Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
5Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
A ética cristã

A ética cristã

Ratings: (0)|Views: 1,558|Likes:
Published by ramiromarques

More info:

Published by: ramiromarques on Mar 16, 2013
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, ODT, TXT or read online from Scribd
See More
See less

08/16/2013

pdf

text

original

 
Mestrado em Ciências da Educação Área de Supervisão e Orientação Pedagógica
Tradição Ética Cristã
Maria do Carmo Madeira Avelino
(Aluna nº: 120222009)
Paulo Jorge Amaro Esteves
(Aluno nº: 120222006)
Unidade Curricular 
: Ética da Profissão Docente (8 ECTS)
Código
: MSOP 5005
Docente:
Ramiro Fernando Lopes Marques
 
Ano letivo:
2012/2013
 
Introdução
 Anima est quodam modo omnia
São Tomás de Aquino
  A Ética Cristã não exclui a razão, mas aplica-se à obediência a Cristo. Sendo na sua essêncianormativa, uma vez que se baseia nas normas do Criador, a Ética Crisé também ensino,mandamento e diretriz, com costumes variáveis e flexíveis.Este trabalho encontra-se inserido na unidade curricular Ética de Profissão Docente e tem comoobjetivo procurar compreender a tradição da ética cristã baseada na revelação divina, que procura averdade e o bem através de valores morais absolutos, definidos pela vontade de Deus, como érevelada na Bíblia.Perceber-se-á dentro do contexto desenvolvido que esta ética, lastreada pelos fundamentos datradição cristã, apresenta um horizonte ético como o parâmetro de 'normatividade' moral dirigido pelaideia de alteridade, que é o pressuposto essencial à compreensão da realidade da vida humana,assim como da fundação de um
ethos
originário, direcionado pelo humanismo e pela consideraçãointegral da vida humana.
Ética Cristã: Conceito e Fundamento
 A ética cristã pode ser entendida como um conjunto de valores morais, baseados na interpretaçãodas Sagradas Escrituras por Tomás de Aquino [TA] e Santo Agostinho [SA], pelos quais o homemdeve regular sua conduta neste mundo, diante de Deus, do próximo e de si mesmo. A grande sínteseda moralidade bíblica está expressa nos Dez Mandamentos (as chamadas Duas Tábuas da Lei), quemostram os deveres do homem com Deus e o seu próximo. A ética cristã não pretende ser umconjunto de regras através das quais os homens poderão chegar a Deus, mas sim as normas deconduta pelas quais poderão agradar a Deus.
 
Por ser baseada na revelação divina, acredita em valores morais absolutos, que são a vontade deDeus para todos os homens, de todas as culturas e em todas as épocas. A revelação de Deus àhumanidade fornece à ética cristã conceitos acerca do mundo, da humanidade e em particular do queé certo e errado. Deus revela-se como criador através da sua imagem em cada um, através dascoisas criadas, dos seus planos a nosso respeito e da maneira como nos deveríamos portar nomundo que criou. Deus criou o homem à sua semelhança (Génesis 1:26,27) e este deve partilhar ocarácter moral do seu criador: “Sede santos porque eu sou santo” (Levítico 19:2; 20:26) A ética cristã assenta no pressuposto de um único Deus verdadeiro, criador dos céus e da terraque deve ser reconhecido e crido como tal e a sua vontade respeitada e obedecida. É santo (Levítico11:45; Salmo 99:9), justo (Salmo 11:7; 145:17), verdadeiro (Salmo 119:160; Isas 45:19),misericordioso (Salmo 103:8; Isaías 55:7) 3 fiel (Deuteronómio 7:9; Salmo 33:4) A ética cristã estende-se a todas as dimensões da realidade. Pronuncia-se sobre questõesindividuais, religiosas, sociais, políticas, ecológicas e económicas visto que Deus exerce a suaautoridade sobre todas as dimensões da existência humana.Viver de acordo com os princípios éticos cristãos é decidir que as regras de conduta serãodefinidas pelos princípios bíblicos, é escolher tais princípios como os corretos e que devem ser escolhidos em qualquer situação. A lei de Deus expressa a vontade de que as pessoas vivam vidasde integridade e incuta valores como a solidariedade, o altruísmo, a humildade e a veracidade,visando sempre o bem-estar individual, familiar e coletivo. Viver segundo a ética cristã é viver noplano de Deus. Apenas quando o homem vive no plano cristão é que ele se torna realmente livre(João 8:32,36).Quem vive de acordo com a ética cristã não tem só a sua consciência como guia, pois tem oEspirito Santo como informador e orientador da sua própria consciência. Como refere a Bíblia: “Mas,quando vier aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade …” (João 16:13) e “E, sealgum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, …” (Tiago 1:5).
Ética Cristã versus Ética do Senso Comum
 A ética do senso comum centra-se o individuo e fundamenta-se nos costumes ou hábitos de umadeterminada comunidade. Busca a verdade unicamente através da razão, tomando por base osconceitos dominantes de uma época. Por isso contrasta em muitos aspetos com a ética cristã. A ética cristã é pautada pela revelação da vontade de Deus enquanto a ética do senso comum éuma ciência de costumes e hábitos. A ética cristã é normativa e inegociável enquanto a do senso comum é descritiva e negociável. A ética cristã é absoluta não se baseando em conceções pessoais, tendo como parâmetroabsoluto a Bíblia, enquanto a do senso comum é relativa.

Activity (5)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 thousand reads
1 hundred reads
Karyne Rodrigues liked this
ramiromarques liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->