Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
56Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Modelo psicanalítico de FREUD

Modelo psicanalítico de FREUD

Ratings:

4.67

(6)
|Views: 14,473|Likes:
Freud e a Psicanálise,histórico - A descoberta do INCONSCIENTE - Quadro histérico – Ana O. - Características do ID. Texto acadêmico inicial para abordar psicanálise freudiana dada na aula de História da Psicologia Uniban. Muito bom este texto para estudar.
Freud e a Psicanálise,histórico - A descoberta do INCONSCIENTE - Quadro histérico – Ana O. - Características do ID. Texto acadêmico inicial para abordar psicanálise freudiana dada na aula de História da Psicologia Uniban. Muito bom este texto para estudar.

More info:

Categories:Types, School Work
Published by: José Hiroshi Taniguti on Feb 28, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/10/2014

pdf

text

original

 
 
Modelo psicanalíticoExplicações Psicanalíticas
:Acreditam que a interação entre as características inatas e o ambiente desempenham papelcentral na formação das diferenças de personalidade.o nitidamente desenvolvimentais, descrevendo mudaas sistemáticas , em suasnecessidades, impulsos e em seus relacionamentos.
Proposição 1
: O comportamento é governado por motivos e processos tanto inconscientescomo conscientes.
Proposição 2
: A estrutura da personalidade se desenvolve ao longo do tempo, comoresultado da interação entre impulsos/necessidades inatas da criança e respostas daspessoas essenciais a seu mundo.
Proposição 3
: O desenvolvimento da personalidade se fundamentalmente em estágios,com cada esgio centrado em uma determinada tarefa ou em forma espefica denecessidade básica.
Proposição 4
: A personalidade específica que uma criança desenvolve depende do grau desucesso que alcança ao atravessar esses vários estágiosFreud e a Psicanálise – históricoFreud nasceu em 1856. Estudou com Charcot sobre a Histeria.Através da hipnose podia eliminar temporariamente os sintomas histéricos.Por ex. a paralisiados braços de uma paciente histérica poderia desaparecer depois de uma sugestão hipnótica.Algum tempo depois a paralisia voltava ou outro sintoma aparecia em seu lugar.A descoberta do INCONSCIENTE vem por dois caminhos:Sugestão pós hipnótica – um jovem é sugestionada durante o sonambulismo a quando acordarabrir um guarda-chuva coloca-lo sobre a cabeça e depois fecha-lo. O que realiza quando voltada hipnose sem saber por que realizou.Fica claro então a existência de dois processos um consciente e um inconsciente quedetermina as ações da pessoa, sem que esta o perceba.Quadro histérico – Ana O. – paralisia do braço, tosse nervosa, hidrofobia-Durante da hipnose Breuer repetiu algumas palavras que a a paciente havia usado durante oestado de absence (coisas fragmentadas sem coerência ) e Ana O. relatou então umapassagem triste que havia ocorrido no leito de morte, onde alucinou uma serpente negra,surgia para picar o pai e quando acordou os sintomas desapareceram.A recordação consciente do trauma , com a respectiva descarga de emoções reprimidas, fazcom que os sintomas desapareçam.(método catártico).Fica claro então a existência de dois processos um consciente e um inconsciente quedetermina as ações da pessoa, sem que esta o perceba.
1
 
