Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
13Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Estudo sobre a Bíblia

Estudo sobre a Bíblia

Ratings: (0)|Views: 4,805|Likes:
Published by amarildolf7645

More info:

Categories:Business/Law
Published by: amarildolf7645 on Mar 14, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/27/2013

pdf

text

original

 
Aula:
O que é a Bíblia e O Antigo Testamento
Data:
12 de Novembro de 2006
Versículo Chave:
 A Antiga Aliança. Ex 19:5 e 6
O que é a Bíblia
O nome “Bíblia”, em português, vem da palavra grega
biblia
, que quer dizer “livros”. A bíblia é uma coleçãode livros sagrados, agrupados em duas partes, chamadas de “testamentos”.A palavra “testamento”, nesse contexto, quer dizer “aliança”, “pacto”, “concerto”. Os livros do
AntigoTestamento
contam como o mundo começou e narram a história do povo de Israel antes da vinda de JesusCristo. No
Novo Testamento
, conta-se a história de Jesus Cristo, dos apóstolos e da Igreja Primitiva. O NovoTestamento inclui também algumas cartas escritas naquele tempo e um livro de visões chamado Apocalipse.Através de muitos séculos, os livros da Bíblia foram escritos por vários autores. Nesses livros, se encontramos mais variados gêneros literários. Há histórias, biografias, leis, poesias, hinos, canções, provérbios, cartas,sermões, profecias e visões.O Antigo Testamento foi escrito em hebraico, exceto algumas poucas passagens que foram escritas emaramaico; o Novo Testamento foi escrito em grego comum popular, chamado
coiné
.
O Antigo Testamento
Antigo Testamento é o nome que os cristãos dão ao conjunto das Escrituras Sagradas do povo de Israel.Esses livros, originalmente escritos em hebraico, fazem parte também da Bíblia Sagrada dos Cristãos.O Antigo Testamento fala sobre a antiga aliança que Deus, por meio dos patriarcas e de Moisés, fez com oseu povo (O povo de Israel). Já o Novo Testamento trata da nova aliança que Deus, por meio de Jesus Cristo,fez com o seu povo (Judeus e não-judeus).Os israelitas agrupam os livros do Antigo Testamento em três divisões: a Lei, os Profetas e os Escritos. EmLc 24:44, a terceira divisão é chamada de “Salmos” em vez de “Escritos”, porque o Livro de Salmos era oprimeiro dessa divisão.1.A Lei agrupa os primeiros cinco livros do AT.
2.
Os Profetas têm duas subdivisões: os Profetas Anteriores, de Josué a 2Reis, e os Posteriores, de Isaíasa Malaquias. Os profetas de Oséias a Malaquias recebem dos israelitas o nome de “O Livro dos Doze”.3.Fazem parte da terceira divisão os seguintes livros: Salmos, Jô, Provérbios, Rute, Cântico dos Cânticos,Eclesiates, Lamentações, Éster, Daniel, Esdras, Neemias e Crônicas.4.As três divisões acima referidas correspondem à ordem histórica em que os seus livros foram aceitoscomo autorizados a fazerem parte do cânon dos israelitas. “Cânon” é a coleção de livros aceitos comoescrituras sagradas.As igrejas cristãs seguem, em geral, um arranjo diferente do dos israelitas, mas os livros são os mesmos,em número de trinta e nove. Essa ordem se encontra nas antigas versões gregas e latinas usadas pela igrejaprimitiva.
1.
Os primeiros cinco livros do AT são chamados de “Pentateuco” ou “
Os Livros da Lei
”. A palavra “Pentateuco” quer dizer “cinco volumes”. Eles falam sobre a criação do mundo e da humanidade econtam a história dos hebreus, começando com a chamada de Abraão e continuando até a morte deMoisés, que aconteceu quando o povo de Israel estava para entrar em Canaã, a Terra Prometida. Sãoeles:
Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio
.
2.
Os doze livros seguintes, que são:
Josué, Juízes, Rute, 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis, 1 e 2 Crônicas,Esdras, Neemias e Ester
, são
livros históricos
, que narram os principais acontecimentos da históriade Israel desde a sua entrada na Terra Prometida até o tempo em que as muralhas de Jerusalém foramreconstruídas, depois da volta dos israelitas do cativeiro. Isso aconteceu uns quatrocentos e quarenta ecinco anos antes de Cristo.
3.
Jô, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cântico dos Cânticos
são chamados de
Livros Poéticos
.Entre esses também se colocam as
Lamentações de Jeremias
.
4.
Os últimos dezessete livros do AT contêm mensagens de Deus anunciadas ao povo de Israel pelosprofetas. Esses mensageiros de Deus condenavam os pecados do povo, exigiam o arrependimento eprometiam as bênçãos divinas para as pessoas que confiassem em Deus e vivessem de acordo com avontade dele. Esses livros estão divididos em dois grupos: os “
Profetas Maiores
”, que são:
Isaías,Jeremias, Lamentações de Jeremias, Ezequiel e Daniel
, e os “
Profetas Menores
”, que são:
Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias eMalaquias
.Algumas versões antigas, tais como a Septuaginta, em grego, e a Vulgata, em latim, incluem no AT algunslivros que o se encontram na blia Hebraica de Israel. Esses livros foram escritos no peodointertestamentário. A Igreja Romana os aceita e os chama de “Deuterocanônicos”, isto é, pertencentes a um “segundo cânon”. São eles: Tobias, Judite, Éster Grego, 1 e 2 Macabeus, Sabedoria, Eclesiástico (não confundircom Eclesiates), Baruque, Carta de Jeremias e os acréscimos a Daniel, que são a Oração de Azarias e ashistórias de Suzana, de Bel e do Dragão.
 
