Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
60Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Microscopios

Microscopios

Ratings:

4.33

(3)
|Views: 17,619 |Likes:
Published by Wellington Barros

More info:

Categories:Types, School Work
Published by: Wellington Barros on Mar 12, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as RTF, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

02/05/2014

pdf

text

original

 
INTRODUÇÃO
O nome microscópio (mikrós, pequeno, e skoppéoo, observar, veratravés de) se deve a Jean Faber, membro da antiga Academia dosLincei (1624)). Este termo designa um microscópio composto poruma objetiva e uma ocular, embora na prática tenha sido estendidoa todos os instrumentos ampliadores simples e compostos.O microscópio é um instrumento que permite observar os objetosnão perceptíveis à vista desarmada. Isso se consegue mediante umsistema óptico composto por lentes de cristal que atravessadas pelaimagem do objeto ampliam-na. Segundo o número e a posição daslentes, distinguem-se o microscópio simples (lupa = microscópioestereoscópio) e o microscópio composto.Denominamos microscópio simples a toda e qualquer lente quecom ou sem montagem própria, grande ou pequena, biconvexa ouplanoconvexa, amplia os objetos. É comumente chamado de lupa.Existem numerosos modelos e variedades.Podemos dizer que qualquer lente convergente utilizada demaneira que produza uma imagem virtual, e portanto, direta, e maiorque o objeto é um microspio simples. As lupas somente sediferenciam na montagem. Seu manejo é muito simples, e consistepraticamente em orientar a lente de modo que sua face plana oumenos curva fique voltada para o objeto e colocá-la a uma distânciatal que este ( o objeto ) fique situado entre o foco e o vértice e tantomais próximo daquela quanto maior se queira a imagem.O microscópio composto é constituído pela combinação de doissistemas de lentesconvergentes: um próximo do olho do observador, motivo pelo qualé chamado sistema de oculares, e que age como microspiosimples; outro, próximo do objeto denominado sistema de objetivas.Este é o verdadeiro microscópio, que estamos acostumados a ver emtodos os laboratórios.Com os modelos simples é possível obter bons aumentos erealizar excelentes observações pois, salvo para estudos muitoespecializados, que requerem grandes aumentos, um microscópiocomum nos será suficiente para passar horas muito agradáveis e nospermitirá observar qualquer classe de materiais. Salientemos que,por muitas e variadas que sejam suas lentes, qualquer que seja suaponcia, o prinpio é sempre o mesmo: é suficiente colocar aobjetiva de modo que o objeto fique colocado um pouco além do foco
 
principal da lente, mas o mais próximo possível dele, para que aimagem formada seja real e a maior possível ( imagemintermediária).Dispondo a ocular de maneira que a imagem real obtida pelaobjetiva fique situada entre o vértice e o foco da ocular, obter-se-áuma imagem virtual direta e maior do que a primeira. Observar-se-ápois, uma imagem do objeto virtual invertida e sumamenteaumentada.Quanto maiores forem as curvaturas das lentes e a distânciasentre o sistema de objetivas e o sistema de oculares maior será oaumento total.Vimos, por conseguinte, que o microscópio composto possuidois sistemas de ampliação, o de oculares e o de objetivas. Paracalcular o aumento total de um microspio teremos, pois, quemultiplicar o aumento próprio da objetiva pelo aumento da ocular.
MICROSCÓPIOS ÓPTICOS E ELETRÔNICOS
MICROSCÓPIO ÓPTICO
O microscópio óptico compõe-se de uma parte mecânica, queserve de suporte, e uma parte óptica. Os seus componentes são:1.Ocular 9.Parafusos macrométrico e2.Objetivamicrométrico3.Diafragma do condensador 10.Charriot4.Dispositivo para centrar a imagem 11.Seleção de filtrosdo diafragma 12. Platina comlâmina5. Diafragma de Campo 13. ou base6.Regulagem do condensador 14.Braço ou estativo7. Interruptor 15. Revólver8. Regulagem da intensidadeluminosa
Ocular:
é uma lupa. As mais simples possui no seu interior duaslentes e um diafragma. No interior da ocular temos então: lente decampo, diafragma e a ocular propriamente dita.
Objetivas:
o formadas internamente por rias lentes. As2
 
resoluções alcançadas e a maior parte da qualidade da imagem finaldependem das lentes objetivas.Há vários tipos de objetivas, que se diferenciampela qualidade da imagem, correção de aberração e preço.
Tipos de objetivas:1.Acromáticas
são a mais simples. Sãoaquelas sem nenhuma sofisticão, que osmicroscópios comuns possuem.
2.Semi-apocromática
são também chamadasde fluorita, porque este material entra na suaconstituição, dando alguma correção para asaberrações.
3.Apocromáticas
possuem correção ampla.Abrangem todo o espectro.
4.Planapocromática
possui imero, comaumento de 63 X e abertura numérica de 1,4.Com ela se consegue o máximo de resolução deum microscópio óptico. 
Objetivas de imersão:
são objetivas de maior aumento um quese utiliza óleo de imersão para aproveitar toda a abertura numéricada lente. O óleo possui índice de refração tal que impede que osraios luminosos sofram reflexão ao passar do material para o arcontido entre a lamínula e a objetiva.
Condensador:
é formado por várias lentes internas. Tem porfinalidade concentrar a de modo que a objetiva receba um conecheio de luz. É regulado pelo diafragma de abertura.
Iluminação do Microscópio óptico
A iluminão é por Transpancia, sendo o objeto observado finosuficiente para a luz o atravessar. Uma lâmpada ou espelho trazem a luzda parte inferior do microspio e esta atravessa o condensador, omaterial a ser observado e depois a objetiva. Há microscópios que a luzprovém do mesmo lado da objetiva. Chama-se epi-iluminação.
A luz usada:
pode ser natural mas a mais comum é a de umampada com filamento de tungstênio. Emite luz quase branca(levemente amarelada).Para obter o máximo de resolução do microscópio basta seguir atécnica de iluminação de Kohler. Como proceder?1.Fechar o diafragma de abertura e focalizá-lo,mexendo no condensador. Aparecerá uma imagemfacetada.3

Activity (60)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Elionai Oliveira liked this
Wellington Allex liked this
Raquel Inacio liked this
Gaby Coutinho liked this
pesoregua liked this
Isabella Kariny liked this
Isabella Kariny liked this
Isabella Kariny liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->