Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
1Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
glossario-Grafico

glossario-Grafico

Ratings: (0)|Views: 42 |Likes:
Published by Adriano Martins

More info:

Published by: Adriano Martins on Mar 18, 2013
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

03/16/2014

pdf

text

original

 
4x4
A
ABAACABAMENTOAÉREOADENDAARTEARTE FINALALÇARALINHAMENTO OU PARANGONAGEMALTURA DA PÁGINAANTERROSTOAPARAAPARADOexpressão usada para designar uma impressão em quadricromia na frente e no verso de uma lâminaou página. Existem variações: 4x1 (4 cores na frente e 1 no verso); 4x2 (4 cores na frente e 2 noverso) e 4x3 (4 na frente e 3 no verso) ou mais.-Cada uma das extremidades da sobrecapa ou de certas capas de cartolina que se dobrampara dentro do livro. Badana. Orelha. Solapa. Bandeira.- Conjunto de operações que se seguem à impressão e dão ao trabalho a suaapresentação definitiva.- Cartaz produzido em qualquer material destinado a ser suspenso no alto dentro do PDV.- Matéria pouco extensa, que se acrescenta ao texto de um livro para o completar.Aerógrafo - Instrumento usado para colorir desenhos, cartazes, etc.- 1 - Conjunto das atividades relacionadas à apresentação gráfico-visual de anúncios,publicações diversas. Logotipos, etc...2 - em uma agência de P.P., diz-se da atividade, setor, ou departamento ou conjunto de profissionaisencarregados de executar rafes, layouts, ilustrações, montagens, artes-finais, etc... para a produçãode peças propaganda impressa a partir do desenvolvimento de idéias apresentadas elo setor decriação.- Produto final gráfico ou informatizado do qual se obtém o fotolito.- Juntar, pôr em ordem os cadernos já impressos de uma obra.- Forma como devem colocar-se na mesma linha, guardandoigual nível pelo pé, os tipos de diversos corpos que se utilizam juntos.- Distância que separa a cabeça do pé de uma página.- Primeira página de uma publicação que apresenta apenas o título e antecede orosto.- Sobra de papel cortado na guilhotina e em algumas máquinas de Impressão.- Diz-se quando o livro ou molhe da revista são cortados à cabeça, pé e/ou margem naguilhotina.
Amigos, fiz uma pesquisa na internet e conclui um glossário com os termos mais usadosentre os gráficos e publicitários da área de produção gráfica. Espero que este possa ajudara todos e principalmente os que estão começando agora à entender melhor asespecificações dos serviços gráficos.
Glossário de Termos e Girias dos Gráficos e Publicitários da área.
Adriano Martins
consultor orçamentista
Celular (19) 9711-4535adriano@graficariopedrense.com.br
 
APOSTILAAZURADO
B
BADANABIOMBOBLISTERBANNERBOCABOBINABONECO -BORRARBOTTON / PINBRIEFINGBROADSIDEBROCHURABV
C
CABEÇACABEÇALHOCADERNOCAIXA ALTA- [1] Anotação, comentário, etc., que se junta a um documento escrito ou impresso. [2]Nota marginal.- Filete composto por uma série de traços finos e paralelos que se emprega nos trabalhoscomerciais quando haja a escrever números ou quantias por extenso. Azuré.- 0 mesmo que aba.- Elemento de três ou mais partes que cumpre função de display articulado no ponto devenda.- Apresentação de um produto embalado entre um suporte de cartão e uma estrutura deplástico transparente, permitindo visualização.- Peça em material rígido ou flexível terminada em formato arredondado ou em "V", paraser fixada verticalmente.- [1] Parte de algumas máquinas que trabalham com o papel, como a cisalha, a picotadeira, aguilhotina. [2] Vão situado entre a lombada e os cadernos cosidos da encadernação que os livros delombada saliente apresentam.- Rolo de papel contínuo que se ajusta às máquinas rotativasÉ o projeto gráfico de um produto, que apresenta os elementos (gramatura do papel,tipologia, imagens etc) da forma como se deseja utilizar em sua versão final. A elaboração de umboneco é fase fundamental para o lançamento de publicações periódicas.- Espalhar-se a tinta na impressão por ser de má qualidade ou haver excesso dela nosrolos.- Peça promocional em forma de broche, que pode ser produzido em diferentesformatos.- Conjunto de dados comerciais ou de marketing que servem de base para estudos depromoção e merchandising, elaboração de campanhas e confecção de peças em geral.- Folheto destinado ao público interno e intermediário (distribuidores e varejistas)apresentando o produto e a sua campanha de comunicação.- Livro ou folheto revestido com cobertura de papel ou cartolina colada na lombada,comportando um pequeno número de páginas.- Sigla de Bonificação de Volume, uma bonificação extra dada pelos veículos (e também porprodutoras e fornecedores) às agências que conseguem encaminhar a eles elevados volumes demídia ou trabalhos de diversos de seus clientes.- Parte superior de qualquer forma ou página. Referência de página.- Título do jornal ou a parte superior dos modelos e das tabelas.- Conjunto de várias páginas, todas impressas na mesma folha. Os mais comuns são oscadernos de 4, 8, 16, 32 e 64 páginas.- Nome pelo qual os tipógrafos designam as maiúsculas. Este nome tem origem no factode, nas caixas de tipo para composição, as letras maiúsculas se situarem em caixotins na partesuperior.
 