Aula:
Pentateuco
Data:
26 de Novembro de 2006
Versículo Chave:
Ex 3:14, 15 
Esclarecimento de Dúvidas de Aulas AnterioresPeríodo Intertestamentário
: Período ao qual Deus se calou e não falou através de nenhum profeta.
Livros Apócrifos
: Livros escritos por comunidades cristãs e pré-cristãs, mas considerados não inspirados porDeus.
Pseudo-epígrafos
: Livros atribuídos a uma falsa autoria. Talvez para ganhar destaque e fama. (Tambémconsiderados apócrifos)
PentateucoPentateuco
é o nome que se dá aos cinco primeiros livros do Antigo Testamento. O nome quer dizer “
cinco rolos
”, os cinco rolos de pergaminho ou papiro em que os livros estavam escritos. Na Bíblia hebraica,esses livros são chamados de Torah, palavra geralmente traduzida
lei
, mas que quer dizer também “
ensinamento, instrução
.Os nomes dos livros vêm da antiga versão grega, a Septuaginta.
Gênesis
quer dizer “começo”;
Êxodo
querdizer “saída”;
Levítico
, “relativo aos levitas”;
Números
, “contagem”;
Deuteronômio
, “segunda lei”. Na Bíbliahebraica, os livros são chamados pelas primeiras palavras do texto: Gênesis é “No começo”; Êxodo, “São estesos nomes”; Levítico, “E (o Senhor Deus) chamou”; Números, “No deserto”; e Deuteronômio, “Estas (são) aspalavras”.O Pentateuco é uma coleção variada e complexa de histórias e personagens notáveis e inclui muitasgenealogias e coleções extensas de mandamentos e leis. A história começa com a criação do Universo e dahumanidade e vai até a morte de Moisés, mais ou menos em 1210 a.C. O material pode ser dividido daseguinte maneira:
1.
Da criação do mundo até a torre de Babel – Gn 1:1 – Gn 11:9
2.
A história dos patriarcas – Gn 11:10 – Gn 50:26
3.
A saída do Egito – Ex 1:1 – Ex 15:21
4.
Do Egito até o monte Sinai – Ex 15:22 – Ex 18:27
5.
A revelação do Senhor Deus no monte Sinai – Ex 19:1 – Nm 10:10
6.
Do monte Sinai até Moabe – Nm 10:11 – Nm 21:35
7.
O povo de Israel em Moabe – Nm 22 – Nm 36
8.
A Lei de Deus para o povo de Israel – Dt 1 – Dt 33
9.
A morte de Moisés – Dt 34
O Livro de Gênesis
A palavra “Gênesis” quer dizer “começo”. O livro tem este nome na antiga versão grega chamada deSeptuaginta. No AT hebraico o livro é conhecido como “No começo”, que é a primeira palavra do livro. De fato,este livro conta o começo de uma série de coisas: o mundo, os seres humanos e também o pecado e osofrimento.Gênesis é, acima de tudo, um livro em que Deus age. Ele cria o mundo e todos os seres viventes, cuida daspessoas, protege e guia o seu povo.
ConteúdoPrincípio (1:1 – 11:32)
1.A criação do Universo e da raça humana (1:1 – 2:25)2.O começo do pecado e do sofrimento (3:1 – 3:24)3.De Adão a Noé (4:1 – 5:32)4.Noé e o dilúvio (6:1 – 10:32)5.A torre de Babel (11:1 – 11:9)6.De Sem até Abrão (11:10 – 11:32)
Os patriarcas hebreus (12:1 – 50:26)
1.Abraão (12:1 – 25:18)2.Isaque (25:19 – 26:35)3.Ja(27:1 – 36:43)4.José e os seus irmãos (37:1 – 50:26)
O Livro de Êxodo
Êxodo quer dizer “saída” e é o título deste livro na antiga versão grega chamada de Septuaginta. Este livrotrata do acontecimento mais importante na história do povo de Israel, isto é, a saída dos israelitas do Egito,onde eram escravos. Deus os liberta para que sejam o seu povo e, no monte Sinai, ele lhes dá leis que elesdeverão obedecer. Ali, o Senhor faz a sua aliança com eles: ele será o Deus deles e eles serão o seu povo(19:2-6; 24:4-8).A figura central do livro é Moisés, o homem escolhido por Deus para tirar o seu povo do Egito (Dt 34:10-12). O capítulo 3 conta como Deus chamou Moisés e lhe revelou o seu nome sagrado: “EU SOU QUEM SOU” (3:14-15). Mas, acima de tudo, este livro conta o que Deus fez, como ele libertou o seu povo e como, daquelagente, ele formou uma nação cheia de esperança para o futuro.
 
