadada para o lugar que o galho ou pedaço de machadeira queAs facas inoxidáveis são geralmente fracas e perdem o fio com facilidade.As de aço comum são mais fortes e permanecem afiadas por mais tempo, masnecessitam de cuidados e limpezas para não enferrujar.Não compre faca comprida, 20 ou 25 cm de cabo e lâmina é o ideal.Não compre uma faca apenas por ser bonita. O que você precisa é de uma boaferramenta. Veja que a lâmina tenha uma boa espessura (3 mm) e que a ponta nãoseja muito fina.
Página 2 de 5Regras Básicas de Segurança26/4/2006http://orbita.starmedia.com/escoteiros/seguranca.htm
 
você esta cortando está apoiado no cepo de madeira que se usa como base para cortar.Nunca corte um pedaço de madeira apoiando-o no solo.Mantenha sempre os espectadores ao lado de você e pelo menos a 6 passos de distância.Nunca deixe-o deitado no solo ou encostado num cepo ou em uma árvore.Se a cabeça ficar frouxa, pare imediatamente.Esteja sempre com os olhos voltados para o lugar que você atingir com a machadinha.Mantenha-se calmo, não se torne excessivamente confiante ou descuidado.Procure estar sempre calçado com sapatos ou botas de couro, para melhor segurança.Acabando de usar a machadinha, proteja o seu gume, pondo-o na capa ou estojo em quecostuma ser transportado, ou também cravado-o no cepo.
Facão
 O facão é uma ferramenta muito útil no acampamento. Há tarefas em que ele éindispensável:Além disso o facão pode realizar trabalhos leves substituindo a machadinha. Por exemplo,fazer ponta em uma vara de pequeno diâmetro, abater arbustos, fazer entalhes paraencaixar peças de pioneirias etc.Você sabe que é uma grande responsabilidade usar uma ferramenta como o facão. Assimé preciso aprender como é que a gente deve usá-lo para evitar problemas.
Regras de Segurança para Uso do Facão
 
Manutenção
 O Escoteiro é econômico, economizar também é cuidar do material da tropa e de seuspróprios pertences. Portanto vamos ver os cuidados que são precisos para que o facãodure bastante, e preste bons serviços:Abrir uma trilha que o mato fechou por falta de uso.Limpar de pequenos arbustos o local em que você vai montar seu acampamento.Use o facão apenas quando a pessoa mais próxima de você estiver a uns 3m dedistância.
 
Quando estiver abrindo um caminho, olhe para trás de vez quando e certifique-seque o seu companheiro que vem logo atrás de você, está a uma distância segura(3m). Avise sempre quando for usar o facão.
 
No acampamento trabalhe afastado dos demais.
 
Quando golpear, faça-o sempre para fora do seu corpo. Observe que se o facão erraro alvo, não encontre nenhuma parte do seu corpo.
 
Terminado o trabalho, coloque o facão na bainha.
 
Não caminhe com ela na mão, de um lado para o outro.
 Página 3 de 5Regras Básicas de Segurança26/4/2006http://orbita.starmedia.com/escoteiros/seguranca.htm

Activity (7)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Nathaliaa FBorn liked this
Robermarco liked this
Luiz_break liked this
JTBA liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->