Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
34Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Guia Do Aluno Basquetebol

Guia Do Aluno Basquetebol

Ratings:

4.0

(1)
|Views: 9,087 |Likes:
Published by Pedro Bessa

More info:

Published by: Pedro Bessa on Mar 02, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

12/11/2012

pdf

text

original

 
 
Escola Secundária Abel Salazar 
Núcleo de Estágio 2008/2009Núcleo de Estágio 2008/2009
 
Departamento de Expressões
 
Pedro Filipe Silva Bessa
GUIA DO ALUNO
CARACTERIZAÇÃO DA MODALIDADE
O Basquetebol é um Jogo Desportivo Colectivo, praticado por duas equipas, cada umadelas com 5 jogadores efectivos e 5 jogadores suplentes, que têm como objectivo, introduzir abola no cesto do adversário, tentando impedir que este faça o mesmo, ganhando a equipa queobtiver o maior numero de pontos.
Terreno de Jogo
O terreno de jogo é um espaço rectangular, estável e com todas as medidas esinalizações perfeitamente estabelecidas e determinadas, no qual se desenvolve aconfrontação entre duas equipas.O campo de Basquetebol tem em termos de dimensões máximas 28m de comprimento e15 de largura, podendo ter até menos de 4m de comprimento e 2m de largura.Possui ainda duas áreas restritivas, um círculo central e duas tabelas com cestos, cujascaracterísticas e medidas estão estabelecidas pelas regras oficiais do jogo.Ainda podemos salientar a linha de meio campo, que divide o campo em meio campoofensivo e meio campo defensivo.
Os jogadores
No sentido de melhor coordenar esforços no ataque e na defesa, os jogadores devemconhecer as suas disposições relativamente ao campo de jogo e aos seus colegas de equipa.
 
 
Escola Secundária Abel Salazar 
Núcleo de Estágio 2008/2009Núcleo de Estágio 2008/2009
 
Departamento de Expressões
 
Pedro Filipe Silva Bessa
Desta forma as posições que os jogadores ocupam no campo têm regras bem claras ebem definidas, que cada jogador deverá assumir enquanto ocupante dessa mesma posição.Mudança de posição, mudança de tarefa.
Equipa de arbitragem
A equipa de arbitragem é constituída por 2 árbitros. Existem ainda 3 oficiais de mesa: 1marcador que regista os pontos obtidos pelas equipas e as faltas, 1 cronometrista que controlao tempo de jogo e os descontos de tempo, e 1 operador de 24 segundos.
Regras de jogo
Sistema de pontuação
Uma equipa pontua cada vez que a bola entra no cesto adversário. Cada cesto temvalores diferenciados conforme a zona de onde é efectuado o lançamento.Nos lances livres, executados após faltas em lançamentos, cada cesto vale 1 ponto.Qualquer outro tipo de lançamento vale 2 pontos, exceptuando se for efectuado fora dazona dos 6,25m, neste caso vale 3 pontos.Ganha como já foi referido a equipa de obtiver maior número de pontos e em caso deigualdade no final do encontro, haverá tantos prolongamentos necessários de 5 minutos, atéque uma equipa termine em vantagem pontual.
Duração
A duração de um jogo de Basquetebol é de 40 minutos, divididos por 4 períodos de 10minutos cada.O intervalo maior é de 15 minutos e acontece entre o segundo e o terceiro período,enquanto os restantes intervalos têm a duração de 2 minutos.Cada treinador dispõe de 1 minuto de repouso nos primeiros 3 períodos.
Inicio e recomeço do jogo
Em cada um dos períodos e em todos os períodos suplementares o jogo inicia-se com olançamento da bola ao ar pelo árbitro.Nesse momento a bola é disputada por 2 jogadores adversários, os únicos que podemestar no círculo central.
 
 
Escola Secundária Abel Salazar 
Núcleo de Estágio 2008/2009Núcleo de Estágio 2008/2009
 
Departamento de Expressões
 
Pedro Filipe Silva Bessa
Bola fora / Reposição da bola em jogo
A bola é considerada fora de jogo quando:- Um jogador na posse de bola está sobre ou para lá das linhas limites do campo;- A bola bate no solo sobre ou para lá das linhas limite do campo;- A bola toca nos suportes ou na parte exterior da tabela;A reposição da bola em jogo é feita pela linha lateral ou pela linha final, no local onde abola saiu.
Faltas e incorrecções- Falta pessoal
– falta cometida por um jogador quando envolve um contacto pessoalcom um adversário, como tocar, agarrar, empurrar ou impedir qualquer movimento doadversário.
- Falta técnica
– é cometida quando um jogador tem uma atitude anti desportiva ou usalinguagem imprópria.
- Contacto com a bola
A bola é jogada com as mãos, não podendo ser pontapeada, socada nem transportadana mão. No entanto, se o contacto com um membro inferior ocorrer de forma intencional não éconsiderada falta.
- Passos
Um jogador só pode efectuar 2 apoios com a bola nas mãos sem driblar.
- Dribles
Um jogador não pode efectuar dois dribles consecutivos, ou seja, não pode driblar a bola,agarrá-la com as duas mãos e voltar a driblar, assim como também não pode driblar com asduas mãos em simultâneo.
- Bola presa
È bola presa quando 2 jogadores ou mais agarram a bola em simultâneo. Nesta situaçãoa bola é posta em jogo com um lançamento de bola ao ar.
- Violações de campo
Um jogador que está na sua zona de ataque, não pode passar nem driblar para a suazona defensiva.

Activity (34)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Cristiane Gil added this note
bonita foto
Raul Palma liked this
Izabela Mocelin liked this
Izabela Mocelin liked this
Delaine Bertoldi liked this
Amanda Lorenzato liked this
Tereza Montoro liked this
Marci Castro liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->