Técnica sugestiva Freud pede ao paciente lembrar dos acontecimentos traumáticossofrido, que ele conscientemente não sabe, quando ele colocar a mão sobre sua testa.Este procedimento dá resultados satisfatórios. As recordações inconscientes vão emergindo eentrando para o domínio da consciência do paciente.Resistência – um fato significativo só poderia emergir com muito esforço em função de umaforça que se opunha à percepção.Matinha o evento traumático da consciência evitando assim a dor e o sofrimento.Repressão conseqüência lógica da resistência . Se alguém passa por um evento tão dolorosoque não pode suportar, é um processo de autoproteção reprimir o acontecido.Mas o trauma reprimido estará permanentemente tentando ocupar a consciência (sintomasneuróticos).O paciente passa a ser um forte que se mobiliza para afastar a angústia.As estruturas dinâmicas da personalidade:ID- É O RESERVATORIO DE ENERGIA DO INDIVIDUO .CONSTITUIDO PELOSCONJUNTO DE IMPULSOS INSTINTIVOS INATOS. Desde o nascimento , o organismo éuma fonte de energia que se mobiliza em direção ao mundo, buscando satisfação do quenecessita para seu desenvolvimento.Relação entre necessidade e seu objeto? No caso da fome, podemos dizer que é aincorporação, ficando definida como alvo do instinto.Quando a criança fantasia a imagem do seio para sua saciação, não é apenas a fome que étrabalhada, mas também a ligação afetiva com o seio, a construção da figura da mãe, asrelações de bom e mau estabelecidas, a confiança no mundo, etc..Alem de ser fonte de energia psíquica o ID é o gerador de imagens que organizarão acanalização destas energias.Características do IDDiante da manifestação do desejo o Id, forma, no plano imaginário, o objeto que permitirá suasatisfação(processo primário)Busca a satisfação imediata das necessidades, quer a qualquer preço (principio do prazer).É atemporal, a única dimensão de vivência é o presente.Não é verbal , funciona pela produção de imagens.Funciona pelos processos de condensação e deslocamento.O ics do homem formula uma imagem que condensa vários aspectos da sua relação com amulher na imagem da sereia, por exemplo.Deslocamento – caso do pequeno Hanz – Em nível inconsciente desloca o temor do pai para oscavalos.O Id é uma instancia estruturalmente inconsciente.Ego e Superego, são em parte consciente e em parte inconsciente.
2
 
EGO- INSTÂNCIA QUE SE DIFERENCIA A PARTIR DO ID, SERVINDO DEINTERMEDIARIO ENTRE O DESEJO E A REALIDADE.EGO É ACIMA DE TUDO CORPORAL, OU SEJA, BIOLOGICO .Imagine um bebê com fome. Se não receber alimento, poderá ter uma reação de desespero. Àmedida que a relação com a mãe se estabelece satisfatoriamente, a criança pode aguardarporque confia na vinda do alimento.EX. AGORA COM FOME PODE SER SUPORTADO PORQUE UM DEPOIS COMALIMENTO. Começa a ser estabelecido as correlações entre desejo e realidade.EGO FUNCIONA PELO PRINCIPIO DA REALIDADE.Intermediário entre os processos internos (Id- superego) e a relação destes com a realidade.ID_______________EGO_________________SUPEREGO(REALIDADE)DIANTE DA MANIFESTAÇÃO DO DESEJO ,DUAS PROIBIÇÕES PODEM OCORRER:Morais - , ORIUNDAS DO SUPEREGO E AS INTERDIÇÕES DA REALIDADE.Ex.namoro x relação sexual.Sede das angústias – como instância adaptativo o ego é responsável pela detecção dos perigosreais e psicológicos que ameaçam a integridade da pessoa.SUPEREGO responsável pela estrutura interna dos valores morais, ou seja, pela internalizaçãodas normas referentes ao que é moralmente proibido e o que é valorizado.EGO IDEAL- internalização dos ideais valorizados dentro da nossa cultura( honestidade, inteligência, caridade). Impulsiona a pessoa para obter estes valores, punindoou criticando quando falha.Consciência moral internalizão das proibições, sendo que a transgressão ativarásentimentos culposos e inadequados.Superego é necessário para se viver em sociedade, caso contrario seriamos todosdelinqüentes.Dizemos que quem não desenvolve o superego é um psicopata, que não tem valores internos esó será contido pelas leis externas.(medo de ser preso).MECANISMOS DE DEFESA – diversos tipos de processos psíquicos, cuja finalidade consisteem afastar um evento gerador de angústia da percepção consciente.São funções do Ego e, prodefinição inconscientes.Repressão, Cisão, Negação, Projeção, Racionalização,Formação reativa,Identificação,Regressão, isolamento, deslocamento, Sublimação.
3

Activity (56)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
José Carlos Rocha Sales added this note
Bem didática a apresentação do assunto. Assim é possível compreender algo tão complexo como o modelo psicanalítico.
jeronimon liked this
Carolina Argento liked this
koalaovrdz liked this
Andreia Lagoa liked this
Iara Lino liked this
Aline Miotti liked this

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->