CAIXA BAIXACALHAMAÇOCANELURACAPA DURACAPA MOLECARTÃOCARTÃO CANELADOCARTAZCARTAZETECARTOLINACATÁLOGOCAVALETECHAPACHAPADOCÍCEROCINTACLICHÉCMYKCONTA-FIOSCONTRAPROVARCOPY-DOTCORNERCORTE E VINCOCOROA- Nome pelo qual os tipógrafos designam as minúsculas. Este nome é dado pela razãoinversa da caixa alta.- Livro muito grande e antigo.- Ondulado do papel canelado.- Cobertura rígida de um livro.- Cobertura menos rígida de um livro, normalmente é feita em cartolina.- Papel forte e espesso, com gramagem superior a 225 9/m2.- Cartão constituído por folhas de papel estriado sobrepostas ou por diversasfolhas planas de papel ou de cartão.- Impresso publicitário que é caracterizado pelo seu grande formato, e possui um papelacetinado de um só lado.- Tipo de cartaz, de pequenas dimensões, geralmente utilizado no ponto-de-venda(supermercados, bares, lojas, etc.).- Papel com gramagem superior a 160 g/m2, sem ultrapassar os 300 g/m2.- Material destinado a ilustrar os produtos / serviços que a empresa disponibiliza aosclientes.- Elemento de sinalização móvel, geralmente na entrada do PDV.- [1] Nome que se dá a uma composição tipográfica. [2] Páginas, gravuras, etc., impostasem plano de acordo com a entrada (cilindro) da máquina de impressão a que se destina.[3] Matrizdo processo de impressão offset.- Trabalho gráfico com fundo uniforme de uma única cor.- Medida tipográfica com 12 pontos Didot.- Tira de papel, metal ou plástico trançado com que se envolvem livros, revistas, jornais ousimples embrulhos para expedição.- Reprodução em estereotipia ou em galvanoplastia de alguma forma ou gravura.- As cores CMYK (Cião, Magenta, Amarelo e Preto) no écran parecem ser diferentes, pois sãocores RGB, manipuladas para aproximar-se das cores da impressão. Cores impressas (CMY ouCMYK) são percebidas quando uma parte da luz da fonte iluminadora é reflectida pelo suporte ousubstracto branco e o restante é absorvido pelos colorantes da página impressa.- Espécie de lupa que se destina a determinar a frequência e a qualidade do ponto emimagens tramadas.- Verificar pelas provas anteriores as que se tiram depois das emendas feitas.- sistema no qual um fotolito convencional é transformado em arquivo digital por meio descanners especiais, que digitalizam os filmes em altíssima resolução, copiando os pontos da retículaoriginal.- Conjunto de elementos de apresentação de uma marca ou de uma linha de produtosformando uma mini loja dentro do PDV.- Processo industrial que efetua o corte e vinco e molda a folha de papel ou papelãono formato proposto, empregando uma faca especial conforme cada caso.- Peça impressa a ser fixada na parte superior do expositor.

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->