O trecho mais conhecido do livro é a lista dos dez mandamentos no capítulo 20.
ConteúdoOs israelitas são libertados da escravidão no Egito (1:1 – 15:21)
1.A escravidão no Egito (cap. 1)
2.
O nascimento de Moisés e a primeira parte da sua vida (cap. 2 – cap. 4)3.Moisés e Arão e o rei do Egito (cap. 5 – cap. 11)4.A Páscoa e a saída do Egito (12:1 – 15:21)
Do mar Vermelho ao monte Sinai (15:22 – 18:27)A Lei e a aliança (cap. 19 – cap. 24)A Tenda Sagrada e as instruções para a adoração (cap. 25 – cap. 40)O Livro de Levítico
Levítico é nome que foi dado a este livro na antiga versão chamada de Septuaginta. O nome vem de “levita”. Os levitas, que eram os auxiliares dos sacerdotes, eram descendentes de Levi, um dos filhos de Jacó eLéia; os sacerdotes eram descendentes de Arão, bisneto de Levi.
ConteúdoLeis a respeito de ofertas e sacrifícios (cap. 1 – cap. 7)A ordenação de Arão e dos seus filhos para serem sacerdotes (cap. 8 – cap. 10)Leis a respeito de pureza e impureza rituais (cap. 11 – cap. 15)O Dia do Perdão (cap. 16)Leis a respeito da vida santa e adoração santa (cap. 17 – cap.27)O Livro de Números
Números é o nome que foi dado a este livro na antiga versão grega chamada de Septuaginta. Isso porque olivro descreve duas contagens do povo de Israel: a primeira, dos homens de vinte anos para cima que haviamsaído do Egito (cap. 1), e a segunda, uns quarenta anos mais tarde, dos homens de vinte anos para cima queiriam entrar na Terra Prometida (cap. 26). No período entre as duas contagens, os israelitas haviam chegadoaté Cades-Barnéia, localizada no sul de Canaã, porém não conseguiram entrar por ali na Terra Prometida. Elespassaram muitos anos nesta região e, depois, foram até a região montanhosa que fica a leste do rio Jordão.Uma parte do povo decidiu ficar ali, e a outra parte se preparou para atravessar o rio e entrar na TerraPrometida.
ConteúdoOs israelitas se preparam para sair do monte Sinai (cap. 1 – cap. 9)
1.A primeira contagem do povo (cap. 1 – cap. 4)2.Várias leis e regulamentos (cap. 5 – cap. 8)3.A segunda Páscoa (cap. 9)
Do monte Sinai até Moabe (cap. 10 – cap. 21)O que aconteceu em Moabe (cap. 22 – cap. 32)Resumo da viagem do Egito até Moabe (33:1 – 33:49)Deus prepara o povo antes da travessia do rio Jordão (33:50 – 36:13)O Livro de Deuteronômio
Deuteronômio é o nome deste livro na antiga versão grega chamada de Septuaginta. A palavra “Deuteronômio” quer dizer “segunda lei” e vem da tradução grega de uma expressão que, no original hebraico,quer dizer “cópia da lei” (ver 17:18).Neste livro estão os discursos que Moisés fez quando o povo de Israel estava no território de Moabe, nolado leste do rio Jordão, pronto para entrar na Terra Prometida, depois da longa caminhada de quarenta anospelo deserto.Deuteronômio é o livro (31:24-26) no qual está escrita toda a Lei de Deus (4:44-45; 17:18-19; 28:58-61;29:20-21; 30:10; 31:9-13; 32:46), da qual nada deve ser tirado e à qual nada deve ser acrescentado (4:2;12:32).
ConteúdoO primeiro discurso de Moisés (1:1 – 4:43)O segundo discurso de Moisés (4:44 – 28:68)O terceiro discurso de Moisés (cap. 29 – cap. 30)Os últimos conselhos de Moisés (cap. 31 – cap. 32)A benção de Moisés (cap. 33)A morte de Moisés (cap. 34)

Activity (13)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Jose Katendi liked this
Oxony20 liked this
Oxony20 liked this
wlilito liked this
savetosave liked this
bom de mais liked this
bom de mais liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->