Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
3Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
5 características de Jesus o Bom Pastor

5 características de Jesus o Bom Pastor

Ratings: (0)|Views: 815 |Likes:

More info:

Published by: Janio Santos De Oliveira on Mar 16, 2013
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOCX, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

11/11/2013

pdf

text

original

 
Por: Jânio Santos de OliveiraPresbítero e professor de teologia da Igreja Assembleia de Deus no EstácioRua Hadok Lobo, nº 92 - Pastor Presidente JilsomMenezes de Oliveira As 5 características de Jesus o Bom Pastor (Jo 10.11-14) Jesus nos conhece intimamente. Ele é o infalível. Jesus é quem deu a vida por nóse pelas ovelhas. Não é o pastor assalariado que dá sua vida, muito menosé isso que
Cristo espera. Quando João mais adiante diz que “devemos dar a vida por nossos irmãos” 
 
 
(1 Jo 3.16), ele não está dizendo para o pastor ou presbítero ser o messiasda igreja. Mas nos lembra que foi Cristo quem deu sua vida e devemosimitá-lo na compaixão, nasolidariedade, no perdão, na paciência, no amor. A nossa vida é dada em prol do próximo.Mas quem nos salva, liberta, purifica é somente Cristo. Ele é nossoconsolador, através de seu Espírito. Ele é o nosso salvador, através de seusangue.Definição de pastor:
Pastorear 
(Poimaino) segundo o Dicionário de Teologia do NovoTestamento, poimainosignifica: apascentar, cuidar do rebanho, tomar conta das ovelhas. Prover  pastos para alimentação; nutrir; cuidar do corpo de alguém, servir ocorpo; suprir o necessário para as necessidades da alma.
Não por constrangimento
(Anankastos) que não deve ser pela força ouconstrangimento, de formaobrigatória.
Espontaneamente
(Hekousios) significa:voluntariamente, de boa vontade, de acordo consigo mesmo. Pecar de propósito como oposto a pecados cometidos involuntariamente, e por ignorância ou fraqueza.
Não como
 
dominadores
(Katakurieuo)tem a idéia de: colocar sob o seu domínio, sujeitar-se, subjugar,dominar. Manter em sujeição, domínio sobre, exercer senhoriosobre.
Modelo
(Typos) modelo aqui é um tipo a ser imitado. Marcade uma pancada ou golpe, impressão.
 
Observe a comparação entre pastores e lobosPastores e lobos têm algo em comum: ambos se interessam e gostamde ovelhas, vivem perto delas. Assim, muitas vezes, pastores elobos nos deixam confusos para saber quem é quem. Isso porquelobos desenvolveram uma astuta técnica de se disfarçar emovelhas interessadas no cuidado de outras ovelhas. Parecemovelhas, mas são lobos.No entanto, não é difícil distinguir entre pastores e lobos. Urge acada um de nós exercitarmos o discernimento para descobrir quem é quem.Pastores buscam o bem das ovelhas, lobos buscam os bens dasovelhas.Pastores gostam de convívio, lobos gostam de reuniões.Pastores vivem à sombra da cruz, lobos vivem à sombra deholofotes.Pastores choram pelas suas ovelhas, lobos fazem suas ovelhaschorar.Pastores têm autoridade espiritual, lobos são autoritários edominadores.Pastores têm esposas, lobos têm coadjuvantes.Pastores têm fraquezas, lobos são poderosos.Pastores olham nos olhos, lobos contam cabeças.Pastores apaziguam as ovelhas, lobos intrigam as ovelhas.Pastores têm senso de humor, lobos se levam a sério.Pastores são ensináveis, lobos são donos da verdade.Pastores têm amigos, lobos têm admiradores.Pastores se extasiam com o mistério, lobos aplicam técnicasreligiosas.Pastores vivem o que pregam, lobos pregam o que não vivem.Pastores vivem de salários, lobos enriquecem.Pastores ensinam com a vida, lobos pretendem ensinar comdiscursos.Pastores sabem orar no secreto, lobos só oram em público.Pastores vivem para suas ovelhas, lobos se abastecem dasovelhas.Pastores são pessoas humanas reais, lobos são personagensreligiosos caricatos.Pastores vão para o púlpito, lobos vão para o palco.Pastores são apascentadores, lobos são marqueteiros.